A integração regional em infraestrutura da IIRSA e os capitais do BNDES nos governos Lula da Silva (2003-2010): subimperialismo do neodesenvolvimentismo brasileiro?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rafael Teixeira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3641
Resumo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais. Orientador: Prof. Dr. Fábio Borges
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Orientador: Prof. Dr. Fábio BorgesA grande discussão que se fez presente no Brasil entre 2003 e 2013, em torno ao neodesenvolvimentismo e ao subimperialismo, envolvendo a academia, institutos de pesquisa e até mesmo políticos de diferentes posições ideológicas, ocorreu muito em função da orientação das políticas econômicas e do papel que o Estado brasileiro exerce, de protagonismo internacional durante os governos Lula. Esta dissertação busca refletir, por um lado, sobre a estratégia neodesenvolvimentista que se apresenta, em diálogo com outros projetos ideológicos como o neoliberalismo, o social-desenvolvimentismo, a partir de uma “adaptação” da teoria clássica do desenvolvimento pensada como horizonte utópico dos países latino-americanos, no pós II Guerra Mundial; e por outro em torno do resgate e atualização da categoria subimperialismo, trabalhada por Ruy Mauro Marini nas décadas de 1960 e 1970, como aspectos fundamentais para, à luz dos aportes da Teoria Marxista da Dependência, discutir a posição assumida pelo Estado brasileiro durante os dois governos Lula da Silva (2003-2010), no que se refere à integração regional em infraestrutura física. Para tanto, o planejamento, a criação e a implementação da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), especialmente na construção da Estrada Interoceânica IIRSA Sul em território peruano, o papel desempenhado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil (BNDES) como um impulsionador da formação de monopólios empresariais e financiador de projetos de integração regional e a construtora brasileira Odebrecht como realizadora da obra e administradora da estrada, cujos objetivos de expansão e conexão do capitalismo dependente brasileiro aos portos do oceano Pacífico, tornam a discussão não somente possível, mas necessária aos interessados e preocupados com os rumos da integração em nosso continente.La gran discusión que se hizo presente en Brasil entre 2003 y 2013, en torno al neodesarrollismo y al subimperialismo, involucrando a la academia, institutos de investigación e incluso políticos de diferentes posiciones ideológicas, ocurrió mucho en función de la orientación de las políticas económicas y del papel que el Estado brasileño ejerce, de protagonismo internacional durante los gobiernos de Lula. Esta disertación busca reflejar, por un lado, sobre la estrategia neodesarrollista que se presenta, en diálogo con otros proyectos ideológicos como el neoliberalismo, el social-desarrollismo, a partir de una "adaptación" de la teoría clásica del desarrollo pensada como horizonte utópico de los países latinoamericanos, en el post II Guerra Mundial; y por otro en torno al rescate y actualización de la categoría subimperialismo, trabajada por Ruy Mauro Marini en las décadas de 1960 y 1970, como aspectos fundamentales para, a la luz de los aportes de la Teoría Marxista de la Dependencia, discutir la posición asumida por el Estado brasileño durante los dos gobiernos de Lula da Silva (2003-2010), en lo que se refiere a la integración regional en infraestructura física. Para ello, la planificación, la creación y la implementación de la Iniciativa para la Integración de la Infraestructura Regional Suramericana (IIRSA), especialmente en la construcción de la Carretera Interoceánica IIRSA Sur en territorio peruano, el papel desempeñado por el Banco Nacional del Desarrollo Económico y Social de Brasil (BNDES) como un impulsor de la formación de monopolios empresariales y financiador de proyectos de integración regional y la constructora brasileña Odebrecht como realizadora de la obra y administradora de la carretera, cuyos objetivos de expansión y conexión del capitalismo dependiente brasileño a los puertos del océano Pacífico, hacen la discusión no sólo posible, sino necesaria a los interesados y preocupados por los rumbos de la integración en nuestro continenteThe great discussion that took place in Brazil between 2003 and 2013, about neodevelopmentalism and sub-imperialism, involving the academy, research institutes and even politicians of different ideological positions, occurred a lot due to the orientation of the economic policies and the role that the Brazilian State exercises, of international importance during the Lula governments. This dissertation seeks to reflect, on the one hand, on the neodevelopmentalism strategy that presents itself, in dialogue with other ideological projects like neoliberalism, social-developmentalism, from an "adaptation" of the classical theory of development thought as utopian horizon of the latin american countries post-World War II; and on the other about the rescue and updating of the category of subimperialism, worked by Ruy Mauro Marini in the 1960s and 1970s, as fundamental aspects to, in the light of the contributions of the Marxist Theory of Dependency, discuss the position assumed by the Brazilian State during the two governments Lula da Silva (2003-2010), regarding regional integration in physical infrastructure. To that end, the planning, creation and implementation of the Initiative for the Integration of Regional Infrastructure in South America (IIRSA), especially in the construction of the IIRSA South Interoceanic Road in Peruvian territory, the role played by the Brazilian National Economic and Social Development Bank (BNDES) as a driver for the formation of business monopolies and as a financier of regional integration projects and the Brazilian construction company Odebrecht, as construction and road manager, whose objectives of expansion and connection of Brazilian dependent capitalism to the ports of the Pacific Ocean, make the discussion not only possible but necessary for those interested and concerned with the direction of integration in our continentBorges, FábioLima, Rafael Teixeira de2018-05-18info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfLIMA. Rafael Teixeira de. A integração regional em infraestrutura da IIRSA e os capitais do BNDES nos governos Lula da Silva (2003-2010): subimperialismo do neodesenvolvimentismo brasileiro? 2018. 120 p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós- Graduação em Integração Contemporânea da América Latina - PPGICAL) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2018.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3641porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:22:34Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3641Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:22:34Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
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