A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6586 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura. |
id |
UNIL_5c1dda9782981afbf3c83776e7f1da95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6586 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no BrasilCurrículo globalizado; globalização hegemônica; BNCC; organismos supranacionais; Banco Mundial.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.A presente pesquisa visa promover reflexões sobre a globalização e suas implicações na padronização curricular a partir do século XX e início do século XXI. Tendo como recorte temporal o período iminente à Segunda Guerra Mundial, destaca a mudança de paradigma dos currículos escolares que, neste momento, passaram a ser guiados em direção à construção de uma identidade global. A construção dessa identidade global acontece atrelada a outros fatores essenciais, que são a homogeneização e isomorfismo das categorias curriculares a nível mundial e a emergência de um modelo de sociedade também padronizado. Discutimos então, como a globalização dos currículos promove um novo arranjo organizacional que interfere diretamente na relação entre currículo e espaço escolar, pois transfere os poderes de decisão sobre a prática educativa para a escala global – onde predomina a ação de agentes econômicos internacionais – ao mesmo tempo em que mina o poder de decisão e autonomia da escala local, onde predomina a prática educativa que é estreitamente ligada ao espaço de significação dos sujeitos e da transformação social. Assim, a escola e o currículo se tornam desterritorializados, submetidos às determinações externas ao ambiente escolar e que servem, sobretudo, à lógica de acumulação do capital. A partir de uma revisão bibliográfica de alguns dos principais autores do tema, demonstramos como a globalização dos currículos infere na manutenção da racionalidade dominante, que a partir de grandes investimentos estrangeiros diretos formalizaram as principais reformas da educação brasileira das últimas décadas, implementando a desregulamentação da educação da esfera pública para a esfera privada e fazendo prevalecer as relações hegemônicas entre centro e periferia do sistema-mundo na formulação dos currículos escolares globalizados.OrientaçãoPrado, Mariana Camargo do2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6586porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:44:09Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6586Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:44:09Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil |
title |
A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil |
spellingShingle |
A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil Prado, Mariana Camargo do Currículo globalizado; globalização hegemônica; BNCC; organismos supranacionais; Banco Mundial. |
title_short |
A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil |
title_full |
A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil |
title_fullStr |
A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil |
title_full_unstemmed |
A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil |
title_sort |
A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil |
author |
Prado, Mariana Camargo do |
author_facet |
Prado, Mariana Camargo do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orientação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Mariana Camargo do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo globalizado; globalização hegemônica; BNCC; organismos supranacionais; Banco Mundial. |
topic |
Currículo globalizado; globalização hegemônica; BNCC; organismos supranacionais; Banco Mundial. |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6586 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285236679901184 |