Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Ana Flavia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6939
Resumo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento.
id UNIL_36a3ab081b02473ce5c204be5d548754
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6939
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PRAcolhimento InstitucionalCasa LarPráticas EducativasIdentidadeSubjetividadeDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento.As práticas educativas estão presentes em todas as formas de educação, na formação humana, nas relações sociais, em ambientes formais, não formais e informais, intencionadas ou não. Assim como na escola, as instituições não formais de educação cumprem um papel fundamental na formação do sujeito, como nas instituições de acolhimento, Casas Lares, onde atendem crianças e adolescentes que por motivos adversos foram retiradas do contexto familiar para serem abrigadas, temporária ou permanentemente. Esse estudo objetivou compreender o conceito de práticas educativas segundo um viés interdisciplinar dentro do contexto de acolhimento institucional para crianças e adolescentes que estão em Casas Lares. Os conceitos foram trabalhados a partir de contribuições da Pedagogia, Psicologia e Antropologia. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura e a aplicação de um questionário elaborado através do aplicativo Google Forms para coleta de dados acerca das práticas educativas no contexto de uma Casa Lar em Foz do Iguaçu. A pesquisa foi realizada com mães sociais que se propuseram a fazer parte desse trabalho. Com os insumos do questionário identificou-se em qual eixo disciplinar as concepções práticas educativas são compreendidas pelos atores desta instituição, e o quanto elas podem fomentar a emancipação - cumprindo o ciclo final da política pública de acolhimento.Orientaçãoda Silva, Ana Flavia2022info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6939porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:27:09Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6939Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:27:09Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PR
title Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PR
spellingShingle Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PR
da Silva, Ana Flavia
Acolhimento Institucional
Casa Lar
Práticas Educativas
Identidade
Subjetividade
title_short Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PR
title_full Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PR
title_fullStr Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PR
title_full_unstemmed Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PR
title_sort Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PR
author da Silva, Ana Flavia
author_facet da Silva, Ana Flavia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Ana Flavia
dc.subject.por.fl_str_mv Acolhimento Institucional
Casa Lar
Práticas Educativas
Identidade
Subjetividade
topic Acolhimento Institucional
Casa Lar
Práticas Educativas
Identidade
Subjetividade
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6939
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285245065363456