A Construção da Educação como um Direito Social: O Serviço Social Frente ao Abandono Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos Salles, Talyta
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5378
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Serviço Social. Orientador (a): Prof. Dra Édina Vergara Mayer
id UNIL_4e474e5cec51c524b5d7e02d58558664
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5378
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A Construção da Educação como um Direito Social: O Serviço Social Frente ao Abandono EscolarEducaçãoAbandono EscolarEnsino-aprendizadoServiço SocialTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Serviço Social. Orientador (a): Prof. Dra Édina Vergara MayerEste artigo apresentará a construção da educação através de momentos históricos que demarcaram o cenário das políticas atuais de educação. Tendo como base a percepção do serviço social para contribuir no que diz respeito ao acesso e permanência escolar do aluno em situação de vulnerabilidade social na escola. Trazendo a reflexão de enfrentamento através da intervenção profissional para superação dos fatores associados ao abandono escolar que prejudicam o ensino-aprendizado da criança e adolescente em idade escolar. Abordará alguns dos fatores que estão associados ao abandono escolar e como isso pode ser transformado em ações afirmativas dos demais atores institucionais que atuam juntamente com o profissional de Serviço Social. Trabalhar a política de educação como um todo é também desenvolver ações em consonância com outras políticas sociais, nas quais estão imbricadas a educação, sendo elas assistencial, habitacional, de saúde entre outras.This article will present the construction of education through historical moments that marked the scenario of current education policies. Based on the perception of social work to contribute with regard to access and school permanence of students in situations of social vulnerability in school. Bringing the reflection of coping through professional intervention to overcome the factors associated with dropping out that impair the teaching learning of school-age children and adolescents. It will address some of the factors that are associated with dropping out and how this can be turned into affirmative action by other institutional actors who work with the social work professional. Working the education policy as a whole is also to develop actions in line with other social policies, in which education is intertwined, being assistance, housing, health and othersEste artículo presentará la construcción de la educación a través de momentos histó- ricos que marcaron el escenario de las políticas educativas actuales. Basado en la percepción del trabajo social para contribuir con respecto al acceso y la permanencia escolar de los estudiantes en situaciones de vulnerabilidad social en la escuela. Tra- yendo la reflexión de afrontamiento a través de la intervención profesional para su- perar los factores asociados con el abandono que perjudican la enseñanza-aprendi- zaje de niños y adolescentes en edad escolar. Abordará algunos de los factores aso- ciados con el abandono y cómo esto puede convertirse en acciones afirmativas de otros actores institucionales que actúan en conjunto con el profesional del trabajo so- cial. Trabajar la política educativa en su conjunto también es desarrollar acciones en línea con otras políticas sociales, en las cuales la educación se entrelaza, siendo asistencia, vivienda, salud y otrosMayer, Édina VergaraCampos Salles, Talyta2019-12-12T22:39:27Z2019-12-12T22:39:27Z2019-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCAMPOS, Talyta Salles de. Construção da Educação como um direito social: o Serviço Social frente ao abandono escolar. 2019. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5378porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:55:04Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5378Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:55:04Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Construção da Educação como um Direito Social: O Serviço Social Frente ao Abandono Escolar
title A Construção da Educação como um Direito Social: O Serviço Social Frente ao Abandono Escolar
spellingShingle A Construção da Educação como um Direito Social: O Serviço Social Frente ao Abandono Escolar
Campos Salles, Talyta
Educação
Abandono Escolar
Ensino-aprendizado
Serviço Social
title_short A Construção da Educação como um Direito Social: O Serviço Social Frente ao Abandono Escolar
title_full A Construção da Educação como um Direito Social: O Serviço Social Frente ao Abandono Escolar
title_fullStr A Construção da Educação como um Direito Social: O Serviço Social Frente ao Abandono Escolar
title_full_unstemmed A Construção da Educação como um Direito Social: O Serviço Social Frente ao Abandono Escolar
title_sort A Construção da Educação como um Direito Social: O Serviço Social Frente ao Abandono Escolar
author Campos Salles, Talyta
author_facet Campos Salles, Talyta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mayer, Édina Vergara
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos Salles, Talyta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Abandono Escolar
Ensino-aprendizado
Serviço Social
topic Educação
Abandono Escolar
Ensino-aprendizado
Serviço Social
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Serviço Social. Orientador (a): Prof. Dra Édina Vergara Mayer
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12T22:39:27Z
2019-12-12T22:39:27Z
2019-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPOS, Talyta Salles de. Construção da Educação como um direito social: o Serviço Social frente ao abandono escolar. 2019. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5378
identifier_str_mv CAMPOS, Talyta Salles de. Construção da Educação como um direito social: o Serviço Social frente ao abandono escolar. 2019. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161896066187264