Dramaturgia del Cuerpo: Cuerpo/escrito y Cuerpo/representado en la escena. Una perspectiva de la estética del teatro y del actor en Latinoamérica. Caso: Rodrigo García (Argentina)/Diego Aramburo (Bolivia)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castillo Fernández, José Ramón
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: http://dspace.unila.edu.br/123456789/5046
Resumo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientador: Prof. Dr. Fernando Mesquita de Faria
id UNIL_becc50266d2f222552a7ac2d1c84ce67
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5046
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Castillo Fernández, José RamónFaria, Fernando Mesquita de2019-06-12T17:54:30Z2019-06-12T17:54:30Z2019-04-12CASTILLO FERNÁNDEZ, José Ramón. Dramaturgia del Cuerpo: Cuerpo/escrito y Cuerpo/representado en la escena. Una perspectiva de la estética del teatro y del actor en Latinoamérica. Caso: Rodrigo García (Argentina)/Diego Aramburo (Bolivia). 2019. 145 f. Dissertação de Mestrado(Programa de Pós- Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino- Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2019http://dspace.unila.edu.br/123456789/5046Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientador: Prof. Dr. Fernando Mesquita de FariaAs dramaturgias do corpo são leituras desenvolvidas a partir de discursos trabalhados em linguagens artísticas, que nem sempre estão marcadas por letras impressas ou linguagens cotidianas em literatura. Pode-se dizer que consistem em reconstruir, por diferentes caminhos epistêmicos, as mudanças que o corpo escrito sofre, ao ser submetido pela representação na cena e vice-versa, resultante final de um amálgama de valores simbólicos e multiculturais. O objetivo fundamental da pesquisa é desenhar categorias estéticas de leituras desse corpo e sua representação, em que possam comparar as propostas dramatúrgicas de Diego Aramburo (1971) e Rodrigo García (1962), que são caraterizados por violentar constantemente o corpo literário, empregando diferentes estruturas de fragmentação do discurso. O deslocamento dessas categorias nasce da exploração que realiza cada um dos autores ao levar textos à cena que, ao sofrer os embates desse processo artístico, retornam com marcas multiculturais e visões particulares que os transformam em corpos escritos dinâmicos. Ao empregar esse método, podemos perceber que ambos autores, que se unificam na construção de imagens agressivas envoltas no humor e na ironia, tornando a comparação da pesquisa acessível e permitindo a investigação de novas categorias em um futuro próximoThe dramaturgies of the body are readings from discourses worked in artistic languages, which are not always marked by printed letters or everyday language in literature. They con- sist in rebuilding, through different epistemic paths, the changes that the written body suffers, when submitted by the representation in the scene and vice versa, the final result of an amal- gam of symbolic and multicultural values. The main objective of the research is to draw aes- thetic categories of readings of this body and its representation, in which they can compare the dramaturgical proposals of Diego Aramburo (1971) and Rodrigo García (1962), who are characterized by constantly violating the literary body, employing different structures of fragmentation of discourse. The displacement of these categories comes up of the exploration carried out by each of the authors when carrying texts to the scene that, when suffering the conflicts of this artistic process, return with multicultural marks and particular visions, trans- forming them into dynamic written bodies. By using this method, we can see that both au- thors, despite seeking different themes and opposing styles, are unified in the construction of aggressive images shrouded in humor and irony, making the comparison of research accessi- ble and allowing the investigation of new categories in the near futureLas dramaturgias