Quando a rua soa, o cotidiano é palco - estudos sonoros latino-americanos e narrativas de fronteira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7817 |
Resumo: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos. |
id |
UNIL_4a8138039a523ae8921df6a93c996c9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7817 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Quando a rua soa, o cotidiano é palco - estudos sonoros latino-americanos e narrativas de fronteiraRegistros SonorosAmérica LatinaFronteirasCartografiaDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.Quando a rua soa, o cotidiano é palco - Estudos Sonoros Latino-americanos e narrativas de fronteira é uma investigação onde adentramos no território da Tríplice Fronteira Paraguai-Brasil-Argentina, respectivamente Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, através de uma escuta atenta de seus cotidianos. Tendo como palco principal a rua, nosso objetivo foi construir uma cartografia sonora e afetiva do território estudado. Como referencial teórico, essa pesquisa esquematizou e se ancorou na rede dos Estudos Sonoros Latino-americanos (TRUJILLO, 2016; ZAOUG, 2016; VARELO, 2017; DOMÍNGUEZ RUÍZ, 2019), bem como nas diretrizes da História Pública e das Histórias alternativas (RIVERA CUSICANQUI, 2015). Com metodologia baseada no trabalho de campo, registros sonoros e pesquisa bibliográfica documental, nesta investigação o cotidiano é reivindicado como potencializador de encontros, denunciante de experiências históricas colonialistas e palco de lutas e reivindicações coletivas. Ao todo, foram 233 registros sonoros captados em diferentes contextos das cidades fronteiriças, com sons que vão desde manifestações políticas, trânsitos nas pontes, vendedores, pássaros, festejos e reflexões de seus habitantes, nos auxiliando a compreender as sociabilidades e modos de habitar a região. Desses registros, selecionamos oito, analisados através de uma escrita-conto e disponíveis no Mapa Sonoridades Fronterizas. A partir dessa perspectiva interdisciplinar e prática, pretendemos colaborar com a rede de cooperação teórica e autônoma latino-americana.2023info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7817porinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Victória Tupinireponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:23:59Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7817Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:23:59Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando a rua soa, o cotidiano é palco - estudos sonoros latino-americanos e narrativas de fronteira |
title |
Quando a rua soa, o cotidiano é palco - estudos sonoros latino-americanos e narrativas de fronteira |
spellingShingle |
Quando a rua soa, o cotidiano é palco - estudos sonoros latino-americanos e narrativas de fronteira Pereira, Victória Tupini Registros Sonoros América Latina Fronteiras Cartografia |
title_short |
Quando a rua soa, o cotidiano é palco - estudos sonoros latino-americanos e narrativas de fronteira |
title_full |
Quando a rua soa, o cotidiano é palco - estudos sonoros latino-americanos e narrativas de fronteira |
title_fullStr |
Quando a rua soa, o cotidiano é palco - estudos sonoros latino-americanos e narrativas de fronteira |
title_full_unstemmed |
Quando a rua soa, o cotidiano é palco - estudos sonoros latino-americanos e narrativas de fronteira |
title_sort |
Quando a rua soa, o cotidiano é palco - estudos sonoros latino-americanos e narrativas de fronteira |
author |
Pereira, Victória Tupini |
author_facet |
Pereira, Victória Tupini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Victória Tupini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Registros Sonoros América Latina Fronteiras Cartografia |
topic |
Registros Sonoros América Latina Fronteiras Cartografia |
description |
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7817 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285232595697664 |