As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da Unila
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5897 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura. |
id |
UNIL_757fc55d0a4d867edeaad834ec489204 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5897 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da UnilaFormação Inicial de Professores; Geografia; Programa de Residência Pedagógica.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.A formação inicial de professores ganhou enfoque no cenário das pesquisas do eixo educacional, principalmente pelo avanço das Leis de Diretrizes e Bases da Educação. A busca por um plano estra-tégico que visa formar e qualificar melhor os professores, se consolida através das ações que fazem parte do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação – PDE, através da elaboração de um plano estratégico de formação inicial para os professores, conhecido como Plano Nacional de For-mação dos Professores (MEC, 2020). É partindo destas ações que o Ministério da Educação – MEC, anuncia em 2017 medidas que fomentem a formação nos cursos de licenciatura no Brasil, como é o caso do Programa Residência Pedagógica - PRP. Todavia, as perguntas que permeiam esta pesquisa dizem respeito aos seguintes questionamentos: Como as Políticas de Formação de Professores, atra-vés das atividades propostas pelo Programa Residência Pedagógica, realizadas pelos alunos da tur-ma de Geografia da UNILA, contribuíram para a formação inicial de professores e, sobretudo, de que forma auxiliou na construção de sua identidade docente? Quais foram os impactos que o pro-grama realizou nos colégios estaduais em que esteve implantado? Houve de fato uma aproximação entre escola e universidade? Objetiva-se com essa pesquisa investigar a implantação do Programa Residência Pedagógica no curso de Geografia da UNILA, evidenciando como as políticas voltadas para a formação de professores impactou os discentes de licenciatura da mesma. Em termos de pro-cedimentos primários foram aplicados questionários junto as estudantes da graduação e professores do PRP. E como fontes secundárias foram feitos levantamento em material bibliográfico pertinente a temática. Verificou-se que o programa de residência pedagógica implantado no curso de geografia da UNILA contribuiu qualitativamente para a formação inicial dos futuros professores assim como para reforçar a identidade docente.ECHELEY ADRIANE INDRELI DOS SANTOSOrientaçãoSantos, Écheley Adriane Indreli2020-08-02T22:56:11Z2020-08-02T22:56:11Z2020-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, ÉCHELEY A. I. AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS DE GEOGRAFIA DA UNI-LA. 2020. 68 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso Geografia Licenciatura – Universidade Federal da Integração Latino-Americana/UNILA, Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território/ILATIT. Foz do Iguaçu, 2020.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5897porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:44:21Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5897Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:44:21Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da Unila |
title |
As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da Unila |
spellingShingle |
As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da Unila Santos, Écheley Adriane Indreli Formação Inicial de Professores; Geografia; Programa de Residência Pedagógica. |
title_short |
As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da Unila |
title_full |
As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da Unila |
title_fullStr |
As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da Unila |
title_full_unstemmed |
As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da Unila |
title_sort |
As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da Unila |
author |
Santos, Écheley Adriane Indreli |
author_facet |
Santos, Écheley Adriane Indreli |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orientação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Écheley Adriane Indreli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inicial de Professores; Geografia; Programa de Residência Pedagógica. |
topic |
Formação Inicial de Professores; Geografia; Programa de Residência Pedagógica. |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-02T22:56:11Z 2020-08-02T22:56:11Z 2020-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, ÉCHELEY A. I. AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS DE GEOGRAFIA DA UNI-LA. 2020. 68 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso Geografia Licenciatura – Universidade Federal da Integração Latino-Americana/UNILA, Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território/ILATIT. Foz do Iguaçu, 2020. https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5897 |
identifier_str_mv |
SANTOS, ÉCHELEY A. I. AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS DE GEOGRAFIA DA UNI-LA. 2020. 68 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso Geografia Licenciatura – Universidade Federal da Integração Latino-Americana/UNILA, Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território/ILATIT. Foz do Iguaçu, 2020. |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ECHELEY ADRIANE INDRELI DOS SANTOS |
publisher.none.fl_str_mv |
ECHELEY ADRIANE INDRELI DOS SANTOS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1816161898456940544 |