del cuerpo son lecturas que se hacen de los discursos elaborados en lenguajes artísticos, que no siempre están remarcados en las letras impresas o el lenguaje cotidiano, en literatura. Se puede decir que consiste reconstruir, por medio de diferentes caminos epistémicos, ese tránsito que sufre el cuerpo escrito al ser sometido a su representación en la escena y viceversa, resultando, finalmente en una amalgama de valores simbólicos y multiculturales. El objetivo de esta investigación es diseñar las categorías estéticas de lecturas de este cuerpo y su representación donde puedan compararse las propuestas dramatúrgicas de Diego Aramburo (1971) y Rodrigo García (1962), que se caracterizan por violentar constantemente el cuerpo literario, empleando diferentes estructuras de fragmentación del discurso. El desplazamiento de estas categorías nace desde la exploración que realiza cada uno de los autores al llevar los textos a la escena, que, luego de sufrir los embates de este proceso artístico retornan con marcas multiculturales y visiones particulares, que los transforman en cuerpos escritos dinámicos. Al emplear este método, podemos percibir que ambos autores, se unifican en la construcción de imágenes agresivas envueltas en el humor y en la ironía, es por ello que la comparación es asequible y permite sondear por nuevas categorías que puedan surgir en adelante.Submitted by José Ramón Castillo Fernández (josecas99@gmail.com) on 2019-06-12T17:54:30Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Jose CastilloVERSÃOFINALFINAL.pdf: 1661009 bytes, checksum: 282a1aa0a5d57b3404a3b7cd3af55578 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-12T17:54:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Jose CastilloVERSÃOFINALFINAL.pdf: 1661009 bytes, checksum: 282a1aa0a5d57b3404a3b7cd3af55578 (MD5) Previous issue date: 2019-04-12spaCuerpo escritoCuerpo representadoTeatro - CorporeidadTeatro LatinoamericanoDramaturgia del Cuerpo: Cuerpo/escrito y Cuerpo/representado en la escena. Una perspectiva de la estética del teatro y del actor en Latinoamérica. Caso: Rodrigo García (Argentina)/Diego Aramburo (Bolivia)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILATHUMBNAILCapa Pos.pngCapa Pos.pngimage/png76005http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5046/4/Capa+Pos.pnge9353e885c2ba59f0cf5781854abe1f2MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8408http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5046/2/license.txtbbf28284e654a8755e95607ead466c3cMD52ORIGINALAta de defesaAta de defesaAta de defesaapplication/pdf15588http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5046/3/Ata+de+defesa04389c8c88d7ccfb11e86addfdbf846bMD53Dramaturgia del Cuerpo_Cuerpo/escrito y Cuerpo/representado en la escena...Dramaturgia del Cuerpo_Cuerpo/escrito y Cuerpo/representado en la escena...application/pdf1908723http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5046/5/Dramaturgia+del+Cuerpo_Cuerpo%2Fescrito+y+Cuerpo%2Frepresentado+en+la+escena...36f0f3dfe59565ef55484d9acf61f1a5MD55123456789/50462020-09-30 14:35:19.287oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5046PGEgcmVsPSJsaWNlbnNlIiBocmVmPSJodHRwOi8vY3JlYXRpdmVjb21tb25zLm9yZy9saWNlbnNlcy9ieS1uYy1zYS80LjAvIj48aW1nIGFsdD0iTGljZW7Dp2EgQ3JlYXRpdmUgQ29tbW9ucyIgc3R5bGU9ImJvcmRlci13aWR0aDowIiBzcmM9Imh0dHBzOi8vaS5jcmVhdGl2ZWNvbW1vbnMub3JnL2wvYnktbmMtc2EvNC4wLzg4eDMxLnBuZyIgLz48L2E+PGJyIC8+RXN0ZSBvYnJhIGVzdMOhIGxpY2VuY2lhZG8gY29tIHVtYSBMaWNlbsOnYSA8YSByZWw9ImxpY2Vuc2UiIGhyZWY9Imh0dHA6Ly9jcmVhdGl2ZWNvbW1vbnMub3JnL2xpY2Vuc2VzL2J5LW5jLXNhLzQuMC8iPkNyZWF0aXZlIENvbW1vbnMgQXRyaWJ1acOnw6NvLU7Do29Db21lcmNpYWwtQ29tcGFydGlsaGFJZ3VhbCA0LjAgSW50ZXJuYWNpb25hbDwvYT4uRepositório de PublicaçõesPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362020-09-30T17:35:19Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dramaturgia del Cuerpo: Cuerpo/escrito y Cuerpo/representado en la escena. Una perspectiva de la estética del teatro y del actor en Latinoamérica. Caso: Rodrigo García (Argentina)/Diego Aramburo (Bolivia)
