O desafio do ensino do Português como língua estrangeira para Haitianos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3680 |
Resumo: | Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação |
id |
UNIL_6a8eebde368c592a82c70e3d48d26a62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3680 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
O desafio do ensino do Português como língua estrangeira para HaitianosEnsino de PortuguêsHaitianosAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoO fluxo migratório haitiano teve início em 2010, após o terremoto, passando a constituir a nacionalidade de maior representatividade no país. Santa Catarina é um dos maiores estados na recepção desses imigrantes, exigindo políticas efetivas de acolhimento. Nesse sentido, este trabalho é um relato da experiência inédita no campus Camboriú, do Instituto Federal Catarinense, em que foi desenvolvido o projeto “Inclusão pelo português: Curso de Língua Portuguesa para os imigrantes haitianos na perspectiva da interculturalidade”. Para isso, foi proposto um curso de Língua Portuguesa, que tem como objetivo favorecer a qualificação, o desenvolvimento profissional e a demanda da formação de imigrantes haitianos, através do ensino de Língua Portuguesa como segunda língua, bem como fundamentos de informática e de cuidados no ambiente laboral. Pretende-se que os alunos sejam capazes de utilizar a língua portuguesa e informática em seu cotidiano e conhecer a dimensão cultural e social do Brasil, no que se refere ao processos de inclusão social e no trabalho. A inserção no ambiente acadêmico contribui diretamente com o aprendizado da língua, promove o convívio pelo qual as relações interculturais se constituem em um ambiente comprometido com a formação humana e reafirma o papel social do IFC na produção de paradigmas de cidadania mais inclusivos e democráticos e na percepção da instituição enquanto espaço públicoProex/Unila2017info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessWalter, FláviaColussi, LucianaCuba, RosanaMiranda, Helen Parnesreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:50:48Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3680Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:50:48Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desafio do ensino do Português como língua estrangeira para Haitianos |
title |
O desafio do ensino do Português como língua estrangeira para Haitianos |
spellingShingle |
O desafio do ensino do Português como língua estrangeira para Haitianos Walter, Flávia Ensino de Português Haitianos |
title_short |
O desafio do ensino do Português como língua estrangeira para Haitianos |
title_full |
O desafio do ensino do Português como língua estrangeira para Haitianos |
title_fullStr |
O desafio do ensino do Português como língua estrangeira para Haitianos |
title_full_unstemmed |
O desafio do ensino do Português como língua estrangeira para Haitianos |
title_sort |
O desafio do ensino do Português como língua estrangeira para Haitianos |
author |
Walter, Flávia |
author_facet |
Walter, Flávia Colussi, Luciana Cuba, Rosana Miranda, Helen Parnes |
author_role |
author |
author2 |
Colussi, Luciana Cuba, Rosana Miranda, Helen Parnes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Walter, Flávia Colussi, Luciana Cuba, Rosana Miranda, Helen Parnes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Português Haitianos |
topic |
Ensino de Português Haitianos |
description |
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3680 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285259557732352 |