As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5529 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciada em Geografia. Orientadora: Profa. Dra Léia Aparecida Veiga |
id |
UNIL_3c5ad7dfa9f45e47518639638d7657ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5529 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019Representações SociaisMeio Ambiente - ÁguaEducação AmbientalTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciada em Geografia. Orientadora: Profa. Dra Léia Aparecida VeigaAs representações sociais dos/as estudantes sobre água e meio ambiente são indicativos das ideias construídas pelos mesmos sobre esses conceitos. Objetivou-se investigar e discutir as representações sociais de água e meio ambiente junto aos estudantes de uma turma de 6 º ano do ensino fundamental II em uma escola pública em Foz do Iguaçu/PR no de 2019. O estudo foi realizado a partir pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, contemplando uma reflexão sobre teórica sobre água, meio ambiente e representações sociais, assim como um levantamento de campo junto aos estudantes, com desenhos e socialização oral das ideias. Verificou-se que embora alguns estudantes tenham representado a água no meio ambiente numa relação harmônica, outras mencionaram a questão da poluição e contaminação da água. O mesmo foi constatado em relação ao conceito de meio ambiente, no qual a maioria dos estudantes representou a dissociação de sociedade e natureza quando se trata do termo meio ambiente e também a ideia de ser humano como prejudicial aos elementos naturais no meio ambiente. Concluiu-se que ainda se faz necessário trabalhar a educação ambiental em uma perspectiva da água e saúde coletiva. Da mesma forma é importante contemplar práticas que discutam o meio ambiente como um conjunto composto por elementos naturais e sociais, sem dissociar natureza e sociedade nas aulas de geografiaThe social representations of students about water and the environment are indicative of their ideas about these concepts. The objective was to investigate and discuss the social representations of water and environment with the students of a 6th grade class in a public school in Foz do Iguaçu/PR in 2019. The study was carried out based on bibliographic research and qualitative approach, contemplating a reflection on water theory, environment and social representations, as well as a field survey with students, with drawings and oral socialization of ideas. It was found that although some students represented water in the environment in a harmonic relationship, others mentioned the issue of water pollution and contamination. The same was found in relation to the concept of environment, in which most students represented the dissociation of society and nature when it comes to the term environment and also the idea of being human as harmful to natural elements in the environment. It was concluded that it is still necessary to work on environmental education from the perspective of water and collective health. Likewise, it is important to contemplate practices that discuss the environment as a set composed of natural and social elements, without dissociating nature and society in geography classesVeiga, Léia AparecidaOliveira, Marta Jacinto de2020-01-24info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfOLIVEIRA, Marta Jacinto de. As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5529porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:44:10Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5529Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:44:10Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019 |
title |
As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019 |
spellingShingle |
As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019 Oliveira, Marta Jacinto de Representações Sociais Meio Ambiente - Água Educação Ambiental |
title_short |
As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019 |
title_full |
As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019 |
title_fullStr |
As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019 |
title_full_unstemmed |
As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019 |
title_sort |
As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019 |
author |
Oliveira, Marta Jacinto de |
author_facet |
Oliveira, Marta Jacinto de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veiga, Léia Aparecida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marta Jacinto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações Sociais Meio Ambiente - Água Educação Ambiental |
topic |
Representações Sociais Meio Ambiente - Água Educação Ambiental |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciada em Geografia. Orientadora: Profa. Dra Léia Aparecida Veiga |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Marta Jacinto de. As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5529 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Marta Jacinto de. As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285237334212608 |