O gênero notícia em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4042 |
Resumo: | Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação |
id |
UNIL_a0d3d3e4fa8808da60ea131e8c63d837 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4042 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
O gênero notícia em sala de aulaGêneros textuaisEducação - ensino de língua portuguesaAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoInteressadas em pesquisar a pertinência e eficácia do trabalho com os gêneros textuais mediante a metodologia das Sequências Didáticas (SD) apresentada por DOLZ; SCHNEUWLY, 2007), foi proposto, para os anos de 2016 e 2017, o projeto de extensão (Re)significando o ensino da língua portuguesa na escola: os gêneros e a dinâmica das sequências didáticas. Esse projeto tem por objetivo central desenvolver práticas de intervenção pedagógica em escolas da educação básica, valendo-se do trabalho com os gêneros textuais e o uso da metodologia das SD com vistas a contribuir com o ensino/aprendizagem da língua portuguesa. As ações do projeto são desenvolvidas através de subprojetos, os quais elencam temas e gêneros específicos para serem trabalhados ao longo de um bimestre escolar. O presente trabalho visa a apresentar a proposta realizada em uma escola pública municipal da cidade de Jaguarão/RS com o subprojeto O gênero notícia em sala de aula desenvolvido por uma estudante e bolsista PDA do curso de Letras, sob orientação da coordenadora do projeto. Além de apresentar a proposta enunciativa levada a cabo, os módulos realizados, as metodologias de intervenção para a análise e refacção de aspectos discursivos e linguísticos e a produção final como resultado de todo o processo; trazemos alguns resultados que serão a base de futura pesquisa. Esses resultados indicam que o trabalho com os gêneros, aliados a uma metodologia bem planejada, juntamente a intervenções do professor durante o processo contribuem sobremaneira para desenvolver a proficiência na produção escrita e a capacidade do aluno em refletir sobre os usos da língua e intervir sobre ela de modo a qualificar a sua competência linguístico-discursivaProex/Unila2017info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4042porinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarins, Ida Maria MoralesGomes, Priscilla Benderskyreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:51:36Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4042Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:51:36Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O gênero notícia em sala de aula |
title |
O gênero notícia em sala de aula |
spellingShingle |
O gênero notícia em sala de aula Marins, Ida Maria Morales Gêneros textuais Educação - ensino de língua portuguesa |
title_short |
O gênero notícia em sala de aula |
title_full |
O gênero notícia em sala de aula |
title_fullStr |
O gênero notícia em sala de aula |
title_full_unstemmed |
O gênero notícia em sala de aula |
title_sort |
O gênero notícia em sala de aula |
author |
Marins, Ida Maria Morales |
author_facet |
Marins, Ida Maria Morales Gomes, Priscilla Bendersky |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Priscilla Bendersky |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marins, Ida Maria Morales Gomes, Priscilla Bendersky |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros textuais Educação - ensino de língua portuguesa |
topic |
Gêneros textuais Educação - ensino de língua portuguesa |
description |
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4042 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285266864209920 |