Tutorías Internacionales de la UNL; un programa en continuo crecimiento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ojeda, Norberto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Callau, Josefina, Zucarelli, Viviana
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5703
Resumo: O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.
id UNIL_552b036fb8f00b14cee4151e74f2a5d0
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5703
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Tutorías Internacionales de la UNL; un programa en continuo crecimientoIntercambios estudiantilesEducación SuperiorO CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.La globalización es un fenómeno que en la actualidad afecta a diferentes países de diversas formas según las características culturales, económicas, tradiciones y la historia de cada nación. La globalización está dada principalmente por el flujo de tecnología, economía, personas, valores e ideas que traspasan las fronteras de una nación y producen efecto directo sobre las Instituciones de Educación Superior. Según Theiler (2009), las universidades deben desarrollar diferentes capacidades de adaptación a un mundo cada vez más interconectado, donde el avance de la comunicación e información y la creciente importancia del conocimiento están en función de las nuevas tecnologías. Esto les permite a las universidades seguir siendo el motor del conocimiento de la región y para ello deben proponerse diversos procesos que la conduzcan hacia la internacionalización para asegurar la formación de recursos humanos de alta calidad. En ese marco, la Universidad Nacional del Litoral (UNL) sostiene una ambiciosa política de intercambio académico internacional gracias a la cual numerosos estudiantes y docentes se movilizan cada año con destino a universidades del mundo. A su vez, la UNL recibe a alumnos y profesores internacionales que eligen estudiar, enseñar e investigar en Argentina, poniendo a su disposición una importante estructura de recursos materiales y servicios para darles alojamiento y acompañar su experiencia. El PROgrama INternacional de Movilidad de EStudiantes (PROINMES) es un instrumento de internacionalización de la Secretaría de Desarrollo Institucional e Internacionalización (SDIeI) que tiene como propósito promover el intercambio de estudiantes de grado de las distintas Facultades de la UNL. La movilidad es un instrumento que favorece sustancialmente la internacionalización de los estudiantes pero suele alcanzar a un número reducido de los miembros de la comunidad educativa (1 de cada 10 graduados de la UNL ha participado de un intercambio). En este sentido, se han desarrollado otras estrategias con el fin de que más estudiantes logren procesos de internacionalización sin que la movilidad sea una condición sine qua non. Las tutorías internacionales surgen entonces con el fin de generar espacios que permitan a los estudiantes estar en contacto con alumnos intercambistas extranjeros. Las tutorías internacionales son espacios que promuevan la democratización del proceso de internacionalización al permitirles a los alumnos tutores que participan del programa, conocer nuevas culturas y tradiciones, procesos y metodologías de aprendizajes, diferentes enfoques internacionales de las carreras y, en algunos casos, perfeccionar/practicar un idioma extranjero; preparando a los estudiantes para realizarse profesionalmente y socialmente en un contexto internacional y multicultural. Los estudiantes tutores del PROINMES se inscriben voluntariamente en las convocatorias semestrales para acompañar y orientar en el proceso de movilidad de los alumnos extranjeros.Núcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del Mercosur - NUCLEO Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação na América Latina – EducAL/UNILA Instituto Mercosul de Estudos Avançados – IMEA/UNILA Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais – PROINT/UNILA2019-09-04info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5703spainfo:eu-repo/semantics/openAccessOjeda, NorbertoCallau, JosefinaZucarelli, Vivianareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:30:50Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5703Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:30:50Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Tutorías Internacionales de la UNL; un programa en continuo crecimiento
title Tutorías Internacionales de la UNL; un programa en continuo crecimiento
spellingShingle Tutorías Internacionales de la UNL; un programa en continuo crecimiento
Ojeda, Norberto
Intercambios estudiantiles
Educación Superior
title_short Tutorías Internacionales de la UNL; un programa en continuo crecimiento
title_full Tutorías Internacionales de la UNL; un programa en continuo crecimiento
title_fullStr Tutorías Internacionales de la UNL; un programa en continuo crecimiento
title_full_unstemmed Tutorías Internacionales de la UNL; un programa en continuo crecimiento
title_sort Tutorías Internacionales de la UNL; un programa en continuo crecimiento
author Ojeda, Norberto
author_facet Ojeda, Norberto
Callau, Josefina
Zucarelli, Viviana
author_role author
author2 Callau, Josefina
Zucarelli, Viviana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ojeda, Norberto
Callau, Josefina
Zucarelli, Viviana
dc.subject.por.fl_str_mv Intercambios estudiantiles
Educación Superior
topic Intercambios estudiantiles
Educación Superior
description O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasil
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5703
identifier_str_mv CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasil
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5703
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285266159566848