As percepções do professor sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomé, Bruna Rafaela Teles
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5584
Resumo: Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso da Especialização em História e América Latina pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
id UNIL_4b9adceee101529a72fba95d1c30b8ad
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5584
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling As percepções do professor sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades em uma Escola Municipal de Foz do IguaçuLas percepciones del maestro del trabajo docente en el contexto social de las vulnerabilidades en una Escuela Municipal en Foz do IguaçuTrabalho docenteDocentesContexto social - vulnerabilidadesArtigo apresentado como trabalho de conclusão de curso da Especialização em História e América Latina pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)Este trabalho é resultado de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de curso e analisa a percepção dos professores sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades. Buscou-se compreender como os(as) professores(as) narram as experiências deste campo de trabalho e classificam os conflitos cotidianos, procurando observar como se constitui a formação da consciência histórica e de classe. Neste trabalho apresentamos algumas reflexões, a partir de uma pesquisa qualitativa, de base interpretativa, sobre uma escola localizada em contexto social de vulnerabilidades no município de Foz do Iguaçu. Tem como procedimento metodológico estudo de caso e a coleta dos dados quantitativos e qualitativos realizados por meio de entrevista com os professores, questionários, análise dos documentos oficiais da escola e pesquisa bibliográfica em livros, artigos, teses e textos de arquivos digitais de autores que fundamentam a Educação Histórica como campo científico, como Lee (2006), Rüsen (2007), Schmidt (2005), Sanches (2015), Cainelli (2016) e os pressupostos para educação emancipatória de Paulo Freire (1996)Este trabajo es el resultado de una investigación del Trabajo de finalización del curso y analiza la percepción de los docentes sobre el trabajo docente en un contexto social de vulnerabilidades. Intentamos comprender cómo los maestros narran las experiencias de este campo de trabajo y clasifican los conflictos cotidianos, buscando observar cómo se constituye la formación de la conciencia histórica y de clase. En este trabajo presentamos algunas reflexiones, a partir de una investigación cualitativa, con una base interpretativa, sobre una escuela ubicada en un contexto social de vulnerabilidades en la ciudad de Foz do Iguaçu. Su procedimiento metodológico es el estudio de casos y la recopilación de datos cuantitativos y cualitativos realizados a través de entrevistas con docentes, cuestionarios, análisis de documentos escolares oficiales e investigación bibliográfica en libros, artículos, tesis y textos de archivos digitales de autores que respaldan La educación histórica como campo científico, como los supuestos de educación emancipadora de Lee (2006), Rüsen (2007), Sanches (2015), Cainelli (2016) y Paulo Freire (1996)Bruna Rafaela Teles ToméOliveira, Suellen Mayara Péres deTomé, Bruna Rafaela Teles2020-02-27T14:38:32Z2020-02-27T14:38:32Z2020-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfTOMÉ, Bruna Rafaela Teles. As percepções do professor sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu. 2020. 20 p. Artigo de conclusão de curso ( Especialização em História e América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Fpz do Iguaçu, 2020https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5584porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:57:48Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5584Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:57:48Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv As percepções do professor sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu
Las percepciones del maestro del trabajo docente en el contexto social de las vulnerabilidades en una Escuela Municipal en Foz do Iguaçu
title As percepções do professor sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu
spellingShingle As percepções do professor sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu
Tomé, Bruna Rafaela Teles
Trabalho docente
Docentes
Contexto social - vulnerabilidades
title_short As percepções do professor sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu
title_full As percepções do professor sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu
title_fullStr As percepções do professor sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu
title_full_unstemmed As percepções do professor sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu
title_sort As percepções do professor sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu
author Tomé, Bruna Rafaela Teles
author_facet Tomé, Bruna Rafaela Teles
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Suellen Mayara Péres de
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomé, Bruna Rafaela Teles
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Docentes
Contexto social - vulnerabilidades
topic Trabalho docente
Docentes
Contexto social - vulnerabilidades
description Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso da Especialização em História e América Latina pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-27T14:38:32Z
2020-02-27T14:38:32Z
2020-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TOMÉ, Bruna Rafaela Teles. As percepções do professor sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu. 2020. 20 p. Artigo de conclusão de curso ( Especialização em História e América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Fpz do Iguaçu, 2020
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5584
identifier_str_mv TOMÉ, Bruna Rafaela Teles. As percepções do professor sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu. 2020. 20 p. Artigo de conclusão de curso ( Especialização em História e América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Fpz do Iguaçu, 2020
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Bruna Rafaela Teles Tomé
publisher.none.fl_str_mv Bruna Rafaela Teles Tomé
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161883105787904