Os nós logísticos da mesorregião oeste paranaense: as aduanas de fronteira
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | http://dspace.unila.edu.br/123456789/1232 |
Resumo: | Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Desenvolvimento Rural e Arquitetura / Urbanismo |
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Panstein, Renata RamosSilva Junior, Roberto França da2017-02-24T15:17:44Z2017-02-24T15:17:44Z2015-11http://dspace.unila.edu.br/123456789/1232Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Desenvolvimento Rural e Arquitetura / UrbanismoNós logísticos são elementos constituídos sob a fragmentação do processo produtivo, daí a imposição de ações normadas, criação de mais objetos técnicos e mais regulação (da economia e do território). Nesse contexto, aduanas são distribuídas pelo território para fins fiscais e de segurança, demandando normas para a fluidez e controle. As normas derivam das técnicas, das ações sobre o uso dos objetos e da imposição de limitações acerca dos usos sobre determinadas técnicas, não haveria a possibilidade de movimentação de mercadorias sobre os territórios. Portanto, refletindo um pouco mais a respeito do atual período histórico, podemos afirmar que sistemas normativos são elaborados para garantir a organização e a fluidez das trocas internacionais, mas, esse processo tem temporalidades (tempo de ocorrência) distintas em cada país. As normas incidem diretamente nos custos de circulação de mercadorias, especialmente na determinação dos tempos de rotação de capital. Diante desses pressupostos, o objetivo do presente trabalho foi abordar as interações espaciais, características e funcionamento dos portos aduaneiros de fronteira no oeste do Paraná, assim como as externalidades que influenciam no desempenho das atividades portuárias. A obtenção de dados iniciou com a identificação e levantamento de informações na internet, além de contatos por telefone e e-mail. Deste modo, o estudo destinou-se à organização e entendimento dos dados obtidos em trabalho de campo em Guaíra e Santa Terezinha de Itaipu. Realizamos entrevistas com responsáveis administrativos nos portos, obtendo informações gerais primárias, que serão sistematizadas junto com as informações secundárias.Submitted by Nilson Junior (nilson.junior@unila.edu.br) on 2017-02-24T15:17:44Z No. of bitstreams: 1 IV Anais EIC 2015_145-166.pdf: 85305 bytes, checksum: 48cd1cd99720bbfc36dd154b8e82a447 (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-24T15:17:44Z (GMT). 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