Imaginários da violência feminina na literatura Latino-Americana: legítima defesa, vingança e banalização da violência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Micheli Martini
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5483
Resumo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientador: Prof. Dr. Antonio Rediver Guizzo
id UNIL_381580c0f789eaf0b28d48f8ebc74b9d
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5483
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Imaginários da violência feminina na literatura Latino-Americana: legítima defesa, vingança e banalização da violênciaPersonagem femininaViolênciaLiteratura comparadaDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientador: Prof. Dr. Antonio Rediver GuizzoA relação entre o gênero feminino e a violência é, predominantemente, voltada a duas formas de representação da mulher na área da literatura: a) vítima do ato violento; e b) agente do ato violento por vingança. Observamos, nestas duas dimensões representacionais, oposição que dialoga com certo imaginário tradicionalmente maniqueísta, que divide o gênero feminino em “mulheres da casa” e “mulheres da rua”. Neste trabalho, procurando outra perspectiva de abordagem, investigamos, comparativamente, representações da personagem feminina agente de atos violentos em três dimensões que, gradativamente, intensificam a violência realizada: a) a violência em legítima defesa; b) a violência excessiva na vingança; e c) a banalização da violência. Neste percurso, consideramos ser possível analisar certo direito à violência do gênero feminino, isto é, observar como a constituição de certas personagens literárias fogem dos estereótipos e representam a relação entre a violência e o gênero feminino de uma forma mais profunda. Para tal fim, o presente trabalho propõe a análise comparativa de seis contos, agrupados em três capítulos. Para compor o primeiro capítulo, foram escolhidos os contos “Morre, desgraçado” de Dalton Trevisan (1988) e “Ana L. – sadomasoquista”, de Marisa Grinstein (2006), contos no qual o ato violento decorre de situações em defesa da prole, isto é, as personagens dos contos são mulheres que matam os cônjuges em defesa da integridade física dos filhos. O segundo capítulo focaliza o ato violento premeditado e a vingança excessiva; nele, são analisados os contos “Esses Lopes” (1967) de Guimarães Rosa e “Emma Zunz” (1949), de Jorge Luis Borges, no qual as protagonistas são mulheres capazes de tramar e articular planos de vingança que ultrapassam qualquer “justo-limite”. O terceiro capítulo analisa o conto “La prueba” (1992), de César Aira e o causo de Maria Mutema, extraído do romance Grande Sertão: Veredas (1956), de Guimarães Rosa; nesse capítulo, analisamos as configurações das personagens femininas que rompem com os estereótipos inicialmente apresentados e são capazes de cometer atos violentos apenas “por querer”, apresentando, assim, a mulher como agente de uma “violência banalizada”. Os aportes teóricos que orientam a pesquisa podem ser agrupados em quatro dimensões temáticas: a) violência, com os trabalhos de Arendt (1970), Maffesoli (1987), Žižek (2014); b) relação entre violência e literatura, com os trabalhos de Ginzburg (2013) e Fortes (2016); c) condição feminina na sociedade, com os trabalhos de Bourdieu (2018), Badinter (1985), Ludmer (2017); e d) estudos sobre a constituição do imaginário, com os trabalhos de Durand (2002)La relación entre el género femenino y la violencia es predominantemente volcada a dos formas de representación de la mujer en la área de la literatura: a) víctima del acto violento; y b) agente del acto violento por venganza. En estas dos dimensiones representacionales, observamos, una oposición que dialoga con cierto imaginario tradicionalmente maniqueísta que divide el género femenino en "mujeres de la casa" y "mujeres de la calle". En este trabajo, buscando otra perspectiva de abordaje, investigamos comparativamente representaciones del personaje femenino agente de actos violentos en tres dimensiones que, gradualmente, intensifican la violencia realizada: a) la violencia en legítima defensa; b) la violencia descomedida en la venganza excesiva; y c) la violencia gratuita. En este recorrido, consideramos que es posible analizar cierto derecho a la violencia del género femenino, es decir, observar cómo la constitución de ciertos personajes literarios huyen de cualquier estereotipo y representan la relación entre la violencia y el género femenino de una forma mucho más profunda. A tal fin, el presente trabajo propone el análisis comparativo de seis cuentos, agrupados en tres capítulos. Para componer el primer capítulo fueron escogidos los cuentos "Morre, desgraçado" de Dalton Trevisan (1988) y "Ana L. - sadomasoquista", de Marisa Grinstein (2006), cuentos en los que el acto violento deriva de situaciones de defensa de la prole, es decir, los personajes de los cuentos son mujeres que matan a los cónyuges en defensa de la integridad física de los hijos. El segundo capítulo se centra en el acto violento premeditado y la venganza excesiva; en este capítulo se analizan los cuentos “Esses Lopes” (1967) de Guimarães Rosa y “Emma Zunz” (1949), de Jorge Luis Borges, en el que las protagonistas son mujeres capaces de tramar y articular planes de venganza que sobrepasan cualquier "justo limitar". El tercer capítulo analiza el cuento "La prueba" (1992) de César Aira y el causo de María Mutema, extraído de la novela Grande Sertão: Veredas (1956) de Guimarães Rosa; en él, analizamos las configuraciones del personaje femenino que rompen con los estereotipos inicialmente presentados y es capaz de cometer actos violentos sólo "por querer", es decir, la mujer como agente de una "violencia banalizada". Los