title Dramaturgia del Cuerpo: Cuerpo/escrito y Cuerpo/representado en la escena. Una perspectiva de la estética del teatro y del actor en Latinoamérica. Caso: Rodrigo García (Argentina)/Diego Aramburo (Bolivia)
spellingShingle Dramaturgia del Cuerpo: Cuerpo/escrito y Cuerpo/representado en la escena. Una perspectiva de la estética del teatro y del actor en Latinoamérica. Caso: Rodrigo García (Argentina)/Diego Aramburo (Bolivia)
Castillo Fernández, José Ramón
Cuerpo escrito
Cuerpo representado
Teatro - Corporeidad
Teatro Latinoamericano
title_short Dramaturgia del Cuerpo: Cuerpo/escrito y Cuerpo/representado en la escena. Una perspectiva de la estética del teatro y del actor en Latinoamérica. Caso: Rodrigo García (Argentina)/Diego Aramburo (Bolivia)
title_full Dramaturgia del Cuerpo: Cuerpo/escrito y Cuerpo/representado en la escena. Una perspectiva de la estética del teatro y del actor en Latinoamérica. Caso: Rodrigo García (Argentina)/Diego Aramburo (Bolivia)
title_fullStr Dramaturgia del Cuerpo: Cuerpo/escrito y Cuerpo/representado en la escena. Una perspectiva de la estética del teatro y del actor en Latinoamérica. Caso: Rodrigo García (Argentina)/Diego Aramburo (Bolivia)
title_full_unstemmed Dramaturgia del Cuerpo: Cuerpo/escrito y Cuerpo/representado en la escena. Una perspectiva de la estética del teatro y del actor en Latinoamérica. Caso: Rodrigo García (Argentina)/Diego Aramburo (Bolivia)
title_sort Dramaturgia del Cuerpo: Cuerpo/escrito y Cuerpo/representado en la escena. Una perspectiva de la estética del teatro y del actor en Latinoamérica. Caso: Rodrigo García (Argentina)/Diego Aramburo (Bolivia)
author Castillo Fernández, José Ramón
author_facet Castillo Fernández, José Ramón
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castillo Fernández, José Ramón
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Faria, Fernando Mesquita de
contributor_str_mv Faria, Fernando Mesquita de
dc.subject.por.fl_str_mv Cuerpo escrito
Cuerpo representado
Teatro - Corporeidad
Teatro Latinoamericano
topic Cuerpo escrito
Cuerpo representado
Teatro - Corporeidad
Teatro Latinoamericano
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientador: Prof. Dr. Fernando Mesquita de Faria
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-12T17:54:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-12T17:54:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASTILLO FERNÁNDEZ, José Ramón. Dramaturgia del Cuerpo: Cuerpo/escrito y Cuerpo/representado en la escena. Una perspectiva de la estética del teatro y del actor en Latinoamérica. Caso: Rodrigo García (Argentina)/Diego Aramburo (Bolivia). 2019. 145 f. Dissertação de Mestrado(Programa de Pós- Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino- Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2019
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unila.edu.br/123456789/5046
identifier_str_mv CASTILLO FERNÁNDEZ, José Ramón. Dramaturgia del Cuerpo: Cuerpo/escrito y Cuerpo/representado en la escena. Una perspectiva de la estética del teatro y del actor en Latinoamérica. Caso: Rodrigo García (Argentina)/Diego Aramburo (Bolivia). 2019. 145 f. Dissertação de Mestrado(Programa de Pós- Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino- Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2019
url http://dspace.unila.edu.br/123456789/5046
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5046/4/Capa+Pos.png
http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5046/2/license.txt
http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5046/3/Ata+de+defesa
http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/5046/5/Dramaturgia+del+Cuerpo_Cuerpo%2Fescrito+y+Cuerpo%2Frepresentado+en+la+escena...
bitstream.checksum.fl_str_mv e9353e885c2ba59f0cf5781854abe1f2
bbf28284e654a8755e95607ead466c3c
04389c8c88d7ccfb11e86addfdbf846b
36f0f3dfe59565ef55484d9acf61f1a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797227561646817280