O Ente Racional Enquanto Incontinente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zabot Batista, Luiz Alberto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6543
Resumo: O fito nesta monografia é expor o ente racional enquanto incontinente: com sua incontinência tal qual remonta a Aristóteles e Santo Tomás de Aquino. Mas apresentar, de início, a ordem das potências da alma, bem como galgá-las uma a uma, a fim de atingir este ou aquele âmbito do incontinente, é a via fundamental que sedimenta o atinente trabalho. Estas potências da alma, entretanto, são os degraus estruturantes, pois sem as tais tornaria esta exposição lacunar e peremptoriamente amputada da sua ordem natural. Em nossa exposição partiremos ao lado de Aristóteles, ou seja, usando-o como suporte basilar para discorrer acerca do estudo empreendido pelo Doutor Comum, ora sobre certa estrutura interna do ente racional, ora sobre a incontinência, uma vez que, do contrário, o aprofundamento ao modelo do ente humano no Santo Doutor estaria doutrinalmente incompleto. Contudo, arrolar os argumentos dos Filósofos aludidos em questão é, por assim dizer, um dos primados ao longo desta monografia.
id UNIL_966bb9b31bf0ee179720ba41b17879f5
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6543
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling O Ente Racional Enquanto IncontinentePotências da Alma. Incontinente. Aristóteles. Santo Tomás de Aquino.O fito nesta monografia é expor o ente racional enquanto incontinente: com sua incontinência tal qual remonta a Aristóteles e Santo Tomás de Aquino. Mas apresentar, de início, a ordem das potências da alma, bem como galgá-las uma a uma, a fim de atingir este ou aquele âmbito do incontinente, é a via fundamental que sedimenta o atinente trabalho. Estas potências da alma, entretanto, são os degraus estruturantes, pois sem as tais tornaria esta exposição lacunar e peremptoriamente amputada da sua ordem natural. Em nossa exposição partiremos ao lado de Aristóteles, ou seja, usando-o como suporte basilar para discorrer acerca do estudo empreendido pelo Doutor Comum, ora sobre certa estrutura interna do ente racional, ora sobre a incontinência, uma vez que, do contrário, o aprofundamento ao modelo do ente humano no Santo Doutor estaria doutrinalmente incompleto. Contudo, arrolar os argumentos dos Filósofos aludidos em questão é, por assim dizer, um dos primados ao longo desta monografia.OrientaçãoZabot Batista, Luiz Alberto2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6543porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:43:11Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6543Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:43:11Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ente Racional Enquanto Incontinente
title O Ente Racional Enquanto Incontinente
spellingShingle O Ente Racional Enquanto Incontinente
Zabot Batista, Luiz Alberto
Potências da Alma. Incontinente. Aristóteles. Santo Tomás de Aquino.
title_short O Ente Racional Enquanto Incontinente
title_full O Ente Racional Enquanto Incontinente
title_fullStr O Ente Racional Enquanto Incontinente
title_full_unstemmed O Ente Racional Enquanto Incontinente
title_sort O Ente Racional Enquanto Incontinente
author Zabot Batista, Luiz Alberto
author_facet Zabot Batista, Luiz Alberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
dc.contributor.author.fl_str_mv Zabot Batista, Luiz Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Potências da Alma. Incontinente. Aristóteles. Santo Tomás de Aquino.
topic Potências da Alma. Incontinente. Aristóteles. Santo Tomás de Aquino.
description O fito nesta monografia é expor o ente racional enquanto incontinente: com sua incontinência tal qual remonta a Aristóteles e Santo Tomás de Aquino. Mas apresentar, de início, a ordem das potências da alma, bem como galgá-las uma a uma, a fim de atingir este ou aquele âmbito do incontinente, é a via fundamental que sedimenta o atinente trabalho. Estas potências da alma, entretanto, são os degraus estruturantes, pois sem as tais tornaria esta exposição lacunar e peremptoriamente amputada da sua ordem natural. Em nossa exposição partiremos ao lado de Aristóteles, ou seja, usando-o como suporte basilar para discorrer acerca do estudo empreendido pelo Doutor Comum, ora sobre certa estrutura interna do ente racional, ora sobre a incontinência, uma vez que, do contrário, o aprofundamento ao modelo do ente humano no Santo Doutor estaria doutrinalmente incompleto. Contudo, arrolar os argumentos dos Filósofos aludidos em questão é, por assim dizer, um dos primados ao longo desta monografia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6543
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285253681512448