Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | http://dspace.unila.edu.br/123456789/5762 |
Resumo: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientador: Prof. Dr. Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho |
id |
UNIL_3ec3c602c136c5f4d408f75ecf77c332 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5762 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Moreira, Rodrigo BirckAlmendra Filho, Dinaldo Sepúlveda2020-04-29T17:18:29Z2020-04-29T17:18:29Z2020-04-29MOREIRA, Rodrigo Birck. Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011). 2020. 228 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana(UNILA), Foz do Iguaçu, 2020.http://dspace.unila.edu.br/123456789/5762Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientador: Prof. Dr. Dinaldo Sepúlveda Almendra FilhoLa investigación presentada aborda las formas en que la identidad blanca actúa en los procesos constructivos del cine documental con un tema religioso afrobrasileño. En una perspectiva de comparativismo cinematográfico, los documentales Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), de Renato Barbieri, y Pedra da Memória (2011), de Renata Amaral, se observan desde lo que Beatriz Nascimento llamó "punto oculto", criticando públicamente al director Carlos Diegues sobre las representaciones negras en Xica da Silva (1976). El "punto oculto" indica el negro introyectado en la construcción del lugar social del hombre blanco, lo que lleva a las problematicas que ocurrieron cuando este hombre blanco crea representaciones del negro en el cine. A partir de esto, se lleva a cabo un dimensionamiento histórico de estas representaciones y sus construcciones, y luego lleva el alcance a las representaciones cinematográficas de las religiones afrobrasileñas. Los dos documentales se enmarcan en un análisis cinematográfico, donde se da prioridad a los aspectos etnográficos y su estudio desde la premisa del "punto oculto".A pesquisa apresentada trata das formas com que a identidade branca atua nos processos construtivos do cinema documental de temática religiosa afro-brasileira. Numa perspectiva de comparatismo cinematográfico, os documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), de Renato Barbieri, e Pedra da Memória (2011), de Renata Amaral, são observados a partir do que Beatriz Nascimento chamou de “ponto oculto”, ao criticar publicamente o diretor Carlos Diegues acerca das representações negras em Xica da Silva (1976). O “ponto oculto” indica o negro introjetado na construção do lugar social do homem branco, o que acarreta nas problemáticas ocorridas quando este homem branco representa sujeitos negros no cinema. A partir disso, é realizado um dimensionamento histórico destas representações e de suas construções e, posteriormente, o foco se volta para as representações cinematográficas das religiosidades afro-brasileiras. Os dois documentários são então enquadrados em uma análise fílmica, onde são priorizados os quesitos etnográficos e seu estudo a partir da premissa do “ponto oculto”.Submitted by Rodrigo Birck Moreira (rodrigo.moreira@unila.edu.br) on 2020-04-29T17:18:29Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Rodrigo Birck Moreira.pdf: 37533571 bytes, checksum: 7654b5d73fdb8b2bb31fcffabcb87317 (MD5) ata defesa2.jpg: 1737129 bytes, checksum: 20a8d9dc1d9fe90be3ad5c8c2cb5a386 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-29T17:18:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Rodrigo Birck Moreira.pdf: 37533571 bytes, checksum: 7654b5d73fdb8b2bb31fcffabcb87317 (MD5) ata defesa2.jpg: 1737129 bytes, checksum: 20a8d9dc1d9fe90be3ad5c8c2cb5a386 (MD5) Previous issue date: 2020-04-29porPreconceitoDocumentário (Cinema)RacismoCandombléConcepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILATHUMBNAILCapa REP.jpgCapa REP.jpgimage/jpeg40097http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5762/4/Capa+REP.jpgdc98e0fc9224f7c3b4135615c6a71eafMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81867http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5762/3/license.txt2cc17e5fa028bf681461a82474f236b8MD53ORIGINALDissertação Rodrigo Birck Moreira.pdfDissertação Rodrigo Birck Moreira.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf37533571http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5762/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o+Rodrigo+Birck+Moreira.pdf7654b5d73fdb8b2bb31fcffabcb87317MD51ata defesa2.jpgata defesa2.jpgAta de Defesaimage/jpeg1737129http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5762/2/ata+defesa2.jpg20a8d9dc1d9fe90be3ad5c8c2cb5a386MD52123456789/57622020-05-01 10:58:44.625oai:dspace.unila.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362020-05-01T13:58:44Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011) |
title |
Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011) |
spellingShingle |
Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011) Moreira, Rodrigo Birck Preconceito Documentário (Cinema) Racismo Candomblé |
title_short |
Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011) |
title_full |
Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011) |
title_fullStr |
Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011) |
title_full_unstemmed |
Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011) |
title_sort |
Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011) |
author |
Moreira, Rodrigo Birck |
author_facet |
Moreira, Rodrigo Birck |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Rodrigo Birck |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almendra Filho, Dinaldo Sepúlveda |
contributor_str_mv |
Almendra Filho, Dinaldo Sepúlveda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preconceito Documentário (Cinema) Racismo Candomblé |
topic |
Preconceito Documentário (Cinema) Racismo Candomblé |
description |
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientador: Prof. Dr. Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-29T17:18:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-29T17:18:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-04-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOREIRA, Rodrigo Birck. Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011). 2020. 228 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana(UNILA), Foz do Iguaçu, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unila.edu.br/123456789/5762 |
identifier_str_mv |
MOREIRA, Rodrigo Birck. Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011). 2020. 228 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana(UNILA), Foz do Iguaçu, 2020. |
url |
http://dspace.unila.edu.br/123456789/5762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5762/4/Capa+REP.jpg http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5762/3/license.txt http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5762/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o+Rodrigo+Birck+Moreira.pdf http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5762/2/ata+defesa2.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dc98e0fc9224f7c3b4135615c6a71eaf 2cc17e5fa028bf681461a82474f236b8 7654b5d73fdb8b2bb31fcffabcb87317 20a8d9dc1d9fe90be3ad5c8c2cb5a386 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797227569272061952 |