Aprender espanhol com literatura: Um encontro cultural na leitura de contos por graduandos em Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Aliana Georgia Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2108
Resumo: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
id UNIL_70864d6428b3050a5f84d5d741584d24
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2108
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Aprender espanhol com literatura: Um encontro cultural na leitura de contos por graduandos em LetrasLiteraturaLíngua estrangeiraEnsino de espanholIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016A Literatura pode ser uma ferramenta no ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE) que apoiará a aprendizagem do idioma, considerando o encontro cultural, linguístico e social que se dá por meio de uma nova língua. Assim, proponho a leitura de contos para estimular o interesse cultural, na construção de sentidos mediados pelas palavras do outro e do eu, em dialogia, presentes no texto. Neste trabalho, objetivo discutir o desenvolvimento da leitura literária em língua estrangeira na aula de espanhol, visando a formação da competência literária, e apresentar minha proposta de abordagem realizada no estágio de docência I, do doutorado, em duas turmas do quarto período, do curso de Letras na disciplina Espanhol. No estágio, apliquei um projeto de leitura dos contos de “Primavera con una esquina rota”, de Mario Benedetti. Utilizei a metodologia de leitura em fases: préleitura, leitura e pósleitura. A leitura, como processo que engloba a natureza dialógica da linguagem, com suas contradições, seu contexto social e histórico, mostra realizações inacabadas, não lineares, não constantes. Portanto, devese considerar todos esses aspectos e motivações nos quais se insere o leitor e cada gênero requer uma especificidade, isto é, as estratégias de leitura próprias para que o texto funcione. O trabalho, de caráter bibliográfico e teóricoprático, teve como base os estudos sobre o dialogismo e a aprendizagem significativa, com fundamento em Bakhtin (2011), Brait (2012), Moreira (1982), Eco (2004), e Martins (1982), compondo o referencial teórico do trabalho e a proposta de atividade. Finalmente, minhas reflexões teóricopráticas mostram que o trabalho com o texto literário, em especial o conto, requer exposição dos conceitos subjacentes à construção de sentido na leitura, aos mecanismos próprios de interpretação literários, seja pelo uso de atividades de préleitura, como uma etapa de leitura correspondente aos organizadores prévios, defendidos pela aprendizagem sigificativa; seja como atividade de pósleitura, como resposta ao texto lido, um ato dialógicoresponsivo inerente ao ato de linguagem, conforme Bakhtin. Verifiquei que propor tarefas que sugiram uma possível resposta ao texto e seu caráter alusivo é levar em conta essa característica da linguagem, bem como a respondibilidade, uma vez que a resposta às atividades aplicadas no estágio foi favorável, tanto na construção de sentidos na interpretação dos contos, como na ressignificação do texto literário, pela realização do reconto por meio da encenação e diálogo com outros gêneros.UNILA­-UNIOESTE2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2108porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCerqueira, Aliana Georgia Carvalhoreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:28:24Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2108Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:28:24Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender espanhol com literatura: Um encontro cultural na leitura de contos por graduandos em Letras
title Aprender espanhol com literatura: Um encontro cultural na leitura de contos por graduandos em Letras
spellingShingle Aprender espanhol com literatura: Um encontro cultural na leitura de contos por graduandos em Letras
Cerqueira, Aliana Georgia Carvalho
Literatura
Língua estrangeira
Ensino de espanhol
title_short Aprender espanhol com literatura: Um encontro cultural na leitura de contos por graduandos em Letras
title_full Aprender espanhol com literatura: Um encontro cultural na leitura de contos por graduandos em Letras
title_fullStr Aprender espanhol com literatura: Um encontro cultural na leitura de contos por graduandos em Letras
title_full_unstemmed Aprender espanhol com literatura: Um encontro cultural na leitura de contos por graduandos em Letras
title_sort Aprender espanhol com literatura: Um encontro cultural na leitura de contos por graduandos em Letras
author Cerqueira, Aliana Georgia Carvalho
author_facet Cerqueira, Aliana Georgia Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Aliana Georgia Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Língua estrangeira
Ensino de espanhol
topic Literatura
Língua estrangeira
Ensino de espanhol
description IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2108
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285247314558976