Educação linguística em espanhol para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: por uma análise crítica de materiais didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargens, Dayala Paiva de Medeiros
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Freitas, Luciana
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2332
Resumo: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
id UNIL_8e16d90dba4741491a71c5fa26ab9d3b
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2332
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Educação linguística em espanhol para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: por uma análise crítica de materiais didáticosEnsino FundamentalRio de Janeiro (RJ) - BrasilNiterói (RJ) - BrasilIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016A implementação da educação linguística em espanhol nos anos iniciais do Ensino Fundamental inaugurouse recentemente nos sistemas de ensino público dos municípios do Rio de Janeiro e de Niterói. Para esse nível escolar, voltase a presente investigação, que tem como objeto a análise de materiais didáticos para tal público. Alguns motivos incentivam esta investigação: a inexistência de processo oficial de avaliação de livros didáticos de línguas estrangeiras nos moldes do que ocorre no PNLD de Línguas Estrangeiras Modernas para os anos finais do Ensino Fundamental (desde 2011) e para o Ensino Médio (desde 2012); a escassez de pesquisas voltadas para a educação linguística em espanhol para crianças no Brasil e a necessidade de ampliação desse objeto de estudo na formação de professores. Como fundamentação teóricometodológica, a pesquisa segue a concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, 2000) e lança mão de categorias analíticas oriundas da Análise do Discurso (MAINGUENEAU, 2002). No que tange à discussão sobre ensino de línguas para crianças, pautamonos em Rocha (2008; 2007) e em Freitas e Vargens (no prelo) e, acerca dos estudos sobre letramento, em Rojo (1998; 2005; 2009). Priorizase a análise de duas coleções didáticas, tendo sido uma delas indicada para o uso no espaço público. Resultados apontam para a necessidade de ampliação da discussão sobre a produção de materiais didáticos de espanhol para crianças vinculados às especificidades educacionais desse nível escolar.UNILA­-UNIOESTEUNILA2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2332porinfo:eu-repo/semantics/openAccessVargens, Dayala Paiva de MedeirosFreitas, Lucianareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:27:38Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2332Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:27:38Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação linguística em espanhol para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: por uma análise crítica de materiais didáticos
title Educação linguística em espanhol para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: por uma análise crítica de materiais didáticos
spellingShingle Educação linguística em espanhol para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: por uma análise crítica de materiais didáticos
Vargens, Dayala Paiva de Medeiros
Ensino Fundamental
Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Niterói (RJ) - Brasil
title_short Educação linguística em espanhol para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: por uma análise crítica de materiais didáticos
title_full Educação linguística em espanhol para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: por uma análise crítica de materiais didáticos
title_fullStr Educação linguística em espanhol para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: por uma análise crítica de materiais didáticos
title_full_unstemmed Educação linguística em espanhol para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: por uma análise crítica de materiais didáticos
title_sort Educação linguística em espanhol para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: por uma análise crítica de materiais didáticos
author Vargens, Dayala Paiva de Medeiros
author_facet Vargens, Dayala Paiva de Medeiros
Freitas, Luciana
author_role author
author2 Freitas, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargens, Dayala Paiva de Medeiros
Freitas, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental
Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Niterói (RJ) - Brasil
topic Ensino Fundamental
Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Niterói (RJ) - Brasil
description IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2332
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNILA
publisher.none.fl_str_mv UNILA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285234274467840