As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da Unila

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Écheley Adriane Indreli
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5897
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.
id UNIL_757fc55d0a4d867edeaad834ec489204
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5897
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da UnilaFormação Inicial de Professores; Geografia; Programa de Residência Pedagógica.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.A formação inicial de professores ganhou enfoque no cenário das pesquisas do eixo educacional, principalmente pelo avanço das Leis de Diretrizes e Bases da Educação. A busca por um plano estra-tégico que visa formar e qualificar melhor os professores, se consolida através das ações que fazem parte do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação – PDE, através da elaboração de um plano estratégico de formação inicial para os professores, conhecido como Plano Nacional de For-mação dos Professores (MEC, 2020). É partindo destas ações que o Ministério da Educação – MEC, anuncia em 2017 medidas que fomentem a formação nos cursos de licenciatura no Brasil, como é o caso do Programa Residência Pedagógica - PRP. Todavia, as perguntas que permeiam esta pesquisa dizem respeito aos seguintes questionamentos: Como as Políticas de Formação de Professores, atra-vés das atividades propostas pelo Programa Residência Pedagógica, realizadas pelos alunos da tur-ma de Geografia da UNILA, contribuíram para a formação inicial de professores e, sobretudo, de que forma auxiliou na construção de sua identidade docente? Quais foram os impactos que o pro-grama realizou nos colégios estaduais em que esteve implantado? Houve de fato uma aproximação entre escola e universidade? Objetiva-se com essa pesquisa investigar a implantação do Programa Residência Pedagógica no curso de Geografia da UNILA, evidenciando como as políticas voltadas para a formação de professores impactou os discentes de licenciatura da mesma. Em termos de pro-cedimentos primários foram aplicados questionários junto as estudantes da graduação e professores do PRP. E como fontes secundárias foram feitos levantamento em material bibliográfico pertinente a temática. Verificou-se que o programa de residência pedagógica implantado no curso de geografia da UNILA contribuiu qualitativamente para a formação inicial dos futuros professores assim como para reforçar a identidade docente.ECHELEY ADRIANE INDRELI DOS SANTOSOrientaçãoSantos, Écheley Adriane Indreli2020-08-02T22:56:11Z2020-08-02T22:56:11Z2020-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, ÉCHELEY A. I. AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS DE GEOGRAFIA DA UNI-LA. 2020. 68 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso Geografia Licenciatura – Universidade Federal da Integração Latino-Americana/UNILA, Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território/ILATIT. Foz do Iguaçu, 2020.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5897porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:44:21Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5897Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:44:21Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da Unila
title As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da Unila
spellingShingle As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da Unila
Santos, Écheley Adriane Indreli
Formação Inicial de Professores; Geografia; Programa de Residência Pedagógica.
title_short As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da Unila
title_full As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da Unila
title_fullStr As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da Unila
title_full_unstemmed As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da Unila
title_sort As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da Unila
author Santos, Écheley Adriane Indreli
author_facet Santos, Écheley Adriane Indreli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Écheley Adriane Indreli
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial de Professores; Geografia; Programa de Residência Pedagógica.
topic Formação Inicial de Professores; Geografia; Programa de Residência Pedagógica.
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-02T22:56:11Z
2020-08-02T22:56:11Z
2020-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, ÉCHELEY A. I. AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS DE GEOGRAFIA DA UNI-LA. 2020. 68 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso Geografia Licenciatura – Universidade Federal da Integração Latino-Americana/UNILA, Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território/ILATIT. Foz do Iguaçu, 2020.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5897
identifier_str_mv SANTOS, ÉCHELEY A. I. AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS DE GEOGRAFIA DA UNI-LA. 2020. 68 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso Geografia Licenciatura – Universidade Federal da Integração Latino-Americana/UNILA, Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território/ILATIT. Foz do Iguaçu, 2020.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ECHELEY ADRIANE INDRELI DOS SANTOS
publisher.none.fl_str_mv ECHELEY ADRIANE INDRELI DOS SANTOS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161898456940544