Saúde mental dos profissionais da saúde em países latino-americanos durante o período da Covid-19: uma revisão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz Barrientos, Oscar Ivan
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7901
Resumo: A sobrecarga de trabalho, a falta de equipamentos de proteção individual, as longas horas sem dormir e o medo de levar a COVID-19 para casa tornaram os profissionais de saúde (HCW) um dos grupos mais vulneráveis a desenvolver transtornos de saúde mental. Este estudo teve como objetivo identificar e revisar artigos que avaliaram a saúde mental de profissionais de saúde de países da América Latina (excetuando o Brasil), publicados durante o primeiro ano da pandemia de COVID-19. Para sua elaboração, foi realizada uma busca sistemática no PUBMed/Medline e Web of Science. Para a seleção dos artigos, foi realizada uma revisão com base nos títulos e resumos e, seguidamente, os dados foram extraídos dos textos completos dos estudos elegíveis. Os resultados incluíram variáveis de saúde mental, país onde o estudo foi realizado, período de coleta de dados, categorias de profissionais de saúde, desenho do estudo, medidas de saúde mental e principais resultados. A avaliação de qualidade e risco também foi realizada. Na primeira busca, foram identificados 19 estudos e na segunda busca, 41, totalizando 60 estudos (após a remoção de estudos duplicados). Destes, 10 estudos preencheram os critérios de elegibilidade e foram incluídos na revisão. Maiores escores de ansiedade foram observados em diferentes estudos, assim como maior nível de depressão entre os HCW. Ser do sexo feminino, mais jovem e atuar mais perto do epicentro da epidemia aumentou a probabilidade de desenvolver um distúrbio de saúde mental. Os resultados desta revisão destacam os efeitos deletérios do burnout que os profissionais de saúde na América Latina experimentaram em sua luta contra o COVID-19, demonstrando a importância das políticas de bem-estar psicológico para eles durante a crise do COVID-19.
id UNIL_7112740b54e5668b59d2f77680b60281
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7901
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Saúde mental dos profissionais da saúde em países latino-americanos durante o período da Covid-19: uma revisão.COVID-19Saúde mentaltrabalhadores de saúdeAmérica LatinaA sobrecarga de trabalho, a falta de equipamentos de proteção individual, as longas horas sem dormir e o medo de levar a COVID-19 para casa tornaram os profissionais de saúde (HCW) um dos grupos mais vulneráveis a desenvolver transtornos de saúde mental. Este estudo teve como objetivo identificar e revisar artigos que avaliaram a saúde mental de profissionais de saúde de países da América Latina (excetuando o Brasil), publicados durante o primeiro ano da pandemia de COVID-19. Para sua elaboração, foi realizada uma busca sistemática no PUBMed/Medline e Web of Science. Para a seleção dos artigos, foi realizada uma revisão com base nos títulos e resumos e, seguidamente, os dados foram extraídos dos textos completos dos estudos elegíveis. Os resultados incluíram variáveis de saúde mental, país onde o estudo foi realizado, período de coleta de dados, categorias de profissionais de saúde, desenho do estudo, medidas de saúde mental e principais resultados. A avaliação de qualidade e risco também foi realizada. Na primeira busca, foram identificados 19 estudos e na segunda busca, 41, totalizando 60 estudos (após a remoção de estudos duplicados). Destes, 10 estudos preencheram os critérios de elegibilidade e foram incluídos na revisão. Maiores escores de ansiedade foram observados em diferentes estudos, assim como maior nível de depressão entre os HCW. Ser do sexo feminino, mais jovem e atuar mais perto do epicentro da epidemia aumentou a probabilidade de desenvolver um distúrbio de saúde mental. Os resultados desta revisão destacam os efeitos deletérios do burnout que os profissionais de saúde na América Latina experimentaram em sua luta contra o COVID-19, demonstrando a importância das políticas de bem-estar psicológico para eles durante a crise do COVID-19.OrientaçãoTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.Cruz Barrientos, Oscar Ivan2023info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7901porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:48:26Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7901Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:48:26Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Saúde mental dos profissionais da saúde em países latino-americanos durante o período da Covid-19: uma revisão.
title Saúde mental dos profissionais da saúde em países latino-americanos durante o período da Covid-19: uma revisão.
spellingShingle Saúde mental dos profissionais da saúde em países latino-americanos durante o período da Covid-19: uma revisão.
Cruz Barrientos, Oscar Ivan
COVID-19
Saúde mental
trabalhadores de saúde
América Latina
title_short Saúde mental dos profissionais da saúde em países latino-americanos durante o período da Covid-19: uma revisão.
title_full Saúde mental dos profissionais da saúde em países latino-americanos durante o período da Covid-19: uma revisão.
title_fullStr Saúde mental dos profissionais da saúde em países latino-americanos durante o período da Covid-19: uma revisão.
title_full_unstemmed Saúde mental dos profissionais da saúde em países latino-americanos durante o período da Covid-19: uma revisão.
title_sort Saúde mental dos profissionais da saúde em países latino-americanos durante o período da Covid-19: uma revisão.
author Cruz Barrientos, Oscar Ivan
author_facet Cruz Barrientos, Oscar Ivan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz Barrientos, Oscar Ivan
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
Saúde mental
trabalhadores de saúde
América Latina
topic COVID-19
Saúde mental
trabalhadores de saúde
América Latina
description A sobrecarga de trabalho, a falta de equipamentos de proteção individual, as longas horas sem dormir e o medo de levar a COVID-19 para casa tornaram os profissionais de saúde (HCW) um dos grupos mais vulneráveis a desenvolver transtornos de saúde mental. Este estudo teve como objetivo identificar e revisar artigos que avaliaram a saúde mental de profissionais de saúde de países da América Latina (excetuando o Brasil), publicados durante o primeiro ano da pandemia de COVID-19. Para sua elaboração, foi realizada uma busca sistemática no PUBMed/Medline e Web of Science. Para a seleção dos artigos, foi realizada uma revisão com base nos títulos e resumos e, seguidamente, os dados foram extraídos dos textos completos dos estudos elegíveis. Os resultados incluíram variáveis de saúde mental, país onde o estudo foi realizado, período de coleta de dados, categorias de profissionais de saúde, desenho do estudo, medidas de saúde mental e principais resultados. A avaliação de qualidade e risco também foi realizada. Na primeira busca, foram identificados 19 estudos e na segunda busca, 41, totalizando 60 estudos (após a remoção de estudos duplicados). Destes, 10 estudos preencheram os critérios de elegibilidade e foram incluídos na revisão. Maiores escores de ansiedade foram observados em diferentes estudos, assim como maior nível de depressão entre os HCW. Ser do sexo feminino, mais jovem e atuar mais perto do epicentro da epidemia aumentou a probabilidade de desenvolver um distúrbio de saúde mental. Os resultados desta revisão destacam os efeitos deletérios do burnout que os profissionais de saúde na América Latina experimentaram em sua luta contra o COVID-19, demonstrando a importância das políticas de bem-estar psicológico para eles durante a crise do COVID-19.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7901
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285236753301504