Língua, identidade e memória em Movimento: Uma proposta didática para o ensino de espanhol em uma escola de assentamento/acampamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2386 |
Resumo: | IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
id |
UNIL_bd8a2d7ecbffcc35de4f3bb95b736ca4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2386 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Língua, identidade e memória em Movimento: Uma proposta didática para o ensino de espanhol em uma escola de assentamento/acampamentoLíngua estrangeiraMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)EspanholIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016O ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira/adicional (LEA) não é uma realidade presente apenas no contexto urbano. O campo também oportuniza aos alunos o contato outras línguas e culturas; no entanto, tal contexto apresenta algumas particularidades, as quais precisam ser levadas em consideração, para que o aprendizado seja significativo aos estudantes e estes encontrem sentido ao que lhes está sendo ensinado. Deste modo, por meio deste trabalho objetivamos explicitar quais são as características que particularizam as escolas de assentamento/acampamento, sugerir atividades que possibilitem o desenvolvimento da expressão escrita em língua espanhola e incitem os alunos a reflexão, sensibilização a conscientização para as temáticas discutidas e fazer com que os alunos assentados/acampados (res)signifiquem e (re)valorizem sua identidade e possam (re)conhecerse como sujeitos latinoamericanos, Sem Terra. Nesse sentido, apoiamonos Caldart (2003) para explicitar alguns princípios que norteiam a educação nas escolas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e fundamentamonos em Pollak (1999) e Halbwachs para tratar sobre memória coletiva e identidade. Ademais, debruçamonos em Ferreira (2012) para evidenciar a importância do uso das múltiplas linguagens no contexto de ensino e aprendizagem e baseamonos em Nascimento (2010) para explicar o que é fanzine, as contribuições deste gênero no âmbito escolar e os motivos que nos levaram a trabalhar com esse recurso na escola de assentamentoUNILA-UNIOESTEUNILA2016-08info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2386porinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Natália Araújo dareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:29:46Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2386Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:29:46Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Língua, identidade e memória em Movimento: Uma proposta didática para o ensino de espanhol em uma escola de assentamento/acampamento |
title |
Língua, identidade e memória em Movimento: Uma proposta didática para o ensino de espanhol em uma escola de assentamento/acampamento |
spellingShingle |
Língua, identidade e memória em Movimento: Uma proposta didática para o ensino de espanhol em uma escola de assentamento/acampamento Fonseca, Natália Araújo da Língua estrangeira Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Espanhol |
title_short |
Língua, identidade e memória em Movimento: Uma proposta didática para o ensino de espanhol em uma escola de assentamento/acampamento |
title_full |
Língua, identidade e memória em Movimento: Uma proposta didática para o ensino de espanhol em uma escola de assentamento/acampamento |
title_fullStr |
Língua, identidade e memória em Movimento: Uma proposta didática para o ensino de espanhol em uma escola de assentamento/acampamento |
title_full_unstemmed |
Língua, identidade e memória em Movimento: Uma proposta didática para o ensino de espanhol em uma escola de assentamento/acampamento |
title_sort |
Língua, identidade e memória em Movimento: Uma proposta didática para o ensino de espanhol em uma escola de assentamento/acampamento |
author |
Fonseca, Natália Araújo da |
author_facet |
Fonseca, Natália Araújo da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Natália Araújo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua estrangeira Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Espanhol |
topic |
Língua estrangeira Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Espanhol |
description |
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2386 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNILA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285270391619584 |