IIRSA - hidrovia Paraguai-Paraná - Porto de Corumbá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Dalila Tavares
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Toledo Júnior, Rubens de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1124
Resumo: Anais do III Encontro de Iniciação Científica da Unila - Sessão de Geografia - 07/11/14 – 13h30 às 17h40 - Unila-PTI - Bloco 09 – Espaço 03 – Sala 03
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spelling IIRSA - hidrovia Paraguai-Paraná - Porto de CorumbáEixo de Integração e DesenvolvimentoEixo da Hidrovia Paraguai ParanáCorumbá - BrasilPorto de CorumbáRio ParaguaiBacia da PrataAnais do III Encontro de Iniciação Científica da Unila - Sessão de Geografia - 07/11/14 – 13h30 às 17h40 - Unila-PTI - Bloco 09 – Espaço 03 – Sala 03O presente trabalho teve como objetivo fazer um estudo sobre um Eixo de Integração e Desenvolvimento o Eixo da Hidrovia Paraguai Paraná, no qual está localizado o Porto e a Cidade de Corumbá, no estado de Mato Grosso do Sul. Os portos são objetos técnicos de suma importância para as estratégias da economia nacional dos diversos países, sendo instrumentos de atores hegemônicos e poderes públicos. No período técnico científico informacional, exige-se, também, dos portos condições técnicas e sociais modernas capazes de atender com rapidez e eficiência a dinâmica dos territórios, condição inerente do período. Os portos, que antes eram praticamente subordinados às condições locais e regionais são cada vez mais tributários de relações mais amplas (SANTOS, SILVEIRA, 2001). A construção do Porto de Corumbá iniciou no ano de 1947, e tal foi inaugurado em junho de 1956, sendo administrado pela Empresa de Portos Brasil S/A. Por manter contato com Brasília, por meio do Rio Paraguai e Bacia da Prata através de embarcações modernizadas, Corumbá, teve uma condição diferenciada de cidade, através da importação de bens e de serviços e também de uma intensa integração cultural. De 1990 em diante, as instalações que antes eram propriedades da União, começaram a ser administradas pela Companhia Docas do Estado de São Paulo, por convênio, através da AHIPAR, que era subordinada ao Departamento de Hidrovias Interiores do Ministério dos Transportes. O Porto de Corumbá faz parte do Eixo da Hidrovia Paraguai-Paraná, este definido por meio da delimitação de uma área de influência geral que engloba a Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e também Uruguai, diretamente ligados aos rios Paraná, Paraguai, Tietê e Uruguai. Essa área de influência definida do Eixo Hidrovia Paraguai – Paraná alcança uma superfície de 2.167.023 km2.Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)2014-11-06info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1124porinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Dalila TavaresToledo Júnior, Rubens dereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:38:50Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1124Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:38:50Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
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