Uso de Casos Investigativos na Aprendizagem Química em Tempos de Pós Pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Raquel Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7080
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Química - Licenciatura.
id UNIL_8b731860f3ae8c72cb27299fed5e8d28
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7080
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Uso de Casos Investigativos na Aprendizagem Química em Tempos de Pós PandemiaCasos investigativos. Balanço de saber. Tripleto QuímicoTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Química - Licenciatura.O presente trabalho apresenta a aplicação de uma atividade que faz uso de casos investigativos (CI) como promotor da aprendizagem química, atrelados à relação com o saber, em um cenário pós pandemia. O objetivo foi investigar as fragilidades e defasagens dos estudantes em relação aos conhecimentos químicos causados pela pandemia de COVID-19 e quais conceitos e saberes puderam ser aperfeiçoados como o uso do CI. A metodologia escolhida foi a qualitativa, do tipo pesquisa participante (PP), a qual buscou o engajamento e o protagonismo dos estudantes. O caso foi aplicado em uma turma de segundo ano do ensino médio, em um colégio da rede pública de Foz do Iguaçu e o tema partiu do interesse dos próprios estudantes, sendo a temática Química forense escolhida por eles. Os estudantes foram divididos em dois grupos, foi realizada a leitura do caso e sequencialmente, houve a investigação dos laudos, análise e proposição da elucidação do caso. Feitas as análises sobre os dados coletados, foi possível concluir que houveram defasagens nos conteúdos químicos trabalhados durante a pandemia, já que os estudantes tiveram difculdades em transitar pelos níveis de conhecimento, ficando principalmente no nível de experiências. Além do mais, foi possível comprovar que o uso de casos investigativos proporcionam uma aprendizagem ativa e desafiante aos estudantes, os tornando protagonistas do seu processo de aprendizagem.Francisco, WelingtonDias, Raquel Rodrigues2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:50:49Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7080Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:50:49Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de Casos Investigativos na Aprendizagem Química em Tempos de Pós Pandemia
title Uso de Casos Investigativos na Aprendizagem Química em Tempos de Pós Pandemia
spellingShingle Uso de Casos Investigativos na Aprendizagem Química em Tempos de Pós Pandemia
Dias, Raquel Rodrigues
Casos investigativos. Balanço de saber. Tripleto Químico
title_short Uso de Casos Investigativos na Aprendizagem Química em Tempos de Pós Pandemia
title_full Uso de Casos Investigativos na Aprendizagem Química em Tempos de Pós Pandemia
title_fullStr Uso de Casos Investigativos na Aprendizagem Química em Tempos de Pós Pandemia
title_full_unstemmed Uso de Casos Investigativos na Aprendizagem Química em Tempos de Pós Pandemia
title_sort Uso de Casos Investigativos na Aprendizagem Química em Tempos de Pós Pandemia
author Dias, Raquel Rodrigues
author_facet Dias, Raquel Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Francisco, Welington
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Raquel Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Casos investigativos. Balanço de saber. Tripleto Químico
topic Casos investigativos. Balanço de saber. Tripleto Químico
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Química - Licenciatura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7080
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285268161298432