Proposta de experimentação para identificação de funções orgânicas para o ensino médio: empregando o Teste de Tollens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santo, KatlynBazoli dos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Tonin, Angélica Priscila Parussolo, Rivelini-Silva, Angélica Cristina, Tonin, Lilian Tatiani Dusman
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3181
Resumo: Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
id UNIL_38e3927d302a18b8cca83da9806bcce3
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3181
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Proposta de experimentação para identificação de funções orgânicas para o ensino médio: empregando o Teste de TollensPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente trabalho foi realizado por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) da universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Apucarana. Tem por objetivo apresentar as contribuições observadas no ensino de Funções Orgânicas. Para tal, utilizou-se uma aula experimental denominada Teste de Tollens, teste que permite ao aluno refletir sobre os conceitos químicos nele envolvidos. Os alunos do terceiro ano do ensino médiodo Colégio Estadual Agrícola Manoel Ribas de Apucarana, foram instigados a pensar nas diferenças apresentadas por funções orgânicas que possuem a mesma formula molecular. É primordial que no ensino de química sejam abordadas as inter-relações entre a teoria e a prática entre o conhecimento empírico e o conhecimento científico. A observação visual dos fenômenos envolvidos estimulou o aprendizado e conseqüentemente o maior interesse dos estudantes pelo conteúdo abordadoUnila2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3181porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSanto, KatlynBazoli dosTonin, Angélica Priscila ParussoloRivelini-Silva, Angélica CristinaTonin, Lilian Tatiani Dusmanreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:52:18Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3181Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:52:18Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de experimentação para identificação de funções orgânicas para o ensino médio: empregando o Teste de Tollens
title Proposta de experimentação para identificação de funções orgânicas para o ensino médio: empregando o Teste de Tollens
spellingShingle Proposta de experimentação para identificação de funções orgânicas para o ensino médio: empregando o Teste de Tollens
Santo, KatlynBazoli dos
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
title_short Proposta de experimentação para identificação de funções orgânicas para o ensino médio: empregando o Teste de Tollens
title_full Proposta de experimentação para identificação de funções orgânicas para o ensino médio: empregando o Teste de Tollens
title_fullStr Proposta de experimentação para identificação de funções orgânicas para o ensino médio: empregando o Teste de Tollens
title_full_unstemmed Proposta de experimentação para identificação de funções orgânicas para o ensino médio: empregando o Teste de Tollens
title_sort Proposta de experimentação para identificação de funções orgânicas para o ensino médio: empregando o Teste de Tollens
author Santo, KatlynBazoli dos
author_facet Santo, KatlynBazoli dos
Tonin, Angélica Priscila Parussolo
Rivelini-Silva, Angélica Cristina
Tonin, Lilian Tatiani Dusman
author_role author
author2 Tonin, Angélica Priscila Parussolo
Rivelini-Silva, Angélica Cristina
Tonin, Lilian Tatiani Dusman
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santo, KatlynBazoli dos
Tonin, Angélica Priscila Parussolo
Rivelini-Silva, Angélica Cristina
Tonin, Lilian Tatiani Dusman
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
topic Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
description Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-8285
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3181
identifier_str_mv 2316-8285
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unila
publisher.none.fl_str_mv Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285231250374656