Do epistemicídio ao desafio da educação inclusiva no curso de filosofia da Unila: narrativas da colonização e perspectivas do pensamento negro.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7990 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Filosofia – Licenciatura. |
id |
UNIL_4c3cbd5d85a55579a8dc8c89712d594d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7990 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Do epistemicídio ao desafio da educação inclusiva no curso de filosofia da Unila: narrativas da colonização e perspectivas do pensamento negro.Epistemicídio Negro; Filosofia; Intelectuais Negros; Ocultamento EpistemológicoTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Filosofia – Licenciatura.Neste artigo apresentamos e problematizamos a temática de um possível epistemicídio negro no curso de Filosofia-Licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Para tanto, realizamos um estudo de revisão bibliográfica mobilizando autores/as, tal qual, conceitos, como epistemicídio por exemplo, que nos embasam e nos ajudam a problematizar e estabelecer nossa análise da temática em apreço. Junto à revisão bibliográfica, tomamos o Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia da Unila (vigente desde 2018), fazendo um recorte de disciplinas consideradas por nós ilustrativas de como se apresenta a formação de docentes em filosofia no contexto da Unila. Assim, foram utilizadas como ponto central para essa análise, as disciplinas que trabalham a história da filosofia Ocidental, a epistemologia, a ética e a política. Na pesquisa, procuramos pensar a formação de docentes de filosofia na Unila e sua futura atuação na educação básica, tomando como recorde específico de reflexão teórica filosófica questões em torno da ausência da produção intelectual negra na referida formação. Por conseguinte, a pesquisa teve como propósito investigar a possível manifestação do epistemicídio negro no contexto da formação dos/as futuros/as professores/as do curso de Filosofia-licenciatura (UNILA). Tal investigação se concentrou na análise de disciplinas selecionadas no que se refere a ementa e composição da bibliografia obrigatória destas. Após uma análise crítica desses elementos, observou-se uma discrepância significativa, tanto na epistemologia transmitida quanto na representatividade dos/as autores/as, os/as quais, em sua maioria, refletem uma perspectiva branca e eurocêntrica. Notou-se a ausência de intelectuais negros na bibliografia dada, bem como a negação de conhecimentos produzidos por intelectuais negros e negras.2024info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7990porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Fernanda Marinho dereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:43:19Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7990Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:43:19Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do epistemicídio ao desafio da educação inclusiva no curso de filosofia da Unila: narrativas da colonização e perspectivas do pensamento negro. |
title |
Do epistemicídio ao desafio da educação inclusiva no curso de filosofia da Unila: narrativas da colonização e perspectivas do pensamento negro. |
spellingShingle |
Do epistemicídio ao desafio da educação inclusiva no curso de filosofia da Unila: narrativas da colonização e perspectivas do pensamento negro. Sousa, Fernanda Marinho de Epistemicídio Negro; Filosofia; Intelectuais Negros; Ocultamento Epistemológico |
title_short |
Do epistemicídio ao desafio da educação inclusiva no curso de filosofia da Unila: narrativas da colonização e perspectivas do pensamento negro. |
title_full |
Do epistemicídio ao desafio da educação inclusiva no curso de filosofia da Unila: narrativas da colonização e perspectivas do pensamento negro. |
title_fullStr |
Do epistemicídio ao desafio da educação inclusiva no curso de filosofia da Unila: narrativas da colonização e perspectivas do pensamento negro. |
title_full_unstemmed |
Do epistemicídio ao desafio da educação inclusiva no curso de filosofia da Unila: narrativas da colonização e perspectivas do pensamento negro. |
title_sort |
Do epistemicídio ao desafio da educação inclusiva no curso de filosofia da Unila: narrativas da colonização e perspectivas do pensamento negro. |
author |
Sousa, Fernanda Marinho de |
author_facet |
Sousa, Fernanda Marinho de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Fernanda Marinho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemicídio Negro; Filosofia; Intelectuais Negros; Ocultamento Epistemológico |
topic |
Epistemicídio Negro; Filosofia; Intelectuais Negros; Ocultamento Epistemológico |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Filosofia – Licenciatura. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7990 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285264826826752 |