Políticas de educação do campo nos governos pós-neoliberais do Brasil, Argentina e Paraguai e a situação da educação do campo na tríplce fronteira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Felipe Cordeiro da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/360
Resumo: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina. Orientador: Prof. Dra. Renata Peixoto de Oliveira.
id UNIL_6b6f38376c17806cba521fab602c938b
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/360
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Políticas de educação do campo nos governos pós-neoliberais do Brasil, Argentina e Paraguai e a situação da educação do campo na tríplce fronteira.Educação ruralPolíticas públicasTríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai)Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina. Orientador: Prof. Dra. Renata Peixoto de Oliveira.Este trabalho tem como objetivo analisar as políticas formuladas para a educação do campo nos últimos dez anos, sob a égide dos governos chamados progressistas de Nestor e Cristina Kirchner na Argentina, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff no Brasil e Fernando Lugo que governou o Paraguai entre 2008 e 2011. O objetivo aqui é perceber se estas políticas têm conseguido avançar rumo à diminuição das assimetrias sociais entre o campo e a cidade através da educação. De uma maneira geral, pretendem-se analisar estas políticas e confrontá-las com a realidade das populações do campo e a partir disto perceber quais são alguns dos seus principais desafios. É importante ressaltar que o trabalho de campo foi realizado em três escolas rurais, localizadas na cidade paraguaia de Minga Guazú no Alto Paraná, Wanda na província argentina de Misiones e na cidade brasileira de Matelândia no estado do Paraná e se deu através de entrevistas com pais, alunos e professores e da observação participante. A preocupação apresentada com os níveis de educação rural justifica-se pelos altos índices de analfabetismo apresentados pelas regiões rurais dos três países em comparação com os índices apresentados nas regiões urbanas. Evidencia-se, no entanto, que houvera avanços quanto a formulação e implementação de políticas educativas para os camponeses, porém cabe destacar que estas políticas não podem estar dissociadas de medidas sociais e econômicas que garanta sua permanência no campo e respeite suas características e os governos chamados progressistas que se elegeram com o apoio dos movimentos sociais do campo com o compromisso de fazer reforma agrária acabaram por secularizar este compromissoThis thesis aims to analyze the policies formulated in the last years under the aegis of the so-called progressive Governments of Nestor and Cristina Kirchner in Argentina, Luiz Inácio Lula da Silva and Dilma Rousseff in Brazil and Fernando Lugo in Paraguay for the education of the people from the countryside and if these policies have achieved progress towards the reduction of social imbalances between the countryside and the city through education. In General, it intends to analyze these policies and confront them with the reality of countryside populations and from this, realize what some of their main challenges are. Besides, this paper is in quest of finding if there are any linkages between these policies formulated in the three countries within the framework of MERCOSUL. In methodological terms, it is important to note that the field work was conducted in three rural schools located in the Paraguayan city of Minga Guazú in Alto Paraná, Wanda in the Argentine Province of Misiones and in the Brazilian city of Matelândia in Paraná State, through interviews with parents, students, teachers and participant observation. The concern presented with the levels of rural education is justified by high rates of illiteracy presented by countryside regions from the three countries compared with the indexes presented in urban regionsOliveira, Renata Peixoto deRocha, Felipe Cordeiro da2014info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfROCHA, Felipe Cordeiro. Políticas de educação do campo nos governos pós-neoliberais do Brasil, Argentina e Paraguai e a situação da educação do campo na tríplice fronteira. 70 p. Trabalho de conclusão de curso de bacharel em Ciência Política e Sociologia pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2014.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:35:23Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/360Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:35:23Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de educação do campo nos governos pós-neoliberais do Brasil, Argentina e Paraguai e a situação da educação do campo na tríplce fronteira.
title Políticas de educação do campo nos governos pós-neoliberais do Brasil, Argentina e Paraguai e a situação da educação do campo na tríplce fronteira.
spellingShingle Políticas de educação do campo nos governos pós-neoliberais do Brasil, Argentina e Paraguai e a situação da educação do campo na tríplce fronteira.
Rocha, Felipe Cordeiro da
Educação rural
Políticas públicas
Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai)
title_short Políticas de educação do campo nos governos pós-neoliberais do Brasil, Argentina e Paraguai e a situação da educação do campo na tríplce fronteira.
title_full Políticas de educação do campo nos governos pós-neoliberais do Brasil, Argentina e Paraguai e a situação da educação do campo na tríplce fronteira.
title_fullStr Políticas de educação do campo nos governos pós-neoliberais do Brasil, Argentina e Paraguai e a situação da educação do campo na tríplce fronteira.
title_full_unstemmed Políticas de educação do campo nos governos pós-neoliberais do Brasil, Argentina e Paraguai e a situação da educação do campo na tríplce fronteira.
title_sort Políticas de educação do campo nos governos pós-neoliberais do Brasil, Argentina e Paraguai e a situação da educação do campo na tríplce fronteira.
author Rocha, Felipe Cordeiro da
author_facet Rocha, Felipe Cordeiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Renata Peixoto de
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Felipe Cordeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação rural
Políticas públicas
Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai)
topic Educação rural
Políticas públicas
Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai)
description Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina. Orientador: Prof. Dra. Renata Peixoto de Oliveira.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Felipe Cordeiro. Políticas de educação do campo nos governos pós-neoliberais do Brasil, Argentina e Paraguai e a situação da educação do campo na tríplice fronteira. 70 p. Trabalho de conclusão de curso de bacharel em Ciência Política e Sociologia pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2014.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/360
identifier_str_mv ROCHA, Felipe Cordeiro. Políticas de educação do campo nos governos pós-neoliberais do Brasil, Argentina e Paraguai e a situação da educação do campo na tríplice fronteira. 70 p. Trabalho de conclusão de curso de bacharel em Ciência Política e Sociologia pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2014.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285261659078656