Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bório, Taniely da Costa, Borges, Ananda Rosa
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3876
Resumo: Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Saúde
id UNIL_3a2da9a7a01128de43aa3b4e18507ee6
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3876
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para criançasEducação em saúdeHospitalSaúde EscolarAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: SaúdeA educação em saúde é uma importante estratégia para auxiliar na promoção e na prevenção da saúde nas populações. Quando trabalhamos temáticas educativas com crianças, o lúdico favorece a compreensão dos assuntos e a adoção de novos hábitos. Objetivou-se com este estudo apresentar o projeto ‘Aprender/Ensinar saúde brincando’ explicitando sua forma de atuação. Trata-se de um relato de experiência que aborda o funcionamento do projeto desde sua criação em 2013. As atividades descritas apontam as estratégias de educação em saúde desenvolvidas com as crianças em serviços de saúde e escolas. Destaca-se a importante atuação dos acadêmicos, de diversas áreas da saúde, para a promoção da saúde infantil por meio da implementação de atividades lúdicas, contemplando temas de higiene, alimentação, atividade física e cuidados de forma geral. A interdisciplinaridade das ações, fomentada pelos acadêmicos, favorece a compreensão ampliada de conceitos e maneiras de melhorar a qualidade de vida da população envolvida nas atividades. Além disso, é importante ressaltar o impacto que a participação no projeto gera para a formação acadêmica, fomentando o trabalho em equipe e a articulação entre áreas distintas da saúde. Conclui-se que a extensão universitária é muito importante tanto para a comunidade acadêmica, que pode exercer suas funções diretamente nos contextos de assistência à saúde, quanto para os usuários da escola e dos serviços de saúde assistidos, que recebem as estratégias de educação em saúde de forma integral e humanizadaProex/Unila2018-07-27T17:35:20Z2018-07-27T17:35:20Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3876porGabatz, Ruth Irmgard BärtschiBório, Taniely da CostaBorges, Ananda Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:51:57Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3876Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:51:57Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças
title Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças
spellingShingle Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças
Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi
Educação em saúde
Hospital
Saúde Escolar
title_short Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças
title_full Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças
title_fullStr Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças
title_full_unstemmed Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças
title_sort Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças
author Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi
author_facet Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi
Bório, Taniely da Costa
Borges, Ananda Rosa
author_role author
author2 Bório, Taniely da Costa
Borges, Ananda Rosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi
Bório, Taniely da Costa
Borges, Ananda Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Hospital
Saúde Escolar
topic Educação em saúde
Hospital
Saúde Escolar
description Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Saúde
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-07-27T17:35:20Z
2018-07-27T17:35:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3876
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161905698406400