O Gênero notícia e o ensino de espanhol sob uma perspectiva discursiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2404 |
Resumo: | IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
id |
UNIL_5f40a2f9fdd3482e0766d59328c98fe1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2404 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
O Gênero notícia e o ensino de espanhol sob uma perspectiva discursivaGênero notíciaEnsino de espanholIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Esta comunicação é um relato de uma experiência que é fruto de um trabalho realizado há, pelo menos um ano, pelos docentes de espanhol língua estrangeira (E/LE) do IFRJ e tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho, executada no ensino de E/LE no IFRJ, baseada no estudo do gênero notícia. Para sua elaboração partimos dos pressupostos teóricos de Bakhtin (2000), sobre gêneros de discurso, apresentados por ele como tipos relativamente estáveis e enunciados, orais ou escritos. Compreendemos, ainda de acordo com os estudos do autor, a língua como fenômeno sócio- histórico, a partir da interação verbal. Consideramos também o exposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira para o Ensino Médio (2000) e nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Espanhol (2006), os quais realçam que o ensino da LE deve contribuir para o exercício da cidadania. Assim, nosso trabalho iniciouse com a apresentação de alguns conceitos sobre nossa visão de ensino de línguas e como continuação elaboramos algumas atividades para mostrar aos estudantes como se constituíam os diferentes gêneros de discurso e sua natureza históricosocial. A partir daí, inserimos o gênero notícia e utilizamos tarefas que tratavam suas características composicionais. Para finalizar esse estudo os alunos produziram tal gênero. É importante dizer que no decorrer de nosso trabalho, que ainda está em curso, observamos que quando nos baseamos nessa compreensão de ensino, oferecemos situações que favorecem e estimulam a compreensão do papel dessa língua estrangeira no contexto das atividades profissionais e pessoais dos estudantesUNILA-UNIOESTEUNILA2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Raabe Costa Alvesreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:28:48Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2404Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:28:48Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Gênero notícia e o ensino de espanhol sob uma perspectiva discursiva |
title |
O Gênero notícia e o ensino de espanhol sob uma perspectiva discursiva |
spellingShingle |
O Gênero notícia e o ensino de espanhol sob uma perspectiva discursiva Oliveira, Raabe Costa Alves Gênero notícia Ensino de espanhol |
title_short |
O Gênero notícia e o ensino de espanhol sob uma perspectiva discursiva |
title_full |
O Gênero notícia e o ensino de espanhol sob uma perspectiva discursiva |
title_fullStr |
O Gênero notícia e o ensino de espanhol sob uma perspectiva discursiva |
title_full_unstemmed |
O Gênero notícia e o ensino de espanhol sob uma perspectiva discursiva |
title_sort |
O Gênero notícia e o ensino de espanhol sob uma perspectiva discursiva |
author |
Oliveira, Raabe Costa Alves |
author_facet |
Oliveira, Raabe Costa Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Raabe Costa Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero notícia Ensino de espanhol |
topic |
Gênero notícia Ensino de espanhol |
description |
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2404 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285253591334912 |