Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Bruna Wanessa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5598
Resumo: MARTINS, Bruna Wanessa. Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçu. 2019. 50 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019.
id UNIL_934df3b11919d291b94dcbb841801cf7
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5598
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do IguaçuAcolhimento linguístico-culturalPortuguês (língua de acolhimento)Ensino público (fundamental I)MARTINS, Bruna Wanessa. Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçu. 2019. 50 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. Orientadora: Prof. Dra Jorgelina Ivana Tallei Coorientadora: Prof. Dra Tatiana Pereira CarvalhalEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo discutir a recepção linguístico-cultural de estudantes imigrantes no ensino fundamental na cidade de Foz do Iguaçu - Paraná. O município de Foz de Iguazú recebe estudantes imigrantes de diferentes nacionalidades. No momento, não existe um protocolo oficial de atendimento a esses estudantes, considerando as especificidades linguísticas e culturais. Portanto, por meio de um estudo de caso em uma escola, a segunda escola municipal mais importante em número de estudantes imigrantes em Foz do Iguaçu, e de acordo com os relatos dos professores da escola, abordamos que elementos se referem à questão da imigração, qual a relação com as línguas que participam do contexto, como trabalham e que dificuldades enfrentam. Com base nisso, e com os estudos lingüísticos e educacionais, refletimos sobre o acolhimento lingüístico- cultural de estudantes imigrantes na escola em questão e, possivelmente, em outras escolas públicas de ensino fundamental I com características em comum. Com isso, este trabalho de conclusão de curso pretende que a gestão da educação do município verifique as possibilidades de acolhimento para estudantes imigrantes considerando o contexto fronteiriço.El presente trabajo tiene como objetivo discutir la acogida lingüística-cultural a los estudiantes inmigrantes en la enseñanza primaria en la ciudad de Foz de Iguazú - Paraná. El municipio de Foz de Iguazú recibe estudiantes inmigrantes de diferentes nacionalidades. Por el momento, no existe un protocolo oficial para auxiliar a estos estudiantes, considerando las especifidades lingüísticas y culturales. Por lo tanto, mediante un estudio de caso en una escuela, la segunda escuela municipal más importante en número de estudiantes inmigrantes en Foz de Iguazú, y según los informes del personal docente de la escuela, planteamos qué elementos se refieren al tema de inmigración, así como a los idiomas que participan en el contexto, se trabajan y qué dificultades se enfrentan. En base a esto, y con estudios linguisticos y del área de educación, reflexionamos sobre la acogida linguistica cultural a los estudiantes inmigrantes en la escuela en cuestión y posiblemente en otras escuelas primarias públicas I que tienen características en común. Con eso, el trabajo pretende que el municipio verifique las posibilidades de recepción para los estudiantes inmigrantes considerando el contexto fronterizo.Tallei, Jorgelina IvanaCarvalhal, Tatiana PereiraMartins, Bruna Wanessa2019-12-11info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfMARTINS, Bruna Wanessa. Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçu. 2019. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu(UNILA), 2019.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5598porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:47:49Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5598Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:47:49Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçu
title Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçu
spellingShingle Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçu
Martins, Bruna Wanessa
Acolhimento linguístico-cultural
Português (língua de acolhimento)
Ensino público (fundamental I)
title_short Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçu
title_full Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçu
title_fullStr Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçu
title_full_unstemmed Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçu
title_sort Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçu
author Martins, Bruna Wanessa
author_facet Martins, Bruna Wanessa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tallei, Jorgelina Ivana
Carvalhal, Tatiana Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Bruna Wanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Acolhimento linguístico-cultural
Português (língua de acolhimento)
Ensino público (fundamental I)
topic Acolhimento linguístico-cultural
Português (língua de acolhimento)
Ensino público (fundamental I)
description MARTINS, Bruna Wanessa. Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçu. 2019. 50 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Bruna Wanessa. Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçu. 2019. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu(UNILA), 2019.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5598
identifier_str_mv MARTINS, Bruna Wanessa. Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçu. 2019. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu(UNILA), 2019.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285264283664384