O Uso de Experimentos Demonstrativos como Estratégia Didática para Aumentar a Motivação dos Estudantes e a Eficiência do Aprendizado das Leis de Newton: um estudo de caso no 1º ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lambrecht, Eliakim Oscar
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/474
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química. Orientador: Prof. Dr. Juan de Diós Garrido Arrate Co-orientadora: Prof.a Dr.a Catarina Costa Fernandes.
id UNIL_9c042176ca37e586fc3ecb4b55371713
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/474
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling O Uso de Experimentos Demonstrativos como Estratégia Didática para Aumentar a Motivação dos Estudantes e a Eficiência do Aprendizado das Leis de Newton: um estudo de caso no 1º ano do ensino médioEstratégias de aprendizagemFísica - Leis de NewtonTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química. Orientador: Prof. Dr. Juan de Diós Garrido Arrate Co-orientadora: Prof.a Dr.a Catarina Costa Fernandes.Este trabalho tem como objetivo analisar se a utilização de experimentos demonstrativos no ensino das leis de Newton, no nível médio, desperta uma maior motivação nos estudantes e, consequentemente, um maior nível de aprendizado dos conceitos físicos estudados, quando comparado ao ensino expositivo. Para isso, foram escolhidas duas turmas do 1o ano do ensino médio de um colégio público, cujo rendimento na disciplina de Física fosse semelhante. Então, inicialmente fez-se um diagnóstico das duas turmas através de um questionário contendo questões de motivação pelo estudo de Física e, também, uma questão envolvendo o conceito físico força. Através dos resultados deste questionário de diagnóstico, escolheu-se a turma que apresentava menos estudantes motivados/interessados em estudar Física, para a aplicação do primeiro experimento sobre a 1a Lei de Newton. Posteriormente, aplicou-se um segundo experimento envolvendo os conteúdos da 2a e 3a Lei de Newton, desta vez em ambas as turmas. Os resultados revelaram que o primeiro experimento serviu como elemento motivador na turma onde foi aplicado, enquanto que o segundo experimento proporcionou números muito próximos de estudantes motivados/interessados em estudar Física e de estudantes que compreenderam os conceitos referentes à 2a e 3a Lei de Newton, em ambas as turmas.This work aims to analyze if the use of demonstrative experiments in the teaching of Newton's laws, in High School, arouses greater motivation in students and hence a higher level of learning of the studied physical concepts when compared to expository teaching. For this, two classes from the 1st year of High School of a public school were chosen, whose income in the discipline of physics was similar. So, firstly made up a diagnosis of the two groups using a questionnaire containing questions motivating the study of physics and also a matter involving physical force concept. Through the results of this questionnaire diagnostic, was chosen the class that was less motivated students / interested in studying physics, for the application of the first experiment on the 1st Law of Newton. Subsequently, he applied a second experiment involving the contents of the 2nd and 3rd law of Newton, this time in both groups. The results revealed that the first experiment served as a motivating factor in the class where it was applied, while the second experiment yielded very similar numbers of students motivated / interested in studying physics and students understand the concepts related to the 2nd and 3rd law of Newton, in both classes.Garrido Arrate, Juan de DiósLambrecht, Eliakim Oscar2016-02-23T16:26:24Z2016-02-23T16:26:24Z2015-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfLAMBRECHT, Eliakim Oscar. O Uso de Experimentos Demonstrativos como Estratégia Didática para Aumentar a Motivação dos Estudantes e a Eficiência do Aprendizado das Leis de Newton: um Estudo de caso no 1o ano do Ensino Médio. 2015. 43 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2015.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/474porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:36:51Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/474Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:36:51Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso de Experimentos Demonstrativos como Estratégia Didática para Aumentar a Motivação dos Estudantes e a Eficiência do Aprendizado das Leis de Newton: um estudo de caso no 1º ano do ensino médio
title O Uso de Experimentos Demonstrativos como Estratégia Didática para Aumentar a Motivação dos Estudantes e a Eficiência do Aprendizado das Leis de Newton: um estudo de caso no 1º ano do ensino médio
spellingShingle O Uso de Experimentos Demonstrativos como Estratégia Didática para Aumentar a Motivação dos Estudantes e a Eficiência do Aprendizado das Leis de Newton: um estudo de caso no 1º ano do ensino médio
Lambrecht, Eliakim Oscar
Estratégias de aprendizagem
Física - Leis de Newton
title_short O Uso de Experimentos Demonstrativos como Estratégia Didática para Aumentar a Motivação dos Estudantes e a Eficiência do Aprendizado das Leis de Newton: um estudo de caso no 1º ano do ensino médio
title_full O Uso de Experimentos Demonstrativos como Estratégia Didática para Aumentar a Motivação dos Estudantes e a Eficiência do Aprendizado das Leis de Newton: um estudo de caso no 1º ano do ensino médio
title_fullStr O Uso de Experimentos Demonstrativos como Estratégia Didática para Aumentar a Motivação dos Estudantes e a Eficiência do Aprendizado das Leis de Newton: um estudo de caso no 1º ano do ensino médio
title_full_unstemmed O Uso de Experimentos Demonstrativos como Estratégia Didática para Aumentar a Motivação dos Estudantes e a Eficiência do Aprendizado das Leis de Newton: um estudo de caso no 1º ano do ensino médio
title_sort O Uso de Experimentos Demonstrativos como Estratégia Didática para Aumentar a Motivação dos Estudantes e a Eficiência do Aprendizado das Leis de Newton: um estudo de caso no 1º ano do ensino médio
author Lambrecht, Eliakim Oscar
author_facet Lambrecht, Eliakim Oscar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garrido Arrate, Juan de Diós
dc.contributor.author.fl_str_mv Lambrecht, Eliakim Oscar
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem
Física - Leis de Newton
topic Estratégias de aprendizagem
Física - Leis de Newton
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química. Orientador: Prof. Dr. Juan de Diós Garrido Arrate Co-orientadora: Prof.a Dr.a Catarina Costa Fernandes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
2016-02-23T16:26:24Z
2016-02-23T16:26:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LAMBRECHT, Eliakim Oscar. O Uso de Experimentos Demonstrativos como Estratégia Didática para Aumentar a Motivação dos Estudantes e a Eficiência do Aprendizado das Leis de Newton: um Estudo de caso no 1o ano do Ensino Médio. 2015. 43 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2015.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/474
identifier_str_mv LAMBRECHT, Eliakim Oscar. O Uso de Experimentos Demonstrativos como Estratégia Didática para Aumentar a Motivação dos Estudantes e a Eficiência do Aprendizado das Leis de Newton: um Estudo de caso no 1o ano do Ensino Médio. 2015. 43 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2015.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161878287581184