Concepções de síntese no estudo deleuzeano de Hume
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3116 |
Resumo: | Com o intuito de salientar o lugar que a leitura de Hume tem dentro da obra de Deleuze, notadamente durante sua produção filosófica dos anos 1950 e 1960, interessa-nos descrever as principais concepções de síntese que o francês propõe em “Empirismo e subjetividade”, de 1953. Uma das questões que motivam essa pesquisa é a origem empírica do eu. Trata-se do que Deleuze denomina síntese incompreensível ou empírica. Ademais, reconhecemos a síntese do tempo na qual se descreve a condição que governa o funcionamento do hábito. Às sínteses anteriores, adicionam-se pelo menos mais duas identificadas nessa obra. Temos, de um lado, a síntese que indica o acordo das faculdades ou, mais exatamente, da articulação entre os princípios de associação e os da paixão, e, de outro, a síntese dos juízos, que surge da correlação entre as ditas faculdades. |
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Concepções de síntese no estudo deleuzeano de HumeGilles Deleuze (1925-1995) - filósofo francêsDavid Hume (1711-1776) - filósofo EscocêsCom o intuito de salientar o lugar que a leitura de Hume tem dentro da obra de Deleuze, notadamente durante sua produção filosófica dos anos 1950 e 1960, interessa-nos descrever as principais concepções de síntese que o francês propõe em “Empirismo e subjetividade”, de 1953. Uma das questões que motivam essa pesquisa é a origem empírica do eu. Trata-se do que Deleuze denomina síntese incompreensível ou empírica. Ademais, reconhecemos a síntese do tempo na qual se descreve a condição que governa o funcionamento do hábito. Às sínteses anteriores, adicionam-se pelo menos mais duas identificadas nessa obra. Temos, de um lado, a síntese que indica o acordo das faculdades ou, mais exatamente, da articulação entre os princípios de associação e os da paixão, e, de outro, a síntese dos juízos, que surge da correlação entre as ditas faculdades.Revista Natureza Humana2013info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCARDOSO JR., H. R. ; MONTENEGRO, G. Concepções de síntese no estudo deleuzeano de Hume. Natureza Humana, v. 15, p. 116-139, 2013.ISSN: 2175-2834https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3116porinfo:eu-repo/semantics/openAccessMontenegro Vargas, Gonzalo PatricioCardoso Jr., Helio Rebelloreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T14:02:22Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3116Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T14:02:22Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
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Com o intuito de salientar o lugar que a leitura de Hume tem dentro da obra de Deleuze, notadamente durante sua produção filosófica dos anos 1950 e 1960, interessa-nos descrever as principais concepções de síntese que o francês propõe em “Empirismo e subjetividade”, de 1953. Uma das questões que motivam essa pesquisa é a origem empírica do eu. Trata-se do que Deleuze denomina síntese incompreensível ou empírica. Ademais, reconhecemos a síntese do tempo na qual se descreve a condição que governa o funcionamento do hábito. Às sínteses anteriores, adicionam-se pelo menos mais duas identificadas nessa obra. Temos, de um lado, a síntese que indica o acordo das faculdades ou, mais exatamente, da articulação entre os princípios de associação e os da paixão, e, de outro, a síntese dos juízos, que surge da correlação entre as ditas faculdades. |
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