É possível ler sem contextualizar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Patrícia Silva de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2393
Resumo: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
id UNIL_5d41a235ed925f42d204ad4e5615023b
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2393
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling É possível ler sem contextualizar?Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNOrientações Curriculares para o Ensino MédioIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016A partir da leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006) observase que o ensino de língua materna e estrangeira não objetiva o aprendizado de estruturas gramaticais, mas, a língua em função, nas interações. Para que esse objetivo seja alcançado, notase a preocupação com a seleção dos textos (verbais, nãoverbais e audiovisuais), com a diversidade de gêneros discursivos e de temas que compõem os materiais didáticos de maneira que as atividades de compreensão escrita e oral ofereçam oportunidades tanto para a descoberta de diferentes culturas, sob diversas perspectivas, favorecendo questionamentos e reflexões, quanto para o aprofundamento de conhecimentos linguísticos e discursivos. A contextualização dos textos, portanto, revelase fundamental para alcançar esses propósitos. Neste trabalho, nosso ponto de partida é a seguinte questão: será que nas atividades de leitura dos livros didáticos de espanhol são oferecidas informações e/ou questões sobre as condições de produção e funções sociais dos textos? De que maneira as informações sobre quem produziu o texto, para quem, por que, quando, onde etc. são apresentadas e exploradas? O objetivo da pesquisa é fazer um levantamento dos gêneros discursivos que aparecem na seção de leitura dos livros didáticos de língua espanhola aprovados no PNLD 2015 e discutir como se dá a contextualização dos textos nas atividades de leitura. Serão usadas como principais referências teóricas Rojo (2015) e Antunes (2009)UNILA­-UNIOESTEUNILA2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2393porinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Patrícia Silva dereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:27:51Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2393Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:27:51Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv É possível ler sem contextualizar?
title É possível ler sem contextualizar?
spellingShingle É possível ler sem contextualizar?
Moura, Patrícia Silva de
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN
Orientações Curriculares para o Ensino Médio
title_short É possível ler sem contextualizar?
title_full É possível ler sem contextualizar?
title_fullStr É possível ler sem contextualizar?
title_full_unstemmed É possível ler sem contextualizar?
title_sort É possível ler sem contextualizar?
author Moura, Patrícia Silva de
author_facet Moura, Patrícia Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Patrícia Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN
Orientações Curriculares para o Ensino Médio
topic Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN
Orientações Curriculares para o Ensino Médio
description IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2393
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNILA
publisher.none.fl_str_mv UNILA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285237345746944