Do epistemicídio ao desafio da educação inclusiva no curso de filosofia da Unila: narrativas da colonização e perspectivas do pensamento negro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Fernanda Marinho de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7990
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Filosofia – Licenciatura.
id UNIL_4c3cbd5d85a55579a8dc8c89712d594d
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7990
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Do epistemicídio ao desafio da educação inclusiva no curso de filosofia da Unila: narrativas da colonização e perspectivas do pensamento negro.Epistemicídio Negro; Filosofia; Intelectuais Negros; Ocultamento EpistemológicoTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Filosofia – Licenciatura.Neste artigo apresentamos e problematizamos a temática de um possível epistemicídio negro no curso de Filosofia-Licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Para tanto, realizamos um estudo de revisão bibliográfica mobilizando autores/as, tal qual, conceitos, como epistemicídio por exemplo, que nos embasam e nos ajudam a problematizar e estabelecer nossa análise da temática em apreço. Junto à revisão bibliográfica, tomamos o Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia da Unila (vigente desde 2018), fazendo um recorte de disciplinas consideradas por nós ilustrativas de como se apresenta a formação de docentes em filosofia no contexto da Unila. Assim, foram utilizadas como ponto central para essa análise, as disciplinas que trabalham a história da filosofia Ocidental, a epistemologia, a ética e a política. Na pesquisa, procuramos pensar a formação de docentes de filosofia na Unila e sua futura atuação na educação básica, tomando como recorde específico de reflexão teórica filosófica questões em torno da ausência da produção intelectual negra na referida formação. Por conseguinte, a pesquisa teve como propósito investigar a possível manifestação do epistemicídio negro no contexto da formação dos/as futuros/as professores/as do curso de Filosofia-licenciatura (UNILA). Tal investigação se concentrou na análise de disciplinas selecionadas no que se refere a ementa e composição da bibliografia obrigatória destas. Após uma análise crítica desses elementos, observou-se uma discrepância significativa, tanto na epistemologia transmitida quanto na representatividade dos/as autores/as, os/as quais, em sua maioria, refletem uma perspectiva branca e eurocêntrica. Notou-se a ausência de intelectuais negros na bibliografia dada, bem como a negação de conhecimentos produzidos por intelectuais negros e negras.2024info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7990porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Fernanda Marinho dereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:43:19Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7990Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:43:19Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Do epistemicídio ao desafio da educação inclusiva no curso de filosofia da Unila: narrativas da colonização e perspectivas do pensamento negro.
title Do epistemicídio ao desafio da educação inclusiva no curso de filosofia da Unila: narrativas da colonização e perspectivas do pensamento negro.
spellingShingle Do epistemicídio ao desafio da educação inclusiva no curso de filosofia da Unila: narrativas da colonização e perspectivas do pensamento negro.
Sousa, Fernanda Marinho de
Epistemicídio Negro; Filosofia; Intelectuais Negros; Ocultamento Epistemológico
title_short Do epistemicídio ao desafio da educação inclusiva no curso de filosofia da Unila: narrativas da colonização e perspectivas do pensamento negro.
title_full Do epistemicídio ao desafio da educação inclusiva no curso de filosofia da Unila: narrativas da colonização e perspectivas do pensamento negro.
title_fullStr Do epistemicídio ao desafio da educação inclusiva no curso de filosofia da Unila: narrativas da colonização e perspectivas do pensamento negro.
title_full_unstemmed Do epistemicídio ao desafio da educação inclusiva no curso de filosofia da Unila: narrativas da colonização e perspectivas do pensamento negro.
title_sort Do epistemicídio ao desafio da educação inclusiva no curso de filosofia da Unila: narrativas da colonização e perspectivas do pensamento negro.
author Sousa, Fernanda Marinho de
author_facet Sousa, Fernanda Marinho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Fernanda Marinho de
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemicídio Negro; Filosofia; Intelectuais Negros; Ocultamento Epistemológico
topic Epistemicídio Negro; Filosofia; Intelectuais Negros; Ocultamento Epistemológico
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Filosofia – Licenciatura.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7990
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285264826826752