A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Mariana Camargo do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6586
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.
id UNIL_5c1dda9782981afbf3c83776e7f1da95
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6586
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no BrasilCurrículo globalizado; globalização hegemônica; BNCC; organismos supranacionais; Banco Mundial.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.A presente pesquisa visa promover reflexões sobre a globalização e suas implicações na padronização curricular a partir do século XX e início do século XXI. Tendo como recorte temporal o período iminente à Segunda Guerra Mundial, destaca a mudança de paradigma dos currículos escolares que, neste momento, passaram a ser guiados em direção à construção de uma identidade global. A construção dessa identidade global acontece atrelada a outros fatores essenciais, que são a homogeneização e isomorfismo das categorias curriculares a nível mundial e a emergência de um modelo de sociedade também padronizado. Discutimos então, como a globalização dos currículos promove um novo arranjo organizacional que interfere diretamente na relação entre currículo e espaço escolar, pois transfere os poderes de decisão sobre a prática educativa para a escala global – onde predomina a ação de agentes econômicos internacionais – ao mesmo tempo em que mina o poder de decisão e autonomia da escala local, onde predomina a prática educativa que é estreitamente ligada ao espaço de significação dos sujeitos e da transformação social. Assim, a escola e o currículo se tornam desterritorializados, submetidos às determinações externas ao ambiente escolar e que servem, sobretudo, à lógica de acumulação do capital. A partir de uma revisão bibliográfica de alguns dos principais autores do tema, demonstramos como a globalização dos currículos infere na manutenção da racionalidade dominante, que a partir de grandes investimentos estrangeiros diretos formalizaram as principais reformas da educação brasileira das últimas décadas, implementando a desregulamentação da educação da esfera pública para a esfera privada e fazendo prevalecer as relações hegemônicas entre centro e periferia do sistema-mundo na formulação dos currículos escolares globalizados.OrientaçãoPrado, Mariana Camargo do2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6586porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:44:09Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6586Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:44:09Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil
title A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil
spellingShingle A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil
Prado, Mariana Camargo do
Currículo globalizado; globalização hegemônica; BNCC; organismos supranacionais; Banco Mundial.
title_short A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil
title_full A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil
title_fullStr A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil
title_full_unstemmed A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil
title_sort A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil
author Prado, Mariana Camargo do
author_facet Prado, Mariana Camargo do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Mariana Camargo do
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo globalizado; globalização hegemônica; BNCC; organismos supranacionais; Banco Mundial.
topic Currículo globalizado; globalização hegemônica; BNCC; organismos supranacionais; Banco Mundial.
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6586
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285236679901184