Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3309 |
Resumo: | Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato. |
id |
UNIL_7daf34fadf60ffc31b0cf2498adc5baf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3309 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígenaEducação - interesse do professorColégio IndígenaEducação - motivações docentesAnais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.A manutenção da profissão docente está diretamente ligada à motivação e interesses dos profissionais do magistério, ou seja, dos professores. Analisando os fatores que contribuem para a satisfação pessoal e profissional destes profissionais, esta pesquisa ponderou, avaliou e classificou o que motiva professores de uma comunidade indígena a permanecerem nesse contexto escolar, bem como a seguirem adiante na carreira educacional. Com intuito de encorajar professores atuantes e em formação a atuarem em contextos semelhantes, os fatores motivadores foram desvelados. A comunidade local acolhe e trata os educadores como membros familiares, sem distinção e preconceito; o fator linguístico não se tornou motivo pelo desinteresse dos sujeitos e, por fim, a cultura local instiga e fascina os entrevistados, acarretando em questões motivadoras a estes. Barreiras culturais, sociais e educacionais existem, mas também podem se tornar insumo e pauta de investigação de estudos, conforme apontaram os resultados encontradosAssociação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGLMendonça, Sônia Cristina PoltronieriMarquardt, Danieli Farias GalvãoBack, Rogério2017-08-23info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf978-85-68205-20-4https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3309porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:34:21Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3309Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:34:21Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígena |
title |
Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígena |
spellingShingle |
Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígena Marquardt, Danieli Farias Galvão Educação - interesse do professor Colégio Indígena Educação - motivações docentes |
title_short |
Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígena |
title_full |
Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígena |
title_fullStr |
Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígena |
title_full_unstemmed |
Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígena |
title_sort |
Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígena |
author |
Marquardt, Danieli Farias Galvão |
author_facet |
Marquardt, Danieli Farias Galvão Back, Rogério |
author_role |
author |
author2 |
Back, Rogério |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendonça, Sônia Cristina Poltronieri |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marquardt, Danieli Farias Galvão Back, Rogério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - interesse do professor Colégio Indígena Educação - motivações docentes |
topic |
Educação - interesse do professor Colégio Indígena Educação - motivações docentes |
description |
Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68205-20-4 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3309 |
identifier_str_mv |
978-85-68205-20-4 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285240703287296 |