Entre Memórias e Identidades: a Escolarização de Descendentes das Diásporas Chinesas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chan, Fernanda Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7092
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito para a obtenção de título de licenciada em História - Licenciatura.
id UNIL_4d31ee328925927ef3e27d204bc83b3b
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7092
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Entre Memórias e Identidades: a Escolarização de Descendentes das Diásporas Chinesas no Brasilmemória escolar; identidade; chineses no Brasil;Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito para a obtenção de título de licenciada em História - Licenciatura.A migração asiática, especificamente oriunda da China para o Brasil, é um fenômeno que começou no final do século XIX e início do século XX. O número de chineses aumentou e consequentemente aumentou o número de seus descendentes nas escolas brasileiras, cuja função por muito tempo foi de construção da identidade nacional brasileira. No presente artigo, pretende-se conhecer as relações sociais que os descendentes de chineses estabeleceram no Brasil a partir de suas memórias escolares, bem como descobrir como as experiências escolares interferiram na forma como estes sujeitos se identificam e são identificados. Com este objetivo, foram feitas quatro entrevistas entre 2021 e 2022, com gravação de áudio, e utilizando técnicas da História Oral a partir dos apontamentos de Verena Alberti (2010) e Alessandro Portelli (2016). As narrativas foram analisadas a partir das contribuições de Maurice Halbwachs (1990), sobre memórias coletivas, e Jeffrey Lesser (1999), sobre identidade e miscigenação de asiáticos no Brasil. Ao fim, das experiências narradas, foi possível compreender que os sujeitos sempre narram individualmente, mas suas memórias estão sempre respaldadas por grupos sociais (HALBWACHS,1990) e sua identidade nunca é estática, pois nem sempre é brasileira e nem sempre é chinesa, mas sempre é fluida (LESSER, 1999).2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7092porinfo:eu-repo/semantics/openAccessChan, Fernanda Ferreirareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:45:39Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7092Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:45:39Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre Memórias e Identidades: a Escolarização de Descendentes das Diásporas Chinesas no Brasil
title Entre Memórias e Identidades: a Escolarização de Descendentes das Diásporas Chinesas no Brasil
spellingShingle Entre Memórias e Identidades: a Escolarização de Descendentes das Diásporas Chinesas no Brasil
Chan, Fernanda Ferreira
memória escolar; identidade; chineses no Brasil;
title_short Entre Memórias e Identidades: a Escolarização de Descendentes das Diásporas Chinesas no Brasil
title_full Entre Memórias e Identidades: a Escolarização de Descendentes das Diásporas Chinesas no Brasil
title_fullStr Entre Memórias e Identidades: a Escolarização de Descendentes das Diásporas Chinesas no Brasil
title_full_unstemmed Entre Memórias e Identidades: a Escolarização de Descendentes das Diásporas Chinesas no Brasil
title_sort Entre Memórias e Identidades: a Escolarização de Descendentes das Diásporas Chinesas no Brasil
author Chan, Fernanda Ferreira
author_facet Chan, Fernanda Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chan, Fernanda Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv memória escolar; identidade; chineses no Brasil;
topic memória escolar; identidade; chineses no Brasil;
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito para a obtenção de título de licenciada em História - Licenciatura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7092
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285246533369856