História, Imagens, Fotografia: Apontamentos a partir do “Paradigma Metódico”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6783 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de bacharel em História - América Latina. |
id |
UNIL_8e17f23da8620f63532d2c64bd08b1e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6783 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
História, Imagens, Fotografia: Apontamentos a partir do “Paradigma Metódico”História, Historiografia, Imagens, Fotografia, Fonte Histórica.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de bacharel em História - América Latina.O presente trabalho tem como objetivo levantar alguns problemas de ordem teórica e metodológica na relação entre a História e as imagens, em especial a fotografia, nos séculos XIX, XX e XXI. Além disso, procura investigar qual a relação dos problemas levantados com o “paradigma metódico”, tese de Maria Borges (2003). No primeiro capítulo, procura investigar a relação estabelecida entre a escola metódica, os documentos e o trato metodológico dispendido para as imagens em geral e a fotografia em particular no guia Introdução aos estudos históricos (1898), de Langlois e Seignobos e na coleção As eras, do historiador Eric J. Hobsbawm. No segundo capítulo, examina as proposições teóricas a respeito da fotografia e apreensão do conhecimento do presente e do passado no ensaio Sobre Fotografia (1973), da filósofa Susan Sontag. E por fim, no terceiro capítulo, analisa as proposições metodológicas do artigo ¿Se puede escribir história a partir de imágenes? El historiador y Las fuentes icónicas (2012), do historiador Tomás Pérez Vejo. A presente pesquisa, portanto, se insere no domínio da história da historiografia, na medida em que procura analisar um conjunto de textos que utilizam ou refletem sobre o uso das imagens, em especial da fotografia, para o conhecimento histórico.Santos, Pedro Afonso Cristóvão dosJose, Nahayanna Sorgon Anholeto2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6783porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:44:51Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6783Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:44:51Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História, Imagens, Fotografia: Apontamentos a partir do “Paradigma Metódico” |
title |
História, Imagens, Fotografia: Apontamentos a partir do “Paradigma Metódico” |
spellingShingle |
História, Imagens, Fotografia: Apontamentos a partir do “Paradigma Metódico” Jose, Nahayanna Sorgon Anholeto História, Historiografia, Imagens, Fotografia, Fonte Histórica. |
title_short |
História, Imagens, Fotografia: Apontamentos a partir do “Paradigma Metódico” |
title_full |
História, Imagens, Fotografia: Apontamentos a partir do “Paradigma Metódico” |
title_fullStr |
História, Imagens, Fotografia: Apontamentos a partir do “Paradigma Metódico” |
title_full_unstemmed |
História, Imagens, Fotografia: Apontamentos a partir do “Paradigma Metódico” |
title_sort |
História, Imagens, Fotografia: Apontamentos a partir do “Paradigma Metódico” |
author |
Jose, Nahayanna Sorgon Anholeto |
author_facet |
Jose, Nahayanna Sorgon Anholeto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Pedro Afonso Cristóvão dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jose, Nahayanna Sorgon Anholeto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História, Historiografia, Imagens, Fotografia, Fonte Histórica. |
topic |
História, Historiografia, Imagens, Fotografia, Fonte Histórica. |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de bacharel em História - América Latina. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6783 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285249909784576 |