A Interseccionalidade na Educação Inclusiva: Marcadores Sociais da Diferença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Leni Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6131
Resumo: Artigo apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Gênero e Diversidade na Educação.
id UNIL_6955065b11a5308d8baf74497add930c
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6131
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A Interseccionalidade na Educação Inclusiva: Marcadores Sociais da DiferençaGênero, Raça, Interseccionalidade, Espaços EducacionaisArtigo apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Gênero e Diversidade na Educação.Existem diversas formas de opressões como “o sexismo, o classismo, capitalismo, xenofobia, bifobia, homofobia, a transfobia e as intolerâncias baseadas em crenças”, porém nesse artigo aprofundarei principalmente os estudos das desigualdades de gênero e raça que compõem um campo fértil para pensar a promoção de uma cultura de direitos humanos no interior da escola básica, através do reconhecimento da alteridade e da diversidade. Nesse sentido, a perspectiva da interseccionalidade contribui para esse reconhecimento na medida em que entende as categorias mulher/homem, feminino/masculino de forma plural e não fixa. Atualmente, muito se fala sobre as relações de gênero e raça em vários meios e principalmente nos espaços educacionais, porém o assunto ainda é abordado de forma evasiva, onde perguntas e respostas geralmente não são esclarecidas. A finalidade deste artigo é levantar algumas reflexões sobre a temática gênero e raça envolventes na comunidade educacional; de que forma essa comunidade vem lidando com tais questões. No ambiente educacional é corriqueiro depararmos com grupos de alunos praticando a violência que pode ser entendida como ações de agressão física, psicológica e social que são justificadas por relações desiguais de poder evidenciando-se o machismo, homofobia, bullying e racismo. Os problemas que ocorrem e que são vivenciados nos espaços educacionais envolvendo as questões de gênero, raça e as desigualdades, é um indicativo que nos leva a refletir do quão é necessário investir na construção de parâmetros éticos. Uma ética pautada pela noção de justiça social e que norteie tanto as relações sociais quanto a prática pedagógica.OrientaçãoRamos, Leni Rodrigues2021-06-09info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:59:09Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6131Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:59:09Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Interseccionalidade na Educação Inclusiva: Marcadores Sociais da Diferença
title A Interseccionalidade na Educação Inclusiva: Marcadores Sociais da Diferença
spellingShingle A Interseccionalidade na Educação Inclusiva: Marcadores Sociais da Diferença
Ramos, Leni Rodrigues
Gênero, Raça, Interseccionalidade, Espaços Educacionais
title_short A Interseccionalidade na Educação Inclusiva: Marcadores Sociais da Diferença
title_full A Interseccionalidade na Educação Inclusiva: Marcadores Sociais da Diferença
title_fullStr A Interseccionalidade na Educação Inclusiva: Marcadores Sociais da Diferença
title_full_unstemmed A Interseccionalidade na Educação Inclusiva: Marcadores Sociais da Diferença
title_sort A Interseccionalidade na Educação Inclusiva: Marcadores Sociais da Diferença
author Ramos, Leni Rodrigues
author_facet Ramos, Leni Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Leni Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero, Raça, Interseccionalidade, Espaços Educacionais
topic Gênero, Raça, Interseccionalidade, Espaços Educacionais
description Artigo apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Gênero e Diversidade na Educação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6131
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285232629252096