Reflexões e Proposições para uma Abordagem Pedagógica sobre o Amor na Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7416 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Filosofia – Licenciatura. |
id |
UNIL_acb95d5a80f9cfa7b5127438f653656d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7416 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Reflexões e Proposições para uma Abordagem Pedagógica sobre o Amor na Escolaeducação, amor, humanizaçãoTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Filosofia – Licenciatura.A abordagem pedagógica sobre o amor na escola traz consigo grandes potencialidades para estimular o crescimento pessoal e para a construção e consolidação de valores. O amor é entendido como um princípio promotor de uma sociedade mais solidária, na qual a discussão sobre os valores de tolerância e respeito estimulam o diálogo, a curiosidade do pensar e a possibilidade de transformação social. Contudo, a implementação de uma abordagem sobre o amor na educação também pode levantar desafios significativos, como o enfrentamento dos preconceitos, do descaso e da negligência em relação a estes princípios fundamentais. Assim sendo, o desafio está em buscar novas metodologias a fim de reforçar os princípios e valores inerentes ao amor na educação de forma clara, crítica e criativa. Por isso, traçamos o seguinte objetivo deste estudo: identificar e analisar as reflexões e proposições para uma abordagem pedagógica sobre o amor na escola. Esse estudo exploratório qualitativo tem como base uma pesquisa bibliográfica, dispondo de autores conceituados na área. Os resultados obtidos neste estudo é que o amor e a educação estão interligados e caminham juntos para uma visão mais holística e ampla de educação. De acordo com o nosso principal referencial teórico - Paulo Freire -, é preciso amor para que a educação aconteça de forma significativa, pois é a partir do amor que podemos despertar a curiosidade, a busca pelo conhecimento e o interesse, bem como a troca de vivências entre educadores e educandos. O amor não é apenas visto como um sentimento de carinho e afeto; é a essência do processo educativo, pois através dele as pessoas se tocam, compreendem o outro e constroem presenças coletivas, partilham conhecimentos, relacionam-se, adequam suas formas e contribuem para a construção de um mundo mais justo e solidário. Nesta perspectiva, a presente pesquisa salienta os aportes do método dialógico de Paulo Freire no sentido de oportunizar a abordagem pedagógica sobre o amor, trabalhando-o não como um conteúdo específico de uma determinada disciplina, mas sim como elemento que deve perpassar a prática educacional em todos os momentos e espaços escolares, visando a humanização.2023info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7416porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ricardo Leandro dosreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:42:53Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7416Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:42:53Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões e Proposições para uma Abordagem Pedagógica sobre o Amor na Escola |
title |
Reflexões e Proposições para uma Abordagem Pedagógica sobre o Amor na Escola |
spellingShingle |
Reflexões e Proposições para uma Abordagem Pedagógica sobre o Amor na Escola Santos, Ricardo Leandro dos educação, amor, humanização |
title_short |
Reflexões e Proposições para uma Abordagem Pedagógica sobre o Amor na Escola |
title_full |
Reflexões e Proposições para uma Abordagem Pedagógica sobre o Amor na Escola |
title_fullStr |
Reflexões e Proposições para uma Abordagem Pedagógica sobre o Amor na Escola |
title_full_unstemmed |
Reflexões e Proposições para uma Abordagem Pedagógica sobre o Amor na Escola |
title_sort |
Reflexões e Proposições para uma Abordagem Pedagógica sobre o Amor na Escola |
author |
Santos, Ricardo Leandro dos |
author_facet |
Santos, Ricardo Leandro dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ricardo Leandro dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação, amor, humanização |
topic |
educação, amor, humanização |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Filosofia – Licenciatura. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7416 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285237301706752 |