Tradição e Experiência na Primeira Modernidade: uma Análise Iconográfica do Mapa de Diego Gutierrez (1562)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | http://dspace.unila.edu.br/123456789/6771 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. |
id |
UNIL_34a6dedd651040b1f0e123d8290e8685 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6771 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Cardoso, Gabriel GoulartBonato, Tiago2022-08-24T22:39:37Z2022-08-24T22:39:37Z2022http://dspace.unila.edu.br/123456789/6771Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.O presente estudo buscou compreender como, durante o século XVI a transposição do atlântico e a descoberta das Américas foi capaz de reconfigurar as bases cartográficas no alvorecer da modernidade. O escopo do trabalho procurou revelar como os novos problemas enfrentados no mar e a necessidade de inventar um Novo mundo para controlá-lo e dominá-lo, acabou desencadeando uma verdadeira revolução nas formas de se representar o mundo a partir dos cosmógrafos da Casa de la Contratación onde os discursos de poder e agendas passam a ser ainda mais presentes nesta modalidade de cartografia. A análise do mapa Americae sive Quartae Orbis Partis Nova et Exactissima Descriptio de Diego Gutiérrez e Hieronymus Cock, buscou explorar como essas mudanças se operaram, assim como tentou evidenciar a convivência de elementos tradicionais nessa nova cartografia moderna. Seguindo as proposições de Harley, como proposta metodológica, a decomposição desse artefato, tentou avaliar os contextos que permeiam sua confecção. Por sua vez, a investigação dos contextos dos cosmógrafos pretendeu estabelecer as diferenças quanto às epistemologias adotadas por ambos, e como essa amalgamação permitiu a produção de uma das mais belas composições cartográficas durante o século XVI.porCartografia Histórica; primeira modernidade; Monstros.Tradição e Experiência na Primeira Modernidade: uma Análise Iconográfica do Mapa de Diego Gutierrez (1562)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILAORIGINALTradição e Experiência na Primeira Modernidade: uma Análise Iconográfica do Mapa de Diego Gutierrez (1562)Tradição e Experiência na Primeira Modernidade: uma Análise Iconográfica do Mapa de Diego Gutierrez (1562)Tradição e Experiência na Primeira Modernidade: uma Análise Iconográfica do Mapa de Diego Gutierrez (1562)application/pdf6509114https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/6771/1/Tradi%c3%a7%c3%a3o%20e%20Experi%c3%aancia%20na%20Primeira%20Modernidade%3a%20uma%20An%c3%a1lise%20Iconogr%c3%a1fica%20do%20Mapa%20de%20Diego%20Gutierrez%20%281562%298f832d6861c1db64253ca455eb2d1df9MD51ata-de-defesa-de-tcc.gabriel (assinado).pdfata-de-defesa-de-tcc.gabriel (assinado).pdfAta de defesaapplication/pdf119191https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/6771/2/ata-de-defesa-de-tcc.gabriel%20%28assinado%29.pdffcbf1038ef8141d1f3aeba3a16855c95MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81867https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/6771/3/license.txt2cc17e5fa028bf681461a82474f236b8MD53123456789/67712022-09-01 12:07:40.824oai:dspace.unila.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362022-09-01T15:07:40Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tradição e Experiência na Primeira Modernidade: uma Análise Iconográfica do Mapa de Diego Gutierrez (1562) |
title |
Tradição e Experiência na Primeira Modernidade: uma Análise Iconográfica do Mapa de Diego Gutierrez (1562) |
spellingShingle |
Tradição e Experiência na Primeira Modernidade: uma Análise Iconográfica do Mapa de Diego Gutierrez (1562) Cardoso, Gabriel Goulart Cartografia Histórica; primeira modernidade; Monstros. |
title_short |
Tradição e Experiência na Primeira Modernidade: uma Análise Iconográfica do Mapa de Diego Gutierrez (1562) |
title_full |
Tradição e Experiência na Primeira Modernidade: uma Análise Iconográfica do Mapa de Diego Gutierrez (1562) |
title_fullStr |
Tradição e Experiência na Primeira Modernidade: uma Análise Iconográfica do Mapa de Diego Gutierrez (1562) |
title_full_unstemmed |
Tradição e Experiência na Primeira Modernidade: uma Análise Iconográfica do Mapa de Diego Gutierrez (1562) |
title_sort |
Tradição e Experiência na Primeira Modernidade: uma Análise Iconográfica do Mapa de Diego Gutierrez (1562) |
author |
Cardoso, Gabriel Goulart |
author_facet |
Cardoso, Gabriel Goulart |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Gabriel Goulart |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bonato, Tiago |
contributor_str_mv |
Bonato, Tiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartografia Histórica; primeira modernidade; Monstros. |
topic |
Cartografia Histórica; primeira modernidade; Monstros. |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-24T22:39:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-24T22:39:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unila.edu.br/123456789/6771 |
url |
http://dspace.unila.edu.br/123456789/6771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/6771/1/Tradi%c3%a7%c3%a3o%20e%20Experi%c3%aancia%20na%20Primeira%20Modernidade%3a%20uma%20An%c3%a1lise%20Iconogr%c3%a1fica%20do%20Mapa%20de%20Diego%20Gutierrez%20%281562%29 https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/6771/2/ata-de-defesa-de-tcc.gabriel%20%28assinado%29.pdf https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/6771/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8f832d6861c1db64253ca455eb2d1df9 fcbf1038ef8141d1f3aeba3a16855c95 2cc17e5fa028bf681461a82474f236b8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797227576000774144 |