O Canto do Teatro Musical Brasileiro: um Estudo de suas Intercorrências Observadas a partir das Vozes de Bibi Ferreira, Alessandra Maestrini, Kiara Sasso, Amanda Acosta e Laila Garin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oissa, Adrielly
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7565
Resumo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.
id UNIL_bf1507d73ba50969ee56753acc79f343
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7565
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling O Canto do Teatro Musical Brasileiro: um Estudo de suas Intercorrências Observadas a partir das Vozes de Bibi Ferreira, Alessandra Maestrini, Kiara Sasso, Amanda Acosta e Laila GarinTeatro musical brasileiro; canto; Bibi Ferreira; características vocaisDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.Este trabalho apresenta um estudo sobre o teatro musical brasileiro, com foco nas cantoras que fizeram e fazem muito sucesso na cena músico-teatral do país. A pesquisa explora as técnicas vocais, processos formativos e a evolução do canto, utilizando uma revisão bibliográfica e análise crítica para compreender as particularidades do teatro musical no Brasil e os desafios enfrentados pelas atrizes/cantoras para alcançar o sucesso nesse gênero. A figura central é Bibi Ferreira, atriz, cantora, diretora e produtora teatral, cuja versatilidade a levou a interpretar papéis memoráveis ​​tanto em produções nacionais quanto internacionais, consolidando-se como referência para futuras gerações de atrizes/cantoras de teatro musical no país. O estudo levanta indagações sobre o perfil profissional e vocal de Bibi Ferreira e sua possível contribuição para seu sucesso. Seria seu perfil uma fonte de inspiração para as cantoras de teatro musical contemporâneas no Brasil? Seu padrão vocal ainda se adequa aos padrões estéticos atuais? Para responder a essas questões, a pesquisa examina semelhanças entre os perfis vocais e profissionais femininos no teatro musical brasileiro entre a segunda metade do século XX e os primeiros anos do século XXI. Além de uma revisão bibliográfica sobre a trajetória da atuação feminina no teatro musical brasileiro, baseada nas pesquisas de VENEZIANO (1991, 2010), FREITAS-FILHO (2006), CARVALHO et. al (2008), FOLEGATTI (2011), CORRÊA (2016), PRADO (2020) e outros, também foi realizado uma revisão bibliográfica sobre as intercorrências do canto no cenário da música popular brasileira e do teatro musical brasileiro, embasada as pesquisas de LATORRE (2002), PICCOLO (2005), MACHADO (2007), RUBIM (2010, 2019), MARIZ (2013, 2016), SEVERIANO (2017) e outros. Por fim, baseando-se nos descritores da voz humana selecionados por McCOY (2004) e nos critérios de análise do canto popular brasileiro utilizados por PICCOLO (2006) e MACHADO (2012), o estudo compara o perfil vocal e profissional de Bibi Ferreira com quatro cantoras contemporâneas de destaque no teatro musical brasileiro: Alessandra Maestrini, Kiara Sasso, Amanda Acosta e Laila Garin. O resultado dessa pesquisa identifica as influências, inspirações e referências que ajudaram a moldar o padrão estético do canto no atual cenário do teatro musical brasileiro, assim como aponta quais são os requisitos técnicos necessários para a atuação e possível sucesso de uma atriz/cantora de teatro musical.2023info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7565porinfo:eu-repo/semantics/openAccessOissa, Adriellyreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:24:52Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7565Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:24:52Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Canto do Teatro Musical Brasileiro: um Estudo de suas Intercorrências Observadas a partir das Vozes de Bibi Ferreira, Alessandra Maestrini, Kiara Sasso, Amanda Acosta e Laila Garin
title O Canto do Teatro Musical Brasileiro: um Estudo de suas Intercorrências Observadas a partir das Vozes de Bibi Ferreira, Alessandra Maestrini, Kiara Sasso, Amanda Acosta e Laila Garin
spellingShingle O Canto do Teatro Musical Brasileiro: um Estudo de suas Intercorrências Observadas a partir das Vozes de Bibi Ferreira, Alessandra Maestrini, Kiara Sasso, Amanda Acosta e Laila Garin
Oissa, Adrielly
Teatro musical brasileiro; canto; Bibi Ferreira; características vocais
title_short O Canto do Teatro Musical Brasileiro: um Estudo de suas Intercorrências Observadas a partir das Vozes de Bibi Ferreira, Alessandra Maestrini, Kiara Sasso, Amanda Acosta e Laila Garin
title_full O Canto do Teatro Musical Brasileiro: um Estudo de suas Intercorrências Observadas a partir das Vozes de Bibi Ferreira, Alessandra Maestrini, Kiara Sasso, Amanda Acosta e Laila Garin
title_fullStr O Canto do Teatro Musical Brasileiro: um Estudo de suas Intercorrências Observadas a partir das Vozes de Bibi Ferreira, Alessandra Maestrini, Kiara Sasso, Amanda Acosta e Laila Garin
title_full_unstemmed O Canto do Teatro Musical Brasileiro: um Estudo de suas Intercorrências Observadas a partir das Vozes de Bibi Ferreira, Alessandra Maestrini, Kiara Sasso, Amanda Acosta e Laila Garin
title_sort O Canto do Teatro Musical Brasileiro: um Estudo de suas Intercorrências Observadas a partir das Vozes de Bibi Ferreira, Alessandra Maestrini, Kiara Sasso, Amanda Acosta e Laila Garin
author Oissa, Adrielly
author_facet Oissa, Adrielly
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oissa, Adrielly
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro musical brasileiro; canto; Bibi Ferreira; características vocais
topic Teatro musical brasileiro; canto; Bibi Ferreira; características vocais
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7565
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285252305780736