“Retratos Brasileiros” de Dalton Paula (2018-2022): uma Análise da Coleção Artística que dá Rosto a Grandes Figuras Históricas Pretas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Agatha Virginia Souza Oliveira
Data de Publicação: 2022
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7078
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
id UNIL_4d4e6ef21bac3fad396b4fd45ced9b32
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7078
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling “Retratos Brasileiros” de Dalton Paula (2018-2022): uma Análise da Coleção Artística que dá Rosto a Grandes Figuras Históricas PretasRetratos históricos, Dalton Paula, MASP, figuras pretas, negritude.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.A arte é uma ferramenta de transformação social, isto posto, o debate levantado foca nas representações de pessoas pretas que são lideranças de movimentos de resistência, mas que tem seus rostos apagados ou pouco disseminados. Nesse sentido, o artista preto Dalton Paula elenca trinta nomes de figuras históricas para fazer retratos através de pinturas, com o objetivo de construir e criar rostos, tendo em vista que as imagens que temos são projeções de histórias que chegaram dessas pessoas a essas personagens, levando em consideração a recente produção do artista, este artigo é pioneiro na temática. Os movimentos sociais são essenciais nesse processo, uma vez que as pressões e a demanda popular mobilizam os espaços museais fazendo com que figuras como Paula e sua produção ganhem destaque. Por fim, as obras artísticas são uma forma de trazer destaque às pessoas subalternizadas.2023-01-14T23:41:41Z2023-01-14T23:41:41Z2022application/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7078porBatista, Agatha Virginia Souza Oliveirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:46:19Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7078Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:46:19Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv “Retratos Brasileiros” de Dalton Paula (2018-2022): uma Análise da Coleção Artística que dá Rosto a Grandes Figuras Históricas Pretas
title “Retratos Brasileiros” de Dalton Paula (2018-2022): uma Análise da Coleção Artística que dá Rosto a Grandes Figuras Históricas Pretas
spellingShingle “Retratos Brasileiros” de Dalton Paula (2018-2022): uma Análise da Coleção Artística que dá Rosto a Grandes Figuras Históricas Pretas
Batista, Agatha Virginia Souza Oliveira
Retratos históricos, Dalton Paula, MASP, figuras pretas, negritude.
title_short “Retratos Brasileiros” de Dalton Paula (2018-2022): uma Análise da Coleção Artística que dá Rosto a Grandes Figuras Históricas Pretas
title_full “Retratos Brasileiros” de Dalton Paula (2018-2022): uma Análise da Coleção Artística que dá Rosto a Grandes Figuras Históricas Pretas
title_fullStr “Retratos Brasileiros” de Dalton Paula (2018-2022): uma Análise da Coleção Artística que dá Rosto a Grandes Figuras Históricas Pretas
title_full_unstemmed “Retratos Brasileiros” de Dalton Paula (2018-2022): uma Análise da Coleção Artística que dá Rosto a Grandes Figuras Históricas Pretas
title_sort “Retratos Brasileiros” de Dalton Paula (2018-2022): uma Análise da Coleção Artística que dá Rosto a Grandes Figuras Históricas Pretas
author Batista, Agatha Virginia Souza Oliveira
author_facet Batista, Agatha Virginia Souza Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Agatha Virginia Souza Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Retratos históricos, Dalton Paula, MASP, figuras pretas, negritude.
topic Retratos históricos, Dalton Paula, MASP, figuras pretas, negritude.
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-01-14T23:41:41Z
2023-01-14T23:41:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7078
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1824948448471810048