Memória indígena e reparações pedagógicas na região de fronteira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Aline da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Quinones, Vanessa Orjuela, Brighenti, Clovis Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4579
Resumo: Trata-se de uma ação de extensão em curso, que pretende ser um espaço de dialógico sobre memória e história Guarani. A ação dialoga com lideranças, professores e comunidades indígenas Guarani do oeste paranaense, Puerto Iguazu (AR) e comunidades desalojadas por Itaipu Binacional no Paraguai, todas em região de fronteira. Como recorte temático atuamos com as ações do Estado como violador de direitos na segunda metade do século XX, quando a referida população perdeu suas terras em três processos distintos: colonização; criação do Parque Nacional do Iguaçu; e construção da Hidrelétrica Itaipu Binacional. Nossa atuação terá como referência as recomendações apresentadas em dezembro de 2014 no Relatório Final publicado pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), no que concernem as “recomendações pedagógicas” encaminhadas ao Estado brasileiro.
id UNIL_81143e653e26573573893c95c5066680
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4579
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Memória indígena e reparações pedagógicas na região de fronteira.GuaraniFronteiraMemóriaViolações de DireitosExtensãoSEUNISIEPETrata-se de uma ação de extensão em curso, que pretende ser um espaço de dialógico sobre memória e história Guarani. A ação dialoga com lideranças, professores e comunidades indígenas Guarani do oeste paranaense, Puerto Iguazu (AR) e comunidades desalojadas por Itaipu Binacional no Paraguai, todas em região de fronteira. Como recorte temático atuamos com as ações do Estado como violador de direitos na segunda metade do século XX, quando a referida população perdeu suas terras em três processos distintos: colonização; criação do Parque Nacional do Iguaçu; e construção da Hidrelétrica Itaipu Binacional. Nossa atuação terá como referência as recomendações apresentadas em dezembro de 2014 no Relatório Final publicado pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), no que concernem as “recomendações pedagógicas” encaminhadas ao Estado brasileiro.Proex/Unila2018-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4579porinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Aline da SilvaQuinones, Vanessa OrjuelaBrighenti, Clovis Antonioreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:44:15Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4579Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:44:15Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Memória indígena e reparações pedagógicas na região de fronteira.
title Memória indígena e reparações pedagógicas na região de fronteira.
spellingShingle Memória indígena e reparações pedagógicas na região de fronteira.
Barbosa, Aline da Silva
Guarani
Fronteira
Memória
Violações de Direitos
Extensão
SEUNI
SIEPE
title_short Memória indígena e reparações pedagógicas na região de fronteira.
title_full Memória indígena e reparações pedagógicas na região de fronteira.
title_fullStr Memória indígena e reparações pedagógicas na região de fronteira.
title_full_unstemmed Memória indígena e reparações pedagógicas na região de fronteira.
title_sort Memória indígena e reparações pedagógicas na região de fronteira.
author Barbosa, Aline da Silva
author_facet Barbosa, Aline da Silva
Quinones, Vanessa Orjuela
Brighenti, Clovis Antonio
author_role author
author2 Quinones, Vanessa Orjuela
Brighenti, Clovis Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Aline da Silva
Quinones, Vanessa Orjuela
Brighenti, Clovis Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Guarani
Fronteira
Memória
Violações de Direitos
Extensão
SEUNI
SIEPE
topic Guarani
Fronteira
Memória
Violações de Direitos
Extensão
SEUNI
SIEPE
description Trata-se de uma ação de extensão em curso, que pretende ser um espaço de dialógico sobre memória e história Guarani. A ação dialoga com lideranças, professores e comunidades indígenas Guarani do oeste paranaense, Puerto Iguazu (AR) e comunidades desalojadas por Itaipu Binacional no Paraguai, todas em região de fronteira. Como recorte temático atuamos com as ações do Estado como violador de direitos na segunda metade do século XX, quando a referida população perdeu suas terras em três processos distintos: colonização; criação do Parque Nacional do Iguaçu; e construção da Hidrelétrica Itaipu Binacional. Nossa atuação terá como referência as recomendações apresentadas em dezembro de 2014 no Relatório Final publicado pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), no que concernem as “recomendações pedagógicas” encaminhadas ao Estado brasileiro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4579
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285235555827712