A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rox, Cleide Betenheuser
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cardoso, Janio de Jesus, Assunção, Jaqueline Aparecida Santa Clara
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2594
Resumo: Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
id UNIL_7ae95963caa267b387bc95ce342fbc7e
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2594
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagemEstatísticaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho tem o objetivo de analisar o desempenho de alunos quando a eles são propostos conteúdos de Estatística. Com a intenção de promover a participação ativa do aluno durante o processo de aprendizagem, foram propostas atividades de caráter lúdico, as quais abrangeram coleta de dados por meio de questionário, tabulação e análise dos mesmos e construção de gráficos. A proposta foi desenvolvida com alunos do 7° ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Bom Pastor, na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, como proposta de intervenção de graduandos da UFPR participantes do Subprojeto Interdisciplinar: Pedagogia e Matemática do PIBID. Na análise dos resultados verificou-se que os alunos envolvidos responderam às expectativas iniciais, interagindo com toda seqüência didática e observou-se o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para a compreensão dos assuntos pertinentes ao Tratamento da Informação2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2594porinfo:eu-repo/semantics/openAccessRox, Cleide BetenheuserCardoso, Janio de JesusAssunção, Jaqueline Aparecida Santa Clarareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:57:21Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2594Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:57:21Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem
title A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem
spellingShingle A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem
Rox, Cleide Betenheuser
Estatística
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
title_short A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem
title_full A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem
title_fullStr A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem
title_sort A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem
author Rox, Cleide Betenheuser
author_facet Rox, Cleide Betenheuser
Cardoso, Janio de Jesus
Assunção, Jaqueline Aparecida Santa Clara
author_role author
author2 Cardoso, Janio de Jesus
Assunção, Jaqueline Aparecida Santa Clara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rox, Cleide Betenheuser
Cardoso, Janio de Jesus
Assunção, Jaqueline Aparecida Santa Clara
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
topic Estatística
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
description Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-8285
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2594
identifier_str_mv 2316-8285
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285264296247296