Programa Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul uma Avaliação do Período entre 2010 e 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6660 |
Resumo: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento. |
id |
UNIL_9ae883c67ec34e58d968c59e149908f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6660 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Programa Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul uma Avaliação do Período entre 2010 e 2018PobrezaCriançasDesenvolvimentoDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento.Este estudo analisou o impacto no desenvolvimento infantil em crianças do zero aos seis anos que participaram, entre 2010 e 2018, de forma integral, do Primeira Infância Melhor (PIM). O PIM é uma política pública de visitação domiciliar e semanal que, acompanha famílias socioeconomicamente vulneráveis no estado do Rio Grande do Sul. Para isto, são apresentadas teorias sobre as relações entre a infância, a pobreza, o cuidado parental e o desenvolvimento humano. A pesquisa mostra que o papel da família excede fatores genéticos e incide em fatores emocionais e sociais dos indivíduos. A análise do impacto da participação integral abrangeu indicadores do desenvolvimento não-cognitivo, cognitivo e integral. Para isto, utilizou-se regressão logística, propensity score matching e testes de robustez. Os resultados mostram que as famílias participantes de forma integral do PIM, relatam ter menor dificuldade em educar seus filhos e que as crianças têm menos dificuldade de se relacionar. Alta escolaridade do cuidador e famílias de baixa renda são fatores que contribuem para a participação no programa. Há efeito causal positivo entre as médias dos três indicadores de desenvolvimento quando a participação é integral. Além disto, todos os algoritmos de pareamento mostram que há mais chances das crianças do grupo tratamento obterem maiores resultados nas médias dos indicadores, quando comparadas com o grupo controle.OrientaçãoDonato da Costa, Julio Matheus2022-07-12T20:20:16Z2022-07-12T20:20:16Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6660porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:28:03Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6660Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:28:03Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul uma Avaliação do Período entre 2010 e 2018 |
title |
Programa Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul uma Avaliação do Período entre 2010 e 2018 |
spellingShingle |
Programa Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul uma Avaliação do Período entre 2010 e 2018 Donato da Costa, Julio Matheus Pobreza Crianças Desenvolvimento |
title_short |
Programa Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul uma Avaliação do Período entre 2010 e 2018 |
title_full |
Programa Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul uma Avaliação do Período entre 2010 e 2018 |
title_fullStr |
Programa Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul uma Avaliação do Período entre 2010 e 2018 |
title_full_unstemmed |
Programa Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul uma Avaliação do Período entre 2010 e 2018 |
title_sort |
Programa Primeira Infância Melhor do Rio Grande do Sul uma Avaliação do Período entre 2010 e 2018 |
author |
Donato da Costa, Julio Matheus |
author_facet |
Donato da Costa, Julio Matheus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orientação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Donato da Costa, Julio Matheus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pobreza Crianças Desenvolvimento |
topic |
Pobreza Crianças Desenvolvimento |
description |
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-12T20:20:16Z 2022-07-12T20:20:16Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6660 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1816161905206624256 |