Professores em Formação: Concepções de Literatura em Práticas Didáticas de Estudantes de Licenciatura em Letras da Unila

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Viviana Talia Aprigio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6696
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.
id UNIL_988aa6896917b790800d6b87df2d0bc0
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6696
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Professores em Formação: Concepções de Literatura em Práticas Didáticas de Estudantes de Licenciatura em Letras da UnilaLiteraturaFormação de professoresLíngua estrangeiraEnsino de línguasTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.O presente texto consiste no Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Letras - Espanhol e Português como línguas estrangeiras da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). A problemática levantada para esta pesquisa é a seguinte: como o futuro docente de língua estrangeira (LE) que atuará na região da tríplice fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai) compreende a literatura e expressões estéticas como objetos de ensino e aprendizagem? e, ainda, qual seria o encaminhamento metodológico adotado em suas futuras práticas em sala de aula? Inicialmente, é realizada uma revisão teórica no que se refere a formação do docente de Letras no Brasil e reflexões sobre o ensino de língua estrangeira com textos literários. Para, em seguida, analisar a produção de práticas com a literatura propostas pelos futuros docentes no curso de graduação, Aidan Chambers (1991; 1993) e Rildo Cosson (2006; 2014) são estudados levando em conta suas ideias sobre letramento literário e mediação de leitura e também por que foram a base teórica estudada na disciplina da graduação. Adotamos como caminho metodológico, a pesquisa qualitativa e etnográfica e, para a análise dos dados foi coletado material audiovisual produzido pelos estudantes, nos quais narram suas trajetórias como leitores (autorretrato leitor). Estes foram abordados a partir das seguintes categorias: influência da família e amigos; influência da escola e biblioteca e influência da universidade. Para a análise das propostas de intervenção dos estudantes foram levados em consideração dois aspectos: a concepção de literatura de cada um e o posterior reflexo nas propostas teórico-metodológicas discutidas durante a disciplina. Constatamos através da análise dos dados a importância da escola na formação do leitor literário, a necessidade de pensarmos a “escolarização” da literatura, de que maneira ela ocorre, visto que muitas vezes será a escola o primeiro - e às vezes único - acesso das pessoas à literatura. Para tanto, a pesquisa demonstra o papel fundamental do trabalho com a literatura nos cursos de formação inicial em Letras. Dessa maneira, os professores em formação quando atuarem nas escolas estarão conscientes da necessidade e importância da inserção do texto literário no processo de ensino e aprendizagem.OrientaçãoAmaro, Viviana Talia Aprigio2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6696porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:47:48Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6696Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:47:48Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores em Formação: Concepções de Literatura em Práticas Didáticas de Estudantes de Licenciatura em Letras da Unila
title Professores em Formação: Concepções de Literatura em Práticas Didáticas de Estudantes de Licenciatura em Letras da Unila
spellingShingle Professores em Formação: Concepções de Literatura em Práticas Didáticas de Estudantes de Licenciatura em Letras da Unila
Amaro, Viviana Talia Aprigio
Literatura
Formação de professores
Língua estrangeira
Ensino de línguas
title_short Professores em Formação: Concepções de Literatura em Práticas Didáticas de Estudantes de Licenciatura em Letras da Unila
title_full Professores em Formação: Concepções de Literatura em Práticas Didáticas de Estudantes de Licenciatura em Letras da Unila
title_fullStr Professores em Formação: Concepções de Literatura em Práticas Didáticas de Estudantes de Licenciatura em Letras da Unila
title_full_unstemmed Professores em Formação: Concepções de Literatura em Práticas Didáticas de Estudantes de Licenciatura em Letras da Unila
title_sort Professores em Formação: Concepções de Literatura em Práticas Didáticas de Estudantes de Licenciatura em Letras da Unila
author Amaro, Viviana Talia Aprigio
author_facet Amaro, Viviana Talia Aprigio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Viviana Talia Aprigio
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Formação de professores
Língua estrangeira
Ensino de línguas
topic Literatura
Formação de professores
Língua estrangeira
Ensino de línguas
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6696
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285260337872896