Uso de Casos Investigativos na Aprendizagem Química em Tempos de Pós Pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7080 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Química - Licenciatura. |
id |
UNIL_8b731860f3ae8c72cb27299fed5e8d28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7080 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Uso de Casos Investigativos na Aprendizagem Química em Tempos de Pós PandemiaCasos investigativos. Balanço de saber. Tripleto QuímicoTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Química - Licenciatura.O presente trabalho apresenta a aplicação de uma atividade que faz uso de casos investigativos (CI) como promotor da aprendizagem química, atrelados à relação com o saber, em um cenário pós pandemia. O objetivo foi investigar as fragilidades e defasagens dos estudantes em relação aos conhecimentos químicos causados pela pandemia de COVID-19 e quais conceitos e saberes puderam ser aperfeiçoados como o uso do CI. A metodologia escolhida foi a qualitativa, do tipo pesquisa participante (PP), a qual buscou o engajamento e o protagonismo dos estudantes. O caso foi aplicado em uma turma de segundo ano do ensino médio, em um colégio da rede pública de Foz do Iguaçu e o tema partiu do interesse dos próprios estudantes, sendo a temática Química forense escolhida por eles. Os estudantes foram divididos em dois grupos, foi realizada a leitura do caso e sequencialmente, houve a investigação dos laudos, análise e proposição da elucidação do caso. Feitas as análises sobre os dados coletados, foi possível concluir que houveram defasagens nos conteúdos químicos trabalhados durante a pandemia, já que os estudantes tiveram difculdades em transitar pelos níveis de conhecimento, ficando principalmente no nível de experiências. Além do mais, foi possível comprovar que o uso de casos investigativos proporcionam uma aprendizagem ativa e desafiante aos estudantes, os tornando protagonistas do seu processo de aprendizagem.Francisco, WelingtonDias, Raquel Rodrigues2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:50:49Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7080Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:50:49Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de Casos Investigativos na Aprendizagem Química em Tempos de Pós Pandemia |
title |
Uso de Casos Investigativos na Aprendizagem Química em Tempos de Pós Pandemia |
spellingShingle |
Uso de Casos Investigativos na Aprendizagem Química em Tempos de Pós Pandemia Dias, Raquel Rodrigues Casos investigativos. Balanço de saber. Tripleto Químico |
title_short |
Uso de Casos Investigativos na Aprendizagem Química em Tempos de Pós Pandemia |
title_full |
Uso de Casos Investigativos na Aprendizagem Química em Tempos de Pós Pandemia |
title_fullStr |
Uso de Casos Investigativos na Aprendizagem Química em Tempos de Pós Pandemia |
title_full_unstemmed |
Uso de Casos Investigativos na Aprendizagem Química em Tempos de Pós Pandemia |
title_sort |
Uso de Casos Investigativos na Aprendizagem Química em Tempos de Pós Pandemia |
author |
Dias, Raquel Rodrigues |
author_facet |
Dias, Raquel Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Francisco, Welington |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Raquel Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Casos investigativos. Balanço de saber. Tripleto Químico |
topic |
Casos investigativos. Balanço de saber. Tripleto Químico |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Química - Licenciatura. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7080 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285268161298432 |