É possível ler sem contextualizar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2393 |
Resumo: | IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
id |
UNIL_5d41a235ed925f42d204ad4e5615023b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2393 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
É possível ler sem contextualizar?Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNOrientações Curriculares para o Ensino MédioIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016A partir da leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006) observase que o ensino de língua materna e estrangeira não objetiva o aprendizado de estruturas gramaticais, mas, a língua em função, nas interações. Para que esse objetivo seja alcançado, notase a preocupação com a seleção dos textos (verbais, nãoverbais e audiovisuais), com a diversidade de gêneros discursivos e de temas que compõem os materiais didáticos de maneira que as atividades de compreensão escrita e oral ofereçam oportunidades tanto para a descoberta de diferentes culturas, sob diversas perspectivas, favorecendo questionamentos e reflexões, quanto para o aprofundamento de conhecimentos linguísticos e discursivos. A contextualização dos textos, portanto, revelase fundamental para alcançar esses propósitos. Neste trabalho, nosso ponto de partida é a seguinte questão: será que nas atividades de leitura dos livros didáticos de espanhol são oferecidas informações e/ou questões sobre as condições de produção e funções sociais dos textos? De que maneira as informações sobre quem produziu o texto, para quem, por que, quando, onde etc. são apresentadas e exploradas? O objetivo da pesquisa é fazer um levantamento dos gêneros discursivos que aparecem na seção de leitura dos livros didáticos de língua espanhola aprovados no PNLD 2015 e discutir como se dá a contextualização dos textos nas atividades de leitura. Serão usadas como principais referências teóricas Rojo (2015) e Antunes (2009)UNILA-UNIOESTEUNILA2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2393porinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Patrícia Silva dereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:27:51Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2393Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:27:51Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
É possível ler sem contextualizar? |
title |
É possível ler sem contextualizar? |
spellingShingle |
É possível ler sem contextualizar? Moura, Patrícia Silva de Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN Orientações Curriculares para o Ensino Médio |
title_short |
É possível ler sem contextualizar? |
title_full |
É possível ler sem contextualizar? |
title_fullStr |
É possível ler sem contextualizar? |
title_full_unstemmed |
É possível ler sem contextualizar? |
title_sort |
É possível ler sem contextualizar? |
author |
Moura, Patrícia Silva de |
author_facet |
Moura, Patrícia Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Patrícia Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN Orientações Curriculares para o Ensino Médio |
topic |
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN Orientações Curriculares para o Ensino Médio |
description |
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2393 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285237345746944 |