O ensino da Física numa perspectiva interdisciplinar: Teoria e prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Maria Correa de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2071
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química. Orientadora: Prof.a Dr.a Catarina Costa Fernandes.
id UNIL_b7e05b26ef571b0900e4e8ab7fb1b1d7
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2071
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling O ensino da Física numa perspectiva interdisciplinar: Teoria e práticaEnsino de FísicaInterdisciplinariedadeAção docenteTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química. Orientadora: Prof.a Dr.a Catarina Costa Fernandes.Esta pesquisa tem como objeto de estudo o ensino da física numa perspectiva interdisciplinar propondo uma reflexão sobre a prática docente e a concepção/visão do professor acerca do ensino da Física. Pensar em interdisciplinaridade exige desacomodação e comprometimento do conhecimento, uma vez que ela deve ir além da mera justaposição de disciplinas, ou seja, ser o eixo integrador das disciplinas nos diferentes saberes e nas diferentes áreas do conhecimento, possibilitando relacioná-las com a realidade do educando, minimizando assim os efeitos da compartimentalização. A prática interdisciplinar no ensino da física pressupõe mudança em toda a estruturação de educação, uma vez que ela substitui a concepção fragmentada, unitária do ser humano; vendo-o como energia ativa, ser complexo e único, que une e interage em sociedade, sentindo as interferências de outras culturas ou gerações. Com o pressuposto de que existem representações sociais dos atores envolvidos com a avaliação escolar e tomando como referencial teórico e metodológico a Teoria das Representações Sociais, iniciada por Serge Moscovici, buscou-se conhecer, através do discurso de quatro professores de física. Os resultados das análises indicam que os professores de Física entrevistados procuram articular sua prática com os desafios da atualidade e que se preocupam também em desenvolver uma ação docente de qualidade, entretanto admitem que tem dificuldade no ensino de física devido a falta de pré requisitos trazidos pelo alunos, mas procuram trabalhar em sala de aula de forma completa mobilizada principalmente pelas questões do cotidiano para que os alunos consigam entender.This research aims to study the teaching of physics in an interdisciplinary perspective proposing a reflection on the teaching practice and the conception/vision of the teacher about the teaching of Physics. Thinking about interdisciplinarity requires disposition and commitment of knowledge, since it must go beyond the mere juxtaposition of disciplines, that is, be the integrating axis of the disciplines in the different knowledge and in the different areas of knowledge, making it possible to relate them to the reality of the student, this way minimizing the effects of compartmentalization. The interdisciplinary practice in the teaching of physics presupposes change in the whole structuring of education, since it replaces the fragmented, unitary conception of the human being; Seeing it as active energy, being complex and unique, uniting and interacting in society, sensing the interferences of other cultures or generations. With the assumption that there are social representations of the actors involved with the school evaluation and taking as theoretical and methodological referential the Theory of Social Representations, initiated by Serge Moscovici, was sought to know through the speech of four physics teachers. The results of the analyzes indicate that the physics teachers interviewed seek to articulate their practice with current challenges and also care about developing a quality teaching action, however they admit that they have difficulty teaching physics due to the lack of prerequisites brought by students, but seek to work in the classroom in a full mobilized way mainly by the daily questions so that the students can understand.Fernandes, Catarina CostaOliveira, Ana Maria Correa de2016-12-15info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpeghttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2071porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:36:53Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2071Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:36:53Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da Física numa perspectiva interdisciplinar: Teoria e prática
title O ensino da Física numa perspectiva interdisciplinar: Teoria e prática
spellingShingle O ensino da Física numa perspectiva interdisciplinar: Teoria e prática
Oliveira, Ana Maria Correa de
Ensino de Física
Interdisciplinariedade
Ação docente
title_short O ensino da Física numa perspectiva interdisciplinar: Teoria e prática
title_full O ensino da Física numa perspectiva interdisciplinar: Teoria e prática
title_fullStr O ensino da Física numa perspectiva interdisciplinar: Teoria e prática
title_full_unstemmed O ensino da Física numa perspectiva interdisciplinar: Teoria e prática
title_sort O ensino da Física numa perspectiva interdisciplinar: Teoria e prática
author Oliveira, Ana Maria Correa de
author_facet Oliveira, Ana Maria Correa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Catarina Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Maria Correa de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Interdisciplinariedade
Ação docente
topic Ensino de Física
Interdisciplinariedade
Ação docente
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química. Orientadora: Prof.a Dr.a Catarina Costa Fernandes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2071
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285234230427648