A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2594 |
Resumo: | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
id |
UNIL_7ae95963caa267b387bc95ce342fbc7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2594 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagemEstatísticaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho tem o objetivo de analisar o desempenho de alunos quando a eles são propostos conteúdos de Estatística. Com a intenção de promover a participação ativa do aluno durante o processo de aprendizagem, foram propostas atividades de caráter lúdico, as quais abrangeram coleta de dados por meio de questionário, tabulação e análise dos mesmos e construção de gráficos. A proposta foi desenvolvida com alunos do 7° ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Bom Pastor, na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, como proposta de intervenção de graduandos da UFPR participantes do Subprojeto Interdisciplinar: Pedagogia e Matemática do PIBID. Na análise dos resultados verificou-se que os alunos envolvidos responderam às expectativas iniciais, interagindo com toda seqüência didática e observou-se o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para a compreensão dos assuntos pertinentes ao Tratamento da Informação2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2594porinfo:eu-repo/semantics/openAccessRox, Cleide BetenheuserCardoso, Janio de JesusAssunção, Jaqueline Aparecida Santa Clarareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:57:21Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2594Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:57:21Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem |
title |
A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem Rox, Cleide Betenheuser Estatística Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) |
title_short |
A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem |
title_full |
A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem |
title_sort |
A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem |
author |
Rox, Cleide Betenheuser |
author_facet |
Rox, Cleide Betenheuser Cardoso, Janio de Jesus Assunção, Jaqueline Aparecida Santa Clara |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Janio de Jesus Assunção, Jaqueline Aparecida Santa Clara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rox, Cleide Betenheuser Cardoso, Janio de Jesus Assunção, Jaqueline Aparecida Santa Clara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estatística Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) |
topic |
Estatística Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) |
description |
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2316-8285 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2594 |
identifier_str_mv |
2316-8285 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285264296247296 |