SIG aplicado à Biogeografia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5506 |
Resumo: | VII Seminário de Extensão Universitária da UNILA (SEUNI); VIII Encontro de Iniciação Científica e IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI 2019) e Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR) |
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SIG aplicado à BiogeografiaII SIEPEAnálise espacialBiodiversidadeVII Seminário de Extensão Universitária da UNILA (SEUNI); VIII Encontro de Iniciação Científica e IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI 2019) e Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR)As atividades de monitoria acadêmica tiveram por objetivos a) promover a instrumentalização e o aperfeiçoamento do estudante monitor no uso do programa computacional ArcGIS Desktop aplicado à análise espacial da biodiversidade; b) apoiar os estudantes da disciplina de “Fundamentos de Biogeografia” na resolução dos roteiros de aula prática no laboratório de informática; e c) auxiliar os estudantes da disciplina na confecção de mapas para o artigo a ser entregue como requisito parcial da disciplina. As atividades de monitoria foram desenvolvidas em três modalidades: 1) atendimento extraclasse em sala de aula; 2) atendimento durante as aulas práticas do docente em laboratório de informática; e 3) atendimento extraclasse em laboratório de informática. A modalidade 1 resultou em incremento de, em média, 2 horas semanais em atendimento de estudantes. Este atendimento teve como propósito sanar dúvidas, revisar os temas teóricos e preparar os estudantes para as avaliações escritas; a modalidade 2 resultou em incremento de aproximadamente duas vezes o número de estudantes atendidos durante as aulas práticas quando comparada com aulas sem a presença do monitor, e a modalidade 3 resultou em um incremento de, em média, 4 horas semanais no apoio ao estudante na confecção de mapas de biodiversidade. O período de envolvimento do monitor com o estudo e atendimento foi de oito semanas, aproximadamente 40 horas. Considerando esta e monitorias pretéritas (2016-2019), a carga horária tem se mostrado suficiente para que o estudante monitor se familiarize e use as ferramentas de SIG aplicado à Biogeografia em nível instrumental2020-01-22T17:07:19Z2020-01-22T17:07:19Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf<https://unila.edu.br/siepe/anais>ISBN: 978-65-80943-05-0https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5506porMorais, Marlon RoyerLöwenberg-Neto, Peterinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:45:47Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5506Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:45:47Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
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