Corpo-oralidades y territorio en la dramaturgia de Felipe Vergara, de la experiencia del conflicto al correlato artístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corradine Montealegre, Diana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5520
Resumo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientador: Andrea Ciacchi (Pós-Doutor Universidade Estadual de Campinas , Doutor em Iberistica, Università di Bologn , a Mestro em Letras, Universidade Federal da Paraíba , Graduação em Antropologia, Università di Roma)
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spelling Corpo-oralidades y territorio en la dramaturgia de Felipe Vergara, de la experiencia del conflicto al correlato artísticoDramaturgia del conflictoFragmentación - cuerpoOralidadDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientador: Andrea Ciacchi (Pós-Doutor Universidade Estadual de Campinas , Doutor em Iberistica, Università di Bologn , a Mestro em Letras, Universidade Federal da Paraíba , Graduação em Antropologia, Università di Roma)Propongo una lectura de la poética teatral de Felipe Vergara desde el estudio de tres piezas: Kilele, una epopeya artesanal; Arimbato, el camino del árbol; y Coragyps Sapiens, partiendo por considerar el teatro como un encuentro vital entre los artistas y su público, que instala escrituras permeadas por el tiempo, la historia y el contexto de su surgimiento. En ese sentido planteo que la dramaturgia Vergara funciona como un correlato que revive el rastro de la experiencia de guerra de las comunidades del Pacífico colombiano, a la vez que toma una posición autónoma de resistencia artística, social y cultural, y que porta en su discurso las versiones silenciadas históricamente, las versiones subterráneas. Para el análisis abordo: la relación indisoluble de las comunidades con su territorio, manifiesta en las obras; las representaciones de cuerpo y su fragmentación tanto a nivel individual como colectivo; y su reconstrucción a través de los duelos que se encarnan en transmisiones rituales, corporales y orales, en actos de memoria viva. Presento así un recorrido por la propuesta artística de Felipe Vergara y un acercamiento a algunas propuestas teatrales las comunidades del Pacífico colombiano, en las que curiosamente, Vergara trabajó de la mano de Inge Kleutgens, Catalina Medina y otros colaboradores. Retomaremos tres obras de Vergara, así como tres de las creaciones colectivas de las comunidades con las que , rastreando en ellas los procesos y procedimientos para la reconstrucción de una porción de los relatos alternativos de la historia social de las vivencias del conflicto social y armado colombiano, traducidas en las relaciones entre los imaginarios y las representaciones simbólicas de las obras, que asocian las gamas de sentido del texto y de la puesta en escena, con el cauce efectivo que propicia su escritura.Proponho uma leitura da poesia teatral de Felipe Vergara a partir do estudo de três obras: Kilele, una epopeya artesanal; Arimbato, el camino del árbol; y Coragyps Sapiens, começando por considerar o teatro como um encontro vital entre os artistas e seu público, que instala escritos permeados pelo tempo, pela história e pelo contexto de seu surgimento. Nesse sentido, proponho que a dramaturgia de Vergara funcione como um correlato que revive o traço da experiência de guerra das comunidades do Pacífico colombiano, ao mesmo tempo em que assume uma posição autônoma de resistência artística, social e cultural, e que carrega em seu discurso as versões silenciadas historicamente, as versões subterrâneas. Pela análise a bordo: a relação indissolúvel das comunidades com seu território, manifestada nos trabalhos; representações corporais e sua fragmentação individual e coletiva; e sua reconstrução através dos duelos que se encarnam em transmissões rituais, corporais e orais, em atos de memória viva. Apresento um encontro com a proposta artística de Felipe Vergara, propostas teatrais das comunidades do Pacífico colombiano, nas quais curiosamente, Vergara trabalhou com Inge Kleutgens, Catalina Medina e outros colaboradores. Retornaremos a três obras de Vergara, bem como a três das criações coletivas das comunidades com as quais traçamos os processos e procedimentos para a reconstrução de uma parte dos relatos alternativos da história social das experiências do conflito social e armado colombiano , traduzido nas relações entre o imaginário e as representações simbólicas das obras, que associam as faixas de significado do texto e da encenação, ao canal efetivo que propicia sua escritaCiacchi, AndreaCorradine Montealegre, Diana2020-01-23info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfCORRADINE MONTEALEGRE, Diana. Corpo-oralidades y territorio en la dramaturgia de Felipe Vergara, de la experiencia del conflicto al correlato artístico. 2019. 100 p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5520spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:26:01Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5520Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:26:01Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
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