Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Rodrigo Birck
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: http://dspace.unila.edu.br/123456789/5762
Resumo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientador: Prof. Dr. Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho
id UNIL_3ec3c602c136c5f4d408f75ecf77c332
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5762
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Moreira, Rodrigo BirckAlmendra Filho, Dinaldo Sepúlveda2020-04-29T17:18:29Z2020-04-29T17:18:29Z2020-04-29MOREIRA, Rodrigo Birck. Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011). 2020. 228 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana(UNILA), Foz do Iguaçu, 2020.http://dspace.unila.edu.br/123456789/5762Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientador: Prof. Dr. Dinaldo Sepúlveda Almendra FilhoLa investigación presentada aborda las formas en que la identidad blanca actúa en los procesos constructivos del cine documental con un tema religioso afrobrasileño. En una perspectiva de comparativismo cinematográfico, los documentales Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), de Renato Barbieri, y Pedra da Memória (2011), de Renata Amaral, se observan desde lo que Beatriz Nascimento llamó "punto oculto", criticando públicamente al director Carlos Diegues sobre las representaciones negras en Xica da Silva (1976). El "punto oculto" indica el negro introyectado en la construcción del lugar social del hombre blanco, lo que lleva a las problematicas que ocurrieron cuando este hombre blanco crea representaciones del negro en el cine. A partir de esto, se lleva a cabo un dimensionamiento histórico de estas representaciones y sus construcciones, y luego lleva el alcance a las representaciones cinematográficas de las religiones afrobrasileñas. Los dos documentales se enmarcan en un análisis cinematográfico, donde se da prioridad a los aspectos etnográficos y su estudio desde la premisa del "punto oculto".A pesquisa apresentada trata das formas com que a identidade branca atua nos processos construtivos do cinema documental de temática religiosa afro-brasileira. Numa perspectiva de comparatismo cinematográfico, os documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), de Renato Barbieri, e Pedra da Memória (2011), de Renata Amaral, são observados a partir do que Beatriz Nascimento chamou de “ponto oculto”, ao criticar publicamente o diretor Carlos Diegues acerca das representações negras em Xica da Silva (1976). O “ponto oculto” indica o negro introjetado na construção do lugar social do homem branco, o que acarreta nas problemáticas ocorridas quando este homem branco representa sujeitos negros no cinema. A partir disso, é realizado um dimensionamento histórico destas representações e de suas construções e, posteriormente, o foco se volta para as representações cinematográficas das religiosidades afro-brasileiras. Os dois documentários são então enquadrados em uma análise fílmica, onde são priorizados os quesitos etnográficos e seu estudo a partir da premissa do “ponto oculto”.Submitted by Rodrigo Birck Moreira (rodrigo.moreira@unila.edu.br) on 2020-04-29T17:18:29Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Rodrigo Birck Moreira.pdf: 37533571 bytes, checksum: 7654b5d73fdb8b2bb31fcffabcb87317 (MD5) ata defesa2.jpg: 1737129 bytes, checksum: 20a8d9dc1d9fe90be3ad5c8c2cb5a386 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-29T17:18:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Rodrigo Birck Moreira.pdf: 37533571 bytes, checksum: 7654b5d73fdb8b2bb31fcffabcb87317 (MD5) ata defesa2.jpg: 1737129 bytes, checksum: 20a8d9dc1d9fe90be3ad5c8c2cb5a386 (MD5) Previous issue date: 2020-04-29porPreconceitoDocumentário (Cinema)RacismoCandombléConcepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILATHUMBNAILCapa REP.jpgCapa REP.jpgimage/jpeg40097http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5762/4/Capa+REP.jpgdc98e0fc9224f7c3b4135615c6a71eafMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81867http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5762/3/license.txt2cc17e5fa028bf681461a82474f236b8MD53ORIGINALDissertação Rodrigo Birck Moreira.pdfDissertação Rodrigo Birck Moreira.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf37533571http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5762/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o+Rodrigo+Birck+Moreira.pdf7654b5d73fdb8b2bb31fcffabcb87317MD51ata defesa2.jpgata defesa2.jpgAta de Defesaimage/jpeg1737129http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5762/2/ata+defesa2.jpg20a8d9dc1d9fe90be3ad5c8c2cb5a386MD52123456789/57622020-05-01 10:58:44.625oai:dspace.unila.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362020-05-01T13:58:44Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011)
title Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011)
spellingShingle Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011)
Moreira, Rodrigo Birck
Preconceito
Documentário (Cinema)
Racismo
Candomblé
title_short Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011)
title_full Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011)
title_fullStr Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011)
title_full_unstemmed Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011)
title_sort Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011)
author Moreira, Rodrigo Birck
author_facet Moreira, Rodrigo Birck
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Rodrigo Birck
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almendra Filho, Dinaldo Sepúlveda
contributor_str_mv Almendra Filho, Dinaldo Sepúlveda
dc.subject.por.fl_str_mv Preconceito
Documentário (Cinema)
Racismo
Candomblé
topic Preconceito
Documentário (Cinema)
Racismo
Candomblé
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientador: Prof. Dr. Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-29T17:18:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-29T17:18:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOREIRA, Rodrigo Birck. Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011). 2020. 228 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana(UNILA), Foz do Iguaçu, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unila.edu.br/123456789/5762
identifier_str_mv MOREIRA, Rodrigo Birck. Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011). 2020. 228 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana(UNILA), Foz do Iguaçu, 2020.
url http://dspace.unila.edu.br/123456789/5762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5762/4/Capa+REP.jpg
http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5762/3/license.txt
http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5762/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o+Rodrigo+Birck+Moreira.pdf
http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5762/2/ata+defesa2.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dc98e0fc9224f7c3b4135615c6a71eaf
2cc17e5fa028bf681461a82474f236b8
7654b5d73fdb8b2bb31fcffabcb87317
20a8d9dc1d9fe90be3ad5c8c2cb5a386
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797227569272061952