Quebrando estereótipos: o papel do mediador na valorização do negro na literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sandra de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3575
Resumo: A presença de personagens negros na literatura infantil no Brasil esteve distante dos livros durante muito tempo, isso por conta de uma formação basicamente eurocêntrica. Somente na década de 1980, no Brasil, surgem os primeiros livros para o público infantil com protagonistas negros. De lá para cá, o mercado editorial alavancou com diversas obras com personagens negros representados. O objetivo dessas produções é desconstruir estereótipos negativos acerca dos mesmos na sociedade. Para que sejam desconstruídos tais estereótipos, é preciso não somente escolher uma boa história, mas também saber mediar às discussões/diálogos entre as crianças. A partir dessa perspectiva, esta comunicação tem como objetivo analisar o papel do mediador entre as crianças e os livros infantis com personagens femininas negras. O referencial teórico que embasa esta investigação está nas contribuições dos seguintes autores: Colomer (2007), Jovino (2006), Silva (1995), Petit (2008) entre outros.
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