CAUs, saberes e territórios: espaço[s] de interação para os novos cursos de arquitetura com as comunidades do interior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Lucca Grzeczeczen
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3745
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso II apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestructura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito para obtenção do título de bacharel em Arquitetura e Urbanismo. Orientadora: Professora doutora Andréia Moassab
id UNIL_b3c881a7de62ad914be46b65bf8a822b
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3745
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling CAUs, saberes e territórios: espaço[s] de interação para os novos cursos de arquitetura com as comunidades do interiorArquitetura e UrbanismoInterior do país - BrasilTrabalho de Conclusão de Curso II apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestructura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito para obtenção do título de bacharel em Arquitetura e Urbanismo. Orientadora: Professora doutora Andréia MoassabA principal questão a ser debatida neste trabalho de conclusão de curso é a formação profissional em Arquitetura e Urbanismo no Brasil, a partir dos novos cursos de graduação e, especialmente, do ponto de vista estudantil. Pretende-se analisar a formação comparando duas universidades novas no interior do país, com duas universidades consolidadas em capitais. Em adição à inserção territorial destes cursos, analisaremos como os distintos saberes de uma maior diversidade estudantil no ensino superior nos últimos anos pode colaborar para melhorar e pluralizar a capacitação na área. Não menos importante será debater a influência dos espaços arquitetônicos no processo de graduação. Este trabalho finaliza com uma proposta de espaço de interação entre os cursos de arquitetura com as comunidades situadas no interior do territórioLa principal cuestión a ser debatida es formación professional en Arquitectura y Urbanismo en Brazil, a partir de los nuevos cursos de graduación, especialmente, desde el punto de vista estudiantil. Se pretende analizar la formación comparando dos universidades nuevas en el interior del país, con dos universidades consolidadas en capitales. Además de la inserción territorial de estos cursos, analizaremos como los distintos saberes de una mayor diversidad estudiantil en la enseñanza superior en los ultimos años puede colaborar para mejorar y pluralizar capacitación del área. No menos importante será debatir la influencia de los espacios arquitectónicos en el proceso de graduación. Este trabajo encerrasse com uma propuesta de espacio de interacion entre las carreras de arquitectura con las comunidades el interior del territórioThe main subject discussed is the Architecture and Urban Planning professional qualification through the opening of new undergraduate courses in Brazil, especially from the student perspective. Attempting to analyze professional training by comparing two new universities in the countryside with two universities established in capital cities. In addition to the territorial insertion of the courses, we will study how a wider students knowledge diversity in higher education in the recent years can collaborate to improve and pluralize the capacitation on the field. Another question to discuss is the influence of architectural spaces in the graduation process. This paperwork ends with a propose of space to the architecture curses interation with the local communitiesMoassab, AndréiaGonçalves, Lucca Grzeczeczen2017-12-15info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfGONÇALVES, Lucca Grzeczeczen. CAUs, saberes e territórios: espaço[s] de interação para os novos cursos de arquitetura com as comunidades do interior. 2017. 112 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2017.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3745porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:30:57Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3745Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:30:57Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv CAUs, saberes e territórios: espaço[s] de interação para os novos cursos de arquitetura com as comunidades do interior
title CAUs, saberes e territórios: espaço[s] de interação para os novos cursos de arquitetura com as comunidades do interior
spellingShingle CAUs, saberes e territórios: espaço[s] de interação para os novos cursos de arquitetura com as comunidades do interior
Gonçalves, Lucca Grzeczeczen
Arquitetura e Urbanismo
Interior do país - Brasil
title_short CAUs, saberes e territórios: espaço[s] de interação para os novos cursos de arquitetura com as comunidades do interior
title_full CAUs, saberes e territórios: espaço[s] de interação para os novos cursos de arquitetura com as comunidades do interior
title_fullStr CAUs, saberes e territórios: espaço[s] de interação para os novos cursos de arquitetura com as comunidades do interior
title_full_unstemmed CAUs, saberes e territórios: espaço[s] de interação para os novos cursos de arquitetura com as comunidades do interior
title_sort CAUs, saberes e territórios: espaço[s] de interação para os novos cursos de arquitetura com as comunidades do interior
author Gonçalves, Lucca Grzeczeczen
author_facet Gonçalves, Lucca Grzeczeczen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moassab, Andréia
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Lucca Grzeczeczen
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura e Urbanismo
Interior do país - Brasil
topic Arquitetura e Urbanismo
Interior do país - Brasil
description Trabalho de Conclusão de Curso II apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestructura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito para obtenção do título de bacharel em Arquitetura e Urbanismo. Orientadora: Professora doutora Andréia Moassab
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Lucca Grzeczeczen. CAUs, saberes e territórios: espaço[s] de interação para os novos cursos de arquitetura com as comunidades do interior. 2017. 112 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2017.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3745
identifier_str_mv GONÇALVES, Lucca Grzeczeczen. CAUs, saberes e territórios: espaço[s] de interação para os novos cursos de arquitetura com as comunidades do interior. 2017. 112 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2017.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285258335092736