Quebrando estereótipos: o papel do mediador na valorização do negro na literatura infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3575 |
Resumo: | A presença de personagens negros na literatura infantil no Brasil esteve distante dos livros durante muito tempo, isso por conta de uma formação basicamente eurocêntrica. Somente na década de 1980, no Brasil, surgem os primeiros livros para o público infantil com protagonistas negros. De lá para cá, o mercado editorial alavancou com diversas obras com personagens negros representados. O objetivo dessas produções é desconstruir estereótipos negativos acerca dos mesmos na sociedade. Para que sejam desconstruídos tais estereótipos, é preciso não somente escolher uma boa história, mas também saber mediar às discussões/diálogos entre as crianças. A partir dessa perspectiva, esta comunicação tem como objetivo analisar o papel do mediador entre as crianças e os livros infantis com personagens femininas negras. O referencial teórico que embasa esta investigação está nas contribuições dos seguintes autores: Colomer (2007), Jovino (2006), Silva (1995), Petit (2008) entre outros. |
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Quebrando estereótipos: o papel do mediador na valorização do negro na literatura infantilLiteratura infanto-juvenilLiteratura - personagens negrasA presença de personagens negros na literatura infantil no Brasil esteve distante dos livros durante muito tempo, isso por conta de uma formação basicamente eurocêntrica. Somente na década de 1980, no Brasil, surgem os primeiros livros para o público infantil com protagonistas negros. De lá para cá, o mercado editorial alavancou com diversas obras com personagens negros representados. O objetivo dessas produções é desconstruir estereótipos negativos acerca dos mesmos na sociedade. Para que sejam desconstruídos tais estereótipos, é preciso não somente escolher uma boa história, mas também saber mediar às discussões/diálogos entre as crianças. A partir dessa perspectiva, esta comunicação tem como objetivo analisar o papel do mediador entre as crianças e os livros infantis com personagens femininas negras. O referencial teórico que embasa esta investigação está nas contribuições dos seguintes autores: Colomer (2007), Jovino (2006), Silva (1995), Petit (2008) entre outros.La presencia de personajes negros en la literatura infantil en Brasil estuvo distante de los libros durante mucho tiempo, eso por cuenta de una formación básicamente eurocéntrica. Sólo en la década de 1980, en Brasil surgen los primeros libros para el público infantil con protagonistas negros. De allí para allá, el mercado editorial apalancó con diversas obras con personajes negros representados. El objetivo de esas producciones es deconstruir estereotipos negativos a cerca de los mismos en la sociedad. Para que se deconstruir tales estereotipos, es necesario no sólo escoger una buena historia, sino también saber mediar a las discusiones / diálogos entre los niños. A partir de esta perspectiva, esta comunicación tiene como objetivo analizar el papel del mediador entre los niños y los libros infantiles con personajes femeninos negros. El referencial teórico que embasa esta investigación está en las contribuciones de los siguientes autores: Colomer (2007), Jovino (2006), Silva (1995), Petit (2008) entre otrosUniversidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA-PR) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE-PR)2017-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf978-85-68205-28-0https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3575porinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Sandra de Oliveirareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:32:02Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3575Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:32:02Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
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A presença de personagens negros na literatura infantil no Brasil esteve distante dos livros durante muito tempo, isso por conta de uma formação basicamente eurocêntrica. Somente na década de 1980, no Brasil, surgem os primeiros livros para o público infantil com protagonistas negros. De lá para cá, o mercado editorial alavancou com diversas obras com personagens negros representados. O objetivo dessas produções é desconstruir estereótipos negativos acerca dos mesmos na sociedade. Para que sejam desconstruídos tais estereótipos, é preciso não somente escolher uma boa história, mas também saber mediar às discussões/diálogos entre as crianças. A partir dessa perspectiva, esta comunicação tem como objetivo analisar o papel do mediador entre as crianças e os livros infantis com personagens femininas negras. O referencial teórico que embasa esta investigação está nas contribuições dos seguintes autores: Colomer (2007), Jovino (2006), Silva (1995), Petit (2008) entre outros. |
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