Programa Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul uma Avaliação do Período entre 2010 e 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donato da Costa, Julio Matheus
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6660
Resumo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento.
id UNIL_9ae883c67ec34e58d968c59e149908f7
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6660
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Programa Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul uma Avaliação do Período entre 2010 e 2018PobrezaCriançasDesenvolvimentoDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento.Este estudo analisou o impacto no desenvolvimento infantil em crianças do zero aos seis anos que participaram, entre 2010 e 2018, de forma integral, do Primeira Infância Melhor (PIM). O PIM é uma política pública de visitação domiciliar e semanal que, acompanha famílias socioeconomicamente vulneráveis no estado do Rio Grande do Sul. Para isto, são apresentadas teorias sobre as relações entre a infância, a pobreza, o cuidado parental e o desenvolvimento humano. A pesquisa mostra que o papel da família excede fatores genéticos e incide em fatores emocionais e sociais dos indivíduos. A análise do impacto da participação integral abrangeu indicadores do desenvolvimento não-cognitivo, cognitivo e integral. Para isto, utilizou-se regressão logística, propensity score matching e testes de robustez. Os resultados mostram que as famílias participantes de forma integral do PIM, relatam ter menor dificuldade em educar seus filhos e que as crianças têm menos dificuldade de se relacionar. Alta escolaridade do cuidador e famílias de baixa renda são fatores que contribuem para a participação no programa. Há efeito causal positivo entre as médias dos três indicadores de desenvolvimento quando a participação é integral. Além disto, todos os algoritmos de pareamento mostram que há mais chances das crianças do grupo tratamento obterem maiores resultados nas médias dos indicadores, quando comparadas com o grupo controle.OrientaçãoDonato da Costa, Julio Matheus2022-07-12T20:20:16Z2022-07-12T20:20:16Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6660porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:28:03Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6660Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:28:03Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul uma Avaliação do Período entre 2010 e 2018
title Programa Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul uma Avaliação do Período entre 2010 e 2018
spellingShingle Programa Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul uma Avaliação do Período entre 2010 e 2018
Donato da Costa, Julio Matheus
Pobreza
Crianças
Desenvolvimento
title_short Programa Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul uma Avaliação do Período entre 2010 e 2018
title_full Programa Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul uma Avaliação do Período entre 2010 e 2018
title_fullStr Programa Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul uma Avaliação do Período entre 2010 e 2018
title_full_unstemmed Programa Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul uma Avaliação do Período entre 2010 e 2018
title_sort Programa Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul uma Avaliação do Período entre 2010 e 2018
author Donato da Costa, Julio Matheus
author_facet Donato da Costa, Julio Matheus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
dc.contributor.author.fl_str_mv Donato da Costa, Julio Matheus
dc.subject.por.fl_str_mv Pobreza
Crianças
Desenvolvimento
topic Pobreza
Crianças
Desenvolvimento
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-12T20:20:16Z
2022-07-12T20:20:16Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6660
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161905206624256