Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marquardt, Danieli Farias Galvão
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Back, Rogério
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3309
Resumo: Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.
id UNIL_7daf34fadf60ffc31b0cf2498adc5baf
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3309
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígenaEducação - interesse do professorColégio IndígenaEducação - motivações docentesAnais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.A manutenção da profissão docente está diretamente ligada à motivação e interesses dos profissionais do magistério, ou seja, dos professores. Analisando os fatores que contribuem para a satisfação pessoal e profissional destes profissionais, esta pesquisa ponderou, avaliou e classificou o que motiva professores de uma comunidade indígena a permanecerem nesse contexto escolar, bem como a seguirem adiante na carreira educacional. Com intuito de encorajar professores atuantes e em formação a atuarem em contextos semelhantes, os fatores motivadores foram desvelados. A comunidade local acolhe e trata os educadores como membros familiares, sem distinção e preconceito; o fator linguístico não se tornou motivo pelo desinteresse dos sujeitos e, por fim, a cultura local instiga e fascina os entrevistados, acarretando em questões motivadoras a estes. Barreiras culturais, sociais e educacionais existem, mas também podem se tornar insumo e pauta de investigação de estudos, conforme apontaram os resultados encontradosAssociação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGLMendonça, Sônia Cristina PoltronieriMarquardt, Danieli Farias GalvãoBack, Rogério2017-08-23info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf978-85-68205-20-4https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3309porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:34:21Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3309Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:34:21Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígena
title Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígena
spellingShingle Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígena
Marquardt, Danieli Farias Galvão
Educação - interesse do professor
Colégio Indígena
Educação - motivações docentes
title_short Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígena
title_full Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígena
title_fullStr Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígena
title_full_unstemmed Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígena
title_sort Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígena
author Marquardt, Danieli Farias Galvão
author_facet Marquardt, Danieli Farias Galvão
Back, Rogério
author_role author
author2 Back, Rogério
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendonça, Sônia Cristina Poltronieri
dc.contributor.author.fl_str_mv Marquardt, Danieli Farias Galvão
Back, Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - interesse do professor
Colégio Indígena
Educação - motivações docentes
topic Educação - interesse do professor
Colégio Indígena
Educação - motivações docentes
description Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68205-20-4
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3309
identifier_str_mv 978-85-68205-20-4
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285240703287296