Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3876 |
Resumo: | Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Saúde |
id |
UNIL_3a2da9a7a01128de43aa3b4e18507ee6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3876 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para criançasEducação em saúdeHospitalSaúde EscolarAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: SaúdeA educação em saúde é uma importante estratégia para auxiliar na promoção e na prevenção da saúde nas populações. Quando trabalhamos temáticas educativas com crianças, o lúdico favorece a compreensão dos assuntos e a adoção de novos hábitos. Objetivou-se com este estudo apresentar o projeto ‘Aprender/Ensinar saúde brincando’ explicitando sua forma de atuação. Trata-se de um relato de experiência que aborda o funcionamento do projeto desde sua criação em 2013. As atividades descritas apontam as estratégias de educação em saúde desenvolvidas com as crianças em serviços de saúde e escolas. Destaca-se a importante atuação dos acadêmicos, de diversas áreas da saúde, para a promoção da saúde infantil por meio da implementação de atividades lúdicas, contemplando temas de higiene, alimentação, atividade física e cuidados de forma geral. A interdisciplinaridade das ações, fomentada pelos acadêmicos, favorece a compreensão ampliada de conceitos e maneiras de melhorar a qualidade de vida da população envolvida nas atividades. Além disso, é importante ressaltar o impacto que a participação no projeto gera para a formação acadêmica, fomentando o trabalho em equipe e a articulação entre áreas distintas da saúde. Conclui-se que a extensão universitária é muito importante tanto para a comunidade acadêmica, que pode exercer suas funções diretamente nos contextos de assistência à saúde, quanto para os usuários da escola e dos serviços de saúde assistidos, que recebem as estratégias de educação em saúde de forma integral e humanizadaProex/Unila2018-07-27T17:35:20Z2018-07-27T17:35:20Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3876porGabatz, Ruth Irmgard BärtschiBório, Taniely da CostaBorges, Ananda Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:51:57Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3876Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:51:57Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças |
title |
Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças |
spellingShingle |
Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi Educação em saúde Hospital Saúde Escolar |
title_short |
Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças |
title_full |
Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças |
title_fullStr |
Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças |
title_full_unstemmed |
Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças |
title_sort |
Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças |
author |
Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi |
author_facet |
Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi Bório, Taniely da Costa Borges, Ananda Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Bório, Taniely da Costa Borges, Ananda Rosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabatz, Ruth Irmgard Bärtschi Bório, Taniely da Costa Borges, Ananda Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Hospital Saúde Escolar |
topic |
Educação em saúde Hospital Saúde Escolar |
description |
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Saúde |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-07-27T17:35:20Z 2018-07-27T17:35:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3876 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3876 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1816161905698406400 |