aportes teóricos que orientan la investigación pueden ser agrupados en cuatro dimensiones temáticas: a) violencia, con los trabajos de Arendt (1970), Maffesoli (1987), Žižek (2014); b) relación entre violencia y literatura, con los trabajos de Ginzburg (2013) y Fortes (2016); c) condición femenina en la sociedad con los trabajos de Bourdieu (2018), Badinter (1985), Ludmer (2017); y d) estudios sobre la constitución del imaginario, con los trabajos de Durand (2002)The relation between the female gender and the violence is predominantly focused on two forms of representation of women in the literature area: a) victim of the violent act; and b) agent of the violent act by revenge. We observe, in these two representational dimensions, opposition that dialogues with a certain traditionally imaginary Manichean that divides the female gender into “house women" and “street women". In this paper, looking for another perspective of approach, we comparatively investigate representations of the female character agent of violent acts in three dimensions that, gradually, intensify the executed violence: a) the violence in self defense; b) excessive violence in excessive revenge; and c) gratuitous violence. In this route, we consider that it is possible to analyze a certain right to the female gender violence, that is, to observe how the constitution of certain literary characters escape from all stereotype and represent the relationship between violence and the female gender in a much deeper way. To this end, the present paper proposes the comparative analysis of six short stories, grouped into three chapters. To compose the first chapter were chosen the short stories: "Morre, desgraçado" from Dalton Trevisan (1988) and "Ana L. - sadomasoquista" by Marisa Grinstein (2006), tales in which the violent act stems from situations of defense of the offspring, that is, the characters in the stories are women who kill the spouses in defense of the physical integrity of the children. The second chapter focuses on premeditated violent act and excessive revenge; In it, the tales "Esses Lopes" (1967) by Guimarães Rosa and "Emma Zunz" (1949) by Jorge Luis Borges are analyzed, in which the protagonists are women capable of plotting and articulating plans of revenge that surpass any "fair limit". The third chapter analyzes the tale "La prueba" (1992) by César Aira and the cause of Maria Mutema, extracted from the novel Grande Sertão: Veredas (1956) by Guimarães Rosa; in it, we analyze the configurations of the female character that break the stereotypes initially presented and is capable of committing violent acts only “on purpose", that is, the woman as an agent of a "violence trivialized". The theoretical contributions that guide the research can be grouped in four thematic dimensions: a) violence, with the works of Arendt (1970), Maffesoli (1987), Žižek (2014); b) relationship between violence and literature, with the works of Ginzburg (2013) and Fortes (2016); c) female condition in society with the works of Bourdieu (2015), Badinter (1985), Ludmer (2017); and d) studies on the constitution of the imaginary, with the works of Durand (2002)Guizzo, Antonio RediverLuz, Micheli Martini2019-09-12info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfLUZ, Micheli Martini. Imaginários da violência feminina na literatura Latino-Americana: legítima defesa, vingança e banalização da violência. 2019. 91 p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5483porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:26:30Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5483Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:26:30Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Imaginários da violência feminina na literatura Latino-Americana: legítima defesa, vingança e banalização da violência
title Imaginários da violência feminina na literatura Latino-Americana: legítima defesa, vingança e banalização da violência
spellingShingle Imaginários da violência feminina na literatura Latino-Americana: legítima defesa, vingança e banalização da violência
Luz, Micheli Martini
Personagem feminina
Violência
Literatura comparada
title_short Imaginários da violência feminina na literatura Latino-Americana: legítima defesa, vingança e banalização da violência
title_full Imaginários da violência feminina na literatura Latino-Americana: legítima defesa, vingança e banalização da violência
title_fullStr Imaginários da violência feminina na literatura Latino-Americana: legítima defesa, vingança e banalização da violência
title_full_unstemmed Imaginários da violência feminina na literatura Latino-Americana: legítima defesa, vingança e banalização da violência
title_sort Imaginários da violência feminina na literatura Latino-Americana: legítima defesa, vingança e banalização da violência
author Luz, Micheli Martini
author_facet Luz, Micheli Martini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guizzo, Antonio Rediver
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Micheli Martini
dc.subject.por.fl_str_mv Personagem feminina
Violência
Literatura comparada
topic Personagem feminina
Violência
Literatura comparada
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientador: Prof. Dr. Antonio Rediver Guizzo
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUZ, Micheli Martini. Imaginários da violência feminina na literatura Latino-Americana: legítima defesa, vingança e banalização da violência. 2019. 91 p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5483
identifier_str_mv LUZ, Micheli Martini. Imaginários da violência feminina na literatura Latino-Americana: legítima defesa, vingança e banalização da violência. 2019. 91 p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285255093944320