O gênero notícia em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marins, Ida Maria Morales
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gomes, Priscilla Bendersky
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4042
Resumo: Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
id UNIL_a0d3d3e4fa8808da60ea131e8c63d837
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4042
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling O gênero notícia em sala de aulaGêneros textuaisEducação - ensino de língua portuguesaAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoInteressadas em pesquisar a pertinência e eficácia do trabalho com os gêneros textuais mediante a metodologia das Sequências Didáticas (SD) apresentada por DOLZ; SCHNEUWLY, 2007), foi proposto, para os anos de 2016 e 2017, o projeto de extensão (Re)significando o ensino da língua portuguesa na escola: os gêneros e a dinâmica das sequências didáticas. Esse projeto tem por objetivo central desenvolver práticas de intervenção pedagógica em escolas da educação básica, valendo-se do trabalho com os gêneros textuais e o uso da metodologia das SD com vistas a contribuir com o ensino/aprendizagem da língua portuguesa. As ações do projeto são desenvolvidas através de subprojetos, os quais elencam temas e gêneros específicos para serem trabalhados ao longo de um bimestre escolar. O presente trabalho visa a apresentar a proposta realizada em uma escola pública municipal da cidade de Jaguarão/RS com o subprojeto O gênero notícia em sala de aula desenvolvido por uma estudante e bolsista PDA do curso de Letras, sob orientação da coordenadora do projeto. Além de apresentar a proposta enunciativa levada a cabo, os módulos realizados, as metodologias de intervenção para a análise e refacção de aspectos discursivos e linguísticos e a produção final como resultado de todo o processo; trazemos alguns resultados que serão a base de futura pesquisa. Esses resultados indicam que o trabalho com os gêneros, aliados a uma metodologia bem planejada, juntamente a intervenções do professor durante o processo contribuem sobremaneira para desenvolver a proficiência na produção escrita e a capacidade do aluno em refletir sobre os usos da língua e intervir sobre ela de modo a qualificar a sua competência linguístico-discursivaProex/Unila2017info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4042porinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarins, Ida Maria MoralesGomes, Priscilla Benderskyreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:51:36Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4042Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:51:36Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero notícia em sala de aula
title O gênero notícia em sala de aula
spellingShingle O gênero notícia em sala de aula
Marins, Ida Maria Morales
Gêneros textuais
Educação - ensino de língua portuguesa
title_short O gênero notícia em sala de aula
title_full O gênero notícia em sala de aula
title_fullStr O gênero notícia em sala de aula
title_full_unstemmed O gênero notícia em sala de aula
title_sort O gênero notícia em sala de aula
author Marins, Ida Maria Morales
author_facet Marins, Ida Maria Morales
Gomes, Priscilla Bendersky
author_role author
author2 Gomes, Priscilla Bendersky
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marins, Ida Maria Morales
Gomes, Priscilla Bendersky
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros textuais
Educação - ensino de língua portuguesa
topic Gêneros textuais
Educação - ensino de língua portuguesa
description Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4042
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285266864209920