“Retratos Brasileiros” de Dalton Paula (2018-2022): uma Análise da Coleção Artística que dá Rosto a Grandes Figuras Históricas Pretas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7078 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. |
id |
UNIL_4d4e6ef21bac3fad396b4fd45ced9b32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7078 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
“Retratos Brasileiros” de Dalton Paula (2018-2022): uma Análise da Coleção Artística que dá Rosto a Grandes Figuras Históricas PretasRetratos históricos, Dalton Paula, MASP, figuras pretas, negritude.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.A arte é uma ferramenta de transformação social, isto posto, o debate levantado foca nas representações de pessoas pretas que são lideranças de movimentos de resistência, mas que tem seus rostos apagados ou pouco disseminados. Nesse sentido, o artista preto Dalton Paula elenca trinta nomes de figuras históricas para fazer retratos através de pinturas, com o objetivo de construir e criar rostos, tendo em vista que as imagens que temos são projeções de histórias que chegaram dessas pessoas a essas personagens, levando em consideração a recente produção do artista, este artigo é pioneiro na temática. Os movimentos sociais são essenciais nesse processo, uma vez que as pressões e a demanda popular mobilizam os espaços museais fazendo com que figuras como Paula e sua produção ganhem destaque. Por fim, as obras artísticas são uma forma de trazer destaque às pessoas subalternizadas.2023-01-14T23:41:41Z2023-01-14T23:41:41Z2022application/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7078porBatista, Agatha Virginia Souza Oliveirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:46:19Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7078Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:46:19Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Retratos Brasileiros” de Dalton Paula (2018-2022): uma Análise da Coleção Artística que dá Rosto a Grandes Figuras Históricas Pretas |
title |
“Retratos Brasileiros” de Dalton Paula (2018-2022): uma Análise da Coleção Artística que dá Rosto a Grandes Figuras Históricas Pretas |
spellingShingle |
“Retratos Brasileiros” de Dalton Paula (2018-2022): uma Análise da Coleção Artística que dá Rosto a Grandes Figuras Históricas Pretas Batista, Agatha Virginia Souza Oliveira Retratos históricos, Dalton Paula, MASP, figuras pretas, negritude. |
title_short |
“Retratos Brasileiros” de Dalton Paula (2018-2022): uma Análise da Coleção Artística que dá Rosto a Grandes Figuras Históricas Pretas |
title_full |
“Retratos Brasileiros” de Dalton Paula (2018-2022): uma Análise da Coleção Artística que dá Rosto a Grandes Figuras Históricas Pretas |
title_fullStr |
“Retratos Brasileiros” de Dalton Paula (2018-2022): uma Análise da Coleção Artística que dá Rosto a Grandes Figuras Históricas Pretas |
title_full_unstemmed |
“Retratos Brasileiros” de Dalton Paula (2018-2022): uma Análise da Coleção Artística que dá Rosto a Grandes Figuras Históricas Pretas |
title_sort |
“Retratos Brasileiros” de Dalton Paula (2018-2022): uma Análise da Coleção Artística que dá Rosto a Grandes Figuras Históricas Pretas |
author |
Batista, Agatha Virginia Souza Oliveira |
author_facet |
Batista, Agatha Virginia Souza Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Agatha Virginia Souza Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Retratos históricos, Dalton Paula, MASP, figuras pretas, negritude. |
topic |
Retratos históricos, Dalton Paula, MASP, figuras pretas, negritude. |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-01-14T23:41:41Z 2023-01-14T23:41:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7078 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1824948448471810048 |