Educação Permanente em Saúde: Possibilidade de Pensar sobre o Cotidiano no Mundo do Trabalho em Saúde na Atenção Primária
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6367 |
Resumo: | A Educação Permanente em Saúde (EPS) no Brasil tem o caráter de política pública – Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e foi regulamentada pelas portarias GM/MS 198 e 1996. Este estudo tem o objetivo de evidenciar a importância da EPS no contexto da Atenção Primária à Saúde. Busca uma autorreflexão do mundo do trabalho, sua compreensão, desafios e atores envolvidos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com abordagem reflexiva, por meio das bases de dados LILACS e SCIELO, com publicações brasileiras na área de EPS, no período de 2010 a 2020. Os resultados mostram que ainda existem entraves no processo de desenvolvimento e viabilização da EPS em muitos municípios, entre eles, a inserção de novas tecnologias, novos modelos de avaliação, modelo curativista, desconhecimento sobre a PNEPS, iniciativas de implementação. Conclui-se que é necessário pensar sobre novas possibilidades no cotidiano do trabalho em saúde, e que a EPS pode ser uma ferramenta importante, e que deve ser melhor reconhecida e valorizada pelos atores envolvidos em cada município. Além da implantação da Escola de Saúde Pública em cada município para melhor organização e formação da EPS. |
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