A Interseccionalidade na Educação Inclusiva: Marcadores Sociais da Diferença
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6131 |
Resumo: | Artigo apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Gênero e Diversidade na Educação. |
id |
UNIL_6955065b11a5308d8baf74497add930c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6131 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
A Interseccionalidade na Educação Inclusiva: Marcadores Sociais da DiferençaGênero, Raça, Interseccionalidade, Espaços EducacionaisArtigo apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Gênero e Diversidade na Educação.Existem diversas formas de opressões como “o sexismo, o classismo, capitalismo, xenofobia, bifobia, homofobia, a transfobia e as intolerâncias baseadas em crenças”, porém nesse artigo aprofundarei principalmente os estudos das desigualdades de gênero e raça que compõem um campo fértil para pensar a promoção de uma cultura de direitos humanos no interior da escola básica, através do reconhecimento da alteridade e da diversidade. Nesse sentido, a perspectiva da interseccionalidade contribui para esse reconhecimento na medida em que entende as categorias mulher/homem, feminino/masculino de forma plural e não fixa. Atualmente, muito se fala sobre as relações de gênero e raça em vários meios e principalmente nos espaços educacionais, porém o assunto ainda é abordado de forma evasiva, onde perguntas e respostas geralmente não são esclarecidas. A finalidade deste artigo é levantar algumas reflexões sobre a temática gênero e raça envolventes na comunidade educacional; de que forma essa comunidade vem lidando com tais questões. No ambiente educacional é corriqueiro depararmos com grupos de alunos praticando a violência que pode ser entendida como ações de agressão física, psicológica e social que são justificadas por relações desiguais de poder evidenciando-se o machismo, homofobia, bullying e racismo. Os problemas que ocorrem e que são vivenciados nos espaços educacionais envolvendo as questões de gênero, raça e as desigualdades, é um indicativo que nos leva a refletir do quão é necessário investir na construção de parâmetros éticos. Uma ética pautada pela noção de justiça social e que norteie tanto as relações sociais quanto a prática pedagógica.OrientaçãoRamos, Leni Rodrigues2021-06-09info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:59:09Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6131Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:59:09Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Interseccionalidade na Educação Inclusiva: Marcadores Sociais da Diferença |
title |
A Interseccionalidade na Educação Inclusiva: Marcadores Sociais da Diferença |
spellingShingle |
A Interseccionalidade na Educação Inclusiva: Marcadores Sociais da Diferença Ramos, Leni Rodrigues Gênero, Raça, Interseccionalidade, Espaços Educacionais |
title_short |
A Interseccionalidade na Educação Inclusiva: Marcadores Sociais da Diferença |
title_full |
A Interseccionalidade na Educação Inclusiva: Marcadores Sociais da Diferença |
title_fullStr |
A Interseccionalidade na Educação Inclusiva: Marcadores Sociais da Diferença |
title_full_unstemmed |
A Interseccionalidade na Educação Inclusiva: Marcadores Sociais da Diferença |
title_sort |
A Interseccionalidade na Educação Inclusiva: Marcadores Sociais da Diferença |
author |
Ramos, Leni Rodrigues |
author_facet |
Ramos, Leni Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orientação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Leni Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero, Raça, Interseccionalidade, Espaços Educacionais |
topic |
Gênero, Raça, Interseccionalidade, Espaços Educacionais |
description |
Artigo apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Gênero e Diversidade na Educação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6131 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285232629252096 |