Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6939 |
Resumo: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento. |
id |
UNIL_36a3ab081b02473ce5c204be5d548754 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6939 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PRAcolhimento InstitucionalCasa LarPráticas EducativasIdentidadeSubjetividadeDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento.As práticas educativas estão presentes em todas as formas de educação, na formação humana, nas relações sociais, em ambientes formais, não formais e informais, intencionadas ou não. Assim como na escola, as instituições não formais de educação cumprem um papel fundamental na formação do sujeito, como nas instituições de acolhimento, Casas Lares, onde atendem crianças e adolescentes que por motivos adversos foram retiradas do contexto familiar para serem abrigadas, temporária ou permanentemente. Esse estudo objetivou compreender o conceito de práticas educativas segundo um viés interdisciplinar dentro do contexto de acolhimento institucional para crianças e adolescentes que estão em Casas Lares. Os conceitos foram trabalhados a partir de contribuições da Pedagogia, Psicologia e Antropologia. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura e a aplicação de um questionário elaborado através do aplicativo Google Forms para coleta de dados acerca das práticas educativas no contexto de uma Casa Lar em Foz do Iguaçu. A pesquisa foi realizada com mães sociais que se propuseram a fazer parte desse trabalho. Com os insumos do questionário identificou-se em qual eixo disciplinar as concepções práticas educativas são compreendidas pelos atores desta instituição, e o quanto elas podem fomentar a emancipação - cumprindo o ciclo final da política pública de acolhimento.Orientaçãoda Silva, Ana Flavia2022info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6939porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:27:09Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6939Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:27:09Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PR |
title |
Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PR |
spellingShingle |
Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PR da Silva, Ana Flavia Acolhimento Institucional Casa Lar Práticas Educativas Identidade Subjetividade |
title_short |
Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PR |
title_full |
Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PR |
title_fullStr |
Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PR |
title_full_unstemmed |
Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PR |
title_sort |
Práticas Educativas: Concepções e Desdobramentos em uma Instituição de Acolhimento Infanto Juvenil em Foz do Iguaçu-PR |
author |
da Silva, Ana Flavia |
author_facet |
da Silva, Ana Flavia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orientação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Ana Flavia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acolhimento Institucional Casa Lar Práticas Educativas Identidade Subjetividade |
topic |
Acolhimento Institucional Casa Lar Práticas Educativas Identidade Subjetividade |
description |
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6939 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285245065363456 |