Quem acalanta esta terra? Cantigas de ninar para A - COR - DAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7785 |
Resumo: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos. |
id |
UNIL_7fa0ff675147bea0781dabd55b951390 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7785 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Quem acalanta esta terra? Cantigas de ninar para A - COR - DARcantigas de ninar; marcadores de opressão; decolonialidade; pedagogia Griô; saberes ancestrais.Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.Entender as canções de ninar, os acalantos com seu ritmo, seu embalar, como uma harmonia de cura, um canto que em seu soar traga paz e sintonia entre os seres humanos e a natureza, um entoar que toque na ferida colonial e busque sons ancestrais, um cantar para desoprimir, almar a Terra. O que direciona a pesquisa através desta linguagem de escuta, de contato, de afeto; leva a um tempo não linear e a pensar o acalanto em sua subjetividade que agora junto com as leituras decoloniais, musicais, educacionais, que me atravessam, constroem a ideia de: Quem acalanta esta Terra? A estrutura do trabalho é feita em rodas que seguem a curva da vivência da Pedagogia Griô, idealizada por Lillian Pacheco, que nos leva a buscar a afirmação da expressão identitária e o vínculo com a ancestralidade usando o caminho das músicas e dos saberes da tradição oral pensados para cada etapa vivencial, colocando no centro da roda a diversidade que nos constitui, a consciência comunitária.2023info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7785porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchmidt, Isabel Mattosreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:24:36Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7785Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:24:36Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quem acalanta esta terra? Cantigas de ninar para A - COR - DAR |
title |
Quem acalanta esta terra? Cantigas de ninar para A - COR - DAR |
spellingShingle |
Quem acalanta esta terra? Cantigas de ninar para A - COR - DAR Schmidt, Isabel Mattos cantigas de ninar; marcadores de opressão; decolonialidade; pedagogia Griô; saberes ancestrais. |
title_short |
Quem acalanta esta terra? Cantigas de ninar para A - COR - DAR |
title_full |
Quem acalanta esta terra? Cantigas de ninar para A - COR - DAR |
title_fullStr |
Quem acalanta esta terra? Cantigas de ninar para A - COR - DAR |
title_full_unstemmed |
Quem acalanta esta terra? Cantigas de ninar para A - COR - DAR |
title_sort |
Quem acalanta esta terra? Cantigas de ninar para A - COR - DAR |
author |
Schmidt, Isabel Mattos |
author_facet |
Schmidt, Isabel Mattos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmidt, Isabel Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cantigas de ninar; marcadores de opressão; decolonialidade; pedagogia Griô; saberes ancestrais. |
topic |
cantigas de ninar; marcadores de opressão; decolonialidade; pedagogia Griô; saberes ancestrais. |
description |
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7785 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285246537564160 |