As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marta Jacinto de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5529
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciada em Geografia. Orientadora: Profa. Dra Léia Aparecida Veiga
id UNIL_3c5ad7dfa9f45e47518639638d7657ca
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5529
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019Representações SociaisMeio Ambiente - ÁguaEducação AmbientalTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciada em Geografia. Orientadora: Profa. Dra Léia Aparecida VeigaAs representações sociais dos/as estudantes sobre água e meio ambiente são indicativos das ideias construídas pelos mesmos sobre esses conceitos. Objetivou-se investigar e discutir as representações sociais de água e meio ambiente junto aos estudantes de uma turma de 6 º ano do ensino fundamental II em uma escola pública em Foz do Iguaçu/PR no de 2019. O estudo foi realizado a partir pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, contemplando uma reflexão sobre teórica sobre água, meio ambiente e representações sociais, assim como um levantamento de campo junto aos estudantes, com desenhos e socialização oral das ideias. Verificou-se que embora alguns estudantes tenham representado a água no meio ambiente numa relação harmônica, outras mencionaram a questão da poluição e contaminação da água. O mesmo foi constatado em relação ao conceito de meio ambiente, no qual a maioria dos estudantes representou a dissociação de sociedade e natureza quando se trata do termo meio ambiente e também a ideia de ser humano como prejudicial aos elementos naturais no meio ambiente. Concluiu-se que ainda se faz necessário trabalhar a educação ambiental em uma perspectiva da água e saúde coletiva. Da mesma forma é importante contemplar práticas que discutam o meio ambiente como um conjunto composto por elementos naturais e sociais, sem dissociar natureza e sociedade nas aulas de geografiaThe social representations of students about water and the environment are indicative of their ideas about these concepts. The objective was to investigate and discuss the social representations of water and environment with the students of a 6th grade class in a public school in Foz do Iguaçu/PR in 2019. The study was carried out based on bibliographic research and qualitative approach, contemplating a reflection on water theory, environment and social representations, as well as a field survey with students, with drawings and oral socialization of ideas. It was found that although some students represented water in the environment in a harmonic relationship, others mentioned the issue of water pollution and contamination. The same was found in relation to the concept of environment, in which most students represented the dissociation of society and nature when it comes to the term environment and also the idea of being human as harmful to natural elements in the environment. It was concluded that it is still necessary to work on environmental education from the perspective of water and collective health. Likewise, it is important to contemplate practices that discuss the environment as a set composed of natural and social elements, without dissociating nature and society in geography classesVeiga, Léia AparecidaOliveira, Marta Jacinto de2020-01-24info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfOLIVEIRA, Marta Jacinto de. As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5529porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:44:10Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5529Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:44:10Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019
title As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019
spellingShingle As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019
Oliveira, Marta Jacinto de
Representações Sociais
Meio Ambiente - Água
Educação Ambiental
title_short As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019
title_full As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019
title_fullStr As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019
title_full_unstemmed As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019
title_sort As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019
author Oliveira, Marta Jacinto de
author_facet Oliveira, Marta Jacinto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veiga, Léia Aparecida
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marta Jacinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Representações Sociais
Meio Ambiente - Água
Educação Ambiental
topic Representações Sociais
Meio Ambiente - Água
Educação Ambiental
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciada em Geografia. Orientadora: Profa. Dra Léia Aparecida Veiga
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Marta Jacinto de. As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5529
identifier_str_mv OLIVEIRA, Marta Jacinto de. As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285237